Atualmente composta pelos acabamentos Drive, Audace e Impetus, a gama de versões do Fiat Pulse deverá ser ampliada no futuro com o lançamento de inédita variante esportiva. Conforme revelado pelo colega Renato Maia, a novidade já está sendo planejada e será assinada pela divisão esportiva Abarth - informação que a Quatro Rodas havia adiantado em setembro. O lançamento deve acontecer provavelmente em 2023.

A grife de performance tem vasta fama na preparação de versões esportivas de carros da Fiat e acumula no currículo criações como Stilo Abarth, Punto Abarth e 500 Abarth. No caso do Pulse, a preparação seguirá a mesma receita, incluindo melhoramento técnico (leia-se motor e suspensão) e mudanças exclusivas no visual para reforçar a proposta de alto desempenho.

Fiat Pulse Abarth - Projeção
Fiat Pulse Abarth - Projeção

Sob o capô, o Pulse Abarth deverá adotar o conhecido motor 1.3 turboflex já usado nos modelos Fiat Toro e Jeep Compass. Nos utilitários, o propulsor entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque - números que devem garantir boa performance para o porte do Pulse. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de um novo acerto, com ainda mais potência e força.

Falando em acerto, a suspensão será retrabalhada e terá calibração inteiramente voltada para a performance. Na comparação com as demais versões, o Pulse Abarth terá comportamento otimizado em curvas e situações de maior exigência da carroceria. Além disso, os freios serão modificados para dar conta da potência extra e garantir máxima segurança.

Junto à preparação mecânica, o Pulse Abarth terá como destaque a pegada única do design. Como nos demais modelos assinados pela divisão esportiva, o SUV contará com elementos estéticos únicos e pensados para reforçar a proposta apimentada da versão. Nesse sentido, são esperados novos para-choques, faixas no capô em cores contrastantes com a carroceria, rodas com desenho exclusivo, apêndices aerodinâmicos, grade inédita e o tradicional logotipo do escorpião.

Flagra: Fiat 376 (SUV cupê)

SUV-cupê chega em 2022

Além do Pulse esportivo, a Fiat reserva outras novidades para o segmento de SUVs. É o caso do inédito crossover-cupê que atende internamente pelo codinome 376 e será lançado no ano que vem. Adotará a plataforma MLA do Pulse, porém será posicionado acima com maior nível de refinamento e proposta descolada.

Projeções: Kleber Silva/KDesign AG

Envie seu flagra! flagra@motor1.com