Prometida pela marca para este ano, a Fiat Strada receberá versão com o câmbio automático tipo CVT, repetindo o conjunto que fez a estreia no Pulse. Procurada por Motor1.com, a Fiat negou os rumores de que poderia ser lançada apenas em 2022 e confirmou que a picape sem pedal de embreagem estará nas concessionárias até dezembro, combinado ao motor 1.3 Firefly de 107 cv – com a potência reduzida em 2 cv para atender as regras do Proconve L7.
A chegada da Fiat Strada CVT havia sido antecipada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América Latina, em diversos momentos desde o início de 2020, antes mesmo da nova geração da picape compacta iniciar as vendas. O lançamento desta transmissão já estava previsto para este ano, visto que, na época, ainda estava em desenvolvimento. A última vez que o executivo falou a respeito foi em maio, reafirmando que a estreia aconteceria no 2º semestre de 2021.
Agora não há mais mistério sobre como será esta motorização, pois ela já apareceu no Pulse, apresentado neste mês. A Strada usará o motor 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 kgfm, quando abastecido com etanol (2 cv e 0,5 kgfm a menos do que a versão disponível hoje), combinado ao CVT simulando 7 marchas e feito pela japonesa Aisin. A previsão é que esteja disponível tanto com Cabine Plus quanto Dupla, atendendo tanto quem usa a picape para trabalho quanto para passeio, mas fontes ligadas à marca revelam que a estreia acontecerá na inédita versão Ranch.
E quanto ao 1.0 turbo? Por enquanto, a Fiat não confirma sua chegada. Tanto Filosa quanto Herlander Zola, diretor da marca Fiat, revelaram anteriormente que a possibilidade até existe, mas que estava em estudos. O presidente da Stellantis chegou até a dizer que a picape tinha uma prioridade baixa na lista de carros para receber os motores turbo da empresa – o 1.0 aparecerá primeiro no Jeep Renegade e nos Fiat Argo e Cronos.
Quando chegar às lojas, a Fiat Strada CVT deve custar algo em torno de R$ 110 mil, pois a versão Ranch será a nova opção topo de linha, acima da Volcano. Isso porque a picape já tem uma fila de espera acima de 180 dias por conta da demanda, então a oferta inicial será mais limitada. Com o tempo, a Strada deve receber mais opções com esta transmissão e que devem custar por volta de R$ 100 mil.