As vendas de veículos novos no varejo representaram 56,85% dos 150.079 automóveis e comerciais leves registrados em outubro, uma retração de quase 5 pontos percentuais em relação a setembro. Preferida no mês anterior, a Volkswagen repetiu a dose com 16,26% de participação, com Hyundai (14,21%) e Chevrolet (13,21%) completando o pódio. Nº 1 de março a agosto, a Fiat (11,29%) caiu para quinto, atrás da Toyota (12,69%).
Após cinco meses seguidos no topo entre automóveis e no geral, o Hyundai HB20 (4.909) foi superado pela nova geração do Hyundai Creta (5.288). Sétimo colocado em setembro, o VW T-Cross (4.246) saltou quatro posições. Com produção começando a ser normalizada, os Chevrolet Onix (3.975) e Tracker (3.625) completaram o top 5. Modelo mais vendido no país em outubro, o Fiat Argo (3.137) teve menos de 40% de seus emplacamentos na modalidade.
Atrás do Honda HR-V (3.114) e do VW Nivus (3.071), a Toyota emplacou dois modelos no top 10, com o Corolla Cross (2.859) pouco à frente do Corolla (2.767), nº 1 entre os sedãs – o Chevrolet Onix Plus, com 2.514 unidades, veio logo em seguida. Modelo de entrada mais bem posicionado, o Renault Kwid (2.170) emplacou aproximadamente 300 unidades a mais do que o rival Fiat Mobi (1.836) na disputa pelo 12º lugar.
No top 50, tivemos a presença de três modelos de marcas premium: os BMW 320i (352) e X1 (310), além do Land Rover Discovery (170). Os Caoa Chery Tiggo 3X (970), Arrizo 6 (276) e Tiggo 2 (182) foram os únicos da lista com a totalidade de seus emplacamentos no varejo. Já o Peugeot 208 (186) foi o único com dependência abaixo dos 10% (8,19%).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT. 21 |
1º |
HYUNDAI CRETA |
5.288 |
96,29% |
5.492 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
4.909 |
84,00% |
5.844 |
3º |
VW T-CROSS |
4.246 |
70,67% |
6.008 |
4º |
CHEVROLET ONIX |
3.975 |
77,08% |
5.157 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
3.625 |
87,33% |
4.151 |
6º |
FIAT ARGO |
3.137 |
37,43% |
8.381 |
7º |
HONDA HR-V |
3.114 |
92,10% |
3.381 |
8º |
VW NIVUS |
3.071 |
88,12% |
3.485 |
9º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.859 |
95,33% |
2.999 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.767 |
91,80% |
3.014 |
11º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.514 |
55,94% |
4.494 |
12º |
RENAULT KWID |
2.170 |
81,73% |
2.655 |
13º |
FIAT MOBI |
1.836 |
62,34% |
2.945 |
14º |
HYUNDAI HB20S |
1.572 |
91,61% |
1.716 |
15º |
JEEP RENEGADE |
1.567 |
23,31% |
6.723 |
16º |
NISSAN KICKS |
1.557 |
66,62% |
2.337 |
17º |
HONDA CIVIC |
1.508 |
91,01% |
1.657 |
18º |
VW FOX |
1.456 |
91,23% |
1.596 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.396 |
22,90% |
6.097 |
20º |
VW GOL |
1.299 |
25,78% |
5.039 |
21º |
VW TAOS |
1.152 |
68,49% |
1.682 |
22º |
TOYOTA SW4 |
1.125 |
97,91% |
1.149 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
999 |
71,82% |
1.391 |
24º |
VW VIRTUS |
980 |
69,55% |
1.409 |
25º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
979 |
88,68% |
1.104 |
26º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
970 |
100,00% |
970 |
27º |
RENAULT DUSTER |
956 |
67,90% |
1.408 |
28º |
VW POLO |
920 |
88,46% |
1.040 |
29º |
TOYOTA YARIS HATCH |
869 |
79,94% |
1.087 |
30º |
NISSAN VERSA |
844 |
89,31% |
945 |
31º |
FIAT CRONOS |
708 |
25,14% |
2.816 |
32º |
HONDA WR-V |
674 |
91,83% |
734 |
33º |
RENAULT CAPTUR |
569 |
47,69% |
1.193 |
34º |
FIAT SIENA |
558 |
58,99% |
946 |
35º |
HONDA FIT |
475 |
92,77% |
512 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
452 |
75,84% |
596 |
37º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
439 |
78,82% |
557 |
38º |
BMW 320i |
352 |
84,41% |
417 |
39º |
CITROËN C4 CACTUS |
322 |
20,69% |
1.556 |
40º |
BMW X1 |
310 |
84,93% |
365 |
41º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
289 |
60,21% |
480 |
42º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
276 |
100,00% |
276 |
43º |
HONDA CITY |
255 |
95,86% |
266 |
44º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
197 |
97,04% |
203 |
45º |
PEUGEOT 208 |
186 |
8,19% |
2.270 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
182 |
100,00% |
182 |
47º |
RENAULT SANDERO |
178 |
41,98% |
424 |
48º |
LAND ROVER DISCOVERY |
170 |
93,41% |
182 |
49º |
MITSUBISHI PAJERO |
142 |
98,61% |
144 |
50º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
139 |
89,68% |
155 |
Na disputa entre os comerciais, a Toyota Hilux (2.710) abriu quase 1,3 mil unidades de vantagem sobre a Fiat Toro (1.450) para liderar pelo 3º mês seguido. O top 5, aliás, foi exatamente o mesmo de setembro, com Ford Ranger (1.435) à frente de Fiat Strada (1.317) e de Mitsubishi L200 (591). 8ª colocada, a Chevrolet S10 teve mais de 86% de seus registros fora do varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
OUT. 21 |
1º |
TOYOTA HILUX |
2.710 |
71,05% |
3.814 |
2º |
FIAT TORO |
1.450 |
27,95% |
5.187 |
3º |
FORD RANGER |
1.435 |
99,51% |
1.442 |
4º |
FIAT STRADA |
1.317 |
21,48% |
6.130 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
591 |
58,63% |
1.008 |
6º |
NISSAN FRONTIER |
547 |
52,80% |
1.036 |
7º |
FIAT FIORINO |
509 |
28,68% |
1.775 |
8º |
CHEVROLET S10 |
503 |
13,32% |
3.775 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
360 |
67,54% |
533 |
10º |
VW SAVEIRO |
247 |
11,36% |
2.174 |
11º |
HYUNDAI HR |
235 |
87,69% |
268 |
12º |
KIA K2500 |
224 |
100,00% |
224 |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
208 |
70,27% |
296 |
14º |
VW AMAROK |
208 |
61,18% |
340 |
15º |
RENAULT MASTER |
207 |
21,72% |
953 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
206 |
78,03% |
264 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
166 |
97,08% |
171 |
18º |
CITROËN JUMPY |
154 |
56,62% |
272 |
19º |
FIAT DUCATO |
101 |
34,47% |
293 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
67 |
100,00% |
67 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
65 |
86,67% |
75 |
22º |
EFFA V21 |
50 |
100,00% |
50 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
32 |
100,00% |
32 |
24º |
EFFA V22 |
23 |
100,00% |
23 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
21 |
100,00% |
21 |
26º |
PEUGEOT BOXER |
17 |
18,09% |
94 |
27º |
FOTON AUMARK 1039 |
14 |
100,00% |
14 |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
13 |
25,49% |
51 |
29º |
BYD T3 |
11 |
100,00% |
11 |
30º |
CHEVROLET MONTANA |
8 |
34,78% |
23 |
31º |
CITROËN JUMPER |
7 |
14,29% |
49 |
32º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
JAC V260 |
5 |
100,00% |
5 |
34º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
35º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
AGRALE MARRUÁ |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
0,49% |
205 |
39º |
FORD F250 |
1 |
33,33% |
3 |
40º |
IVECO DAILY |
1 |
14,29% |
7 |
41º |
RAM 1500 |
1 |
3,03% |
33 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil