Prometida pela marca para este ano, a Fiat Strada receberá versão com o câmbio automático tipo CVT, repetindo o conjunto que fez a estreia no Pulse. Procurada por Motor1.com, a Fiat negou os rumores de que poderia ser lançada apenas em 2022 e confirmou que a picape sem pedal de embreagem estará nas concessionárias até dezembro, combinado ao motor 1.3 Firefly de 107 cv – com a potência reduzida em 2 cv para atender as regras do Proconve L7.

A chegada da Fiat Strada CVT havia sido antecipada por Antonio Filosa, presidente da Stellantis para América Latina, em diversos momentos desde o início de 2020, antes mesmo da nova geração da picape compacta iniciar as vendas. O lançamento desta transmissão já estava previsto para este ano, visto que, na época, ainda estava em desenvolvimento. A última vez que o executivo falou a respeito foi em maio, reafirmando que a estreia aconteceria no 2º semestre de 2021.

Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)
Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)
Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)

Agora não há mais mistério sobre como será esta motorização, pois ela já apareceu no Pulse, apresentado neste mês. A Strada usará o motor 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 kgfm, quando abastecido com etanol (2 cv e 0,5 kgfm a menos do que a versão disponível hoje), combinado ao CVT simulando 7 marchas e feito pela japonesa Aisin. A previsão é que esteja disponível tanto com Cabine Plus quanto Dupla, atendendo tanto quem usa a picape para trabalho quanto para passeio, mas fontes ligadas à marca revelam que a estreia acontecerá na inédita versão Ranch.

E quanto ao 1.0 turbo? Por enquanto, a Fiat não confirma sua chegada. Tanto Filosa quanto Herlander Zola, diretor da marca Fiat, revelaram anteriormente que a possibilidade até existe, mas que estava em estudos. O presidente da Stellantis chegou até a dizer que a picape tinha uma prioridade baixa na lista de carros para receber os motores turbo da empresa – o 1.0 aparecerá primeiro no Jeep Renegade e nos Fiat Argo e Cronos.

Quando chegar às lojas, a Fiat Strada CVT deve custar algo em torno de R$ 110 mil, pois a versão Ranch será a nova opção topo de linha, acima da Volcano. Isso porque a picape já tem uma fila de espera acima de 180 dias por conta da demanda, então a oferta inicial será mais limitada. Com o tempo, a Strada deve receber mais opções com esta transmissão e que devem custar por volta de R$ 100 mil. 

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