Considerado um dos lançamentos mais aguardados deste ano, o tão falado Fiat Pulse 2022 acaba de ser oficializado no Brasil. Primeiro SUV de porte compacto desenvolvido pela empresa para o mercado nacional, o modelo estreia com metas ambiciosas e a missão de mostrar o que há de mais moderno na marca em termos de design, segurança e tecnologia. Não à toa, inaugura de uma só vez a plataforma MLA e o recém-desenvolvido motor 1.0 Turbo 200 Flex.

Por fora, o visual já é conhecido desde maio - quando o modelo, ainda chamado de Progetto 363, foi apresentado em rede nacional no Big Brother Brasil. Na época, a Fiat chamou o público para escolher o nome oficial do carro e na disputa conta Domo e Tuo, o batismo Pulse acabou sendo o mais votado. Nos meses seguintes, diversos detalhes foram sendo revelados aos poucos e até uma websérie foi criada para apresentar as novidades.

Fiat Pulse Impetus T200 2022 (M1)
Fiat Pulse Impetus T200 2022 (M1)
Fiat Pulse Impetus T200 2022 (M1)

Apesar do parentesco, o Pulse vai muito além do que apenas um Argo mais parrudo. O SUV é mais comprido, alto, largo e espaçoso que o hatchback, além de adotar linhas bem mais robustas e chamativas. Ao todo, são 4,10 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Argo tem 3,99 metros, 1,72 m, 1,50 m e 2,52 m, respectivamente.

Há vantagem também no porta-malas: 370 litros no SUV contra 300 litros do hatch. Ainda no quesito espaço, o Pulse reúne um total de 18 porta-objetos (o maior número da categoria, segundo a Fiat) e 11 mm extras na distância entre-eixos. Os bancos, segundo a marca, são novos e desenvolvidos sob padrões de segurança que já incluem preparação para airbags laterais e estrutura resistente à intrusão de bagagem.

Painel do Fiat Pulse Impetus

Na cabine, o painel é diferente de qualquer outro Fiat e prima pela conectividade. Nas versões mais caras, o destaque fica por conta da central multimídia de 10,1 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de cabos. Já nas versões mais simples, a tela é de 8 polegadas. Chamam atenção também o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e o volante com desenho inédito.

Outra novidade é o sistema de serviços conectados Fiat Connect Me. A plataforma permite ao proprietário do novo SUV operar diversas funções de forma remota, seja por meio de um aplicativo de celular, smartwatch ou assistente virtual. Entre as principais, destaque para a possibilidade de ligar e desligar o veículo, travar as portas e acessar informações de manutenção, bem como alertas de condução, chamada de emergência e Wi-fi a bordo.

Central multimídia de 10,1
Detalhes do interior do Fiat Pulse Impetus
Porta-malas do Fiat Pulse

No quesito segurança, destaque para a nova plataforma modular MLA. É baseada na MP1 de Argo e Cronos, porém profundamente aperfeiçoada. A Fiat promoveu mudanças em diversos pontos estruturais e em materiais para "aumentar os níveis de performance, robustez e conforto" e promete "elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos e está pronta para receber componentes mecânicos exclusivos".

Não por acaso, a base adota 87% de aços de alta e ultra-alta resistência. Garante proteção extra aos ocupantes no que é chamada célula de sobrevivência. A absorção da energia do impacto é feita antes de chegar a área dos passageiros - e isso vale para impactos frontais, traseiros e também laterais. A MLA segue as normas atuais do Latin NCAP e já olha para as futuras resoluções do Rota 2030 - é preparada inclusive para sistemas ativos, como alerta de saída de faixa com ação no volante.

Por mais que muito do Argo seja visto no Pulse, como portas e teto, a Fiat reforça que são apenas as folhas, sendo a estrutura interna bastante diferente e reforçada em termos de segurança. Aliás, muito do que é aplicado na MLA não poderá ser utilizado pelo Argo em uma reestilização sem troca de base, de tão complexa que foi a mudança.

Sob o capô, o Pulse também incorpora importantes avanços. É o primeiro veículo da Fiat no Brasil a adotar o novo motor 1.0 Turbo 200 Flex do grupo Stellantis. O propulsor conta com três cilindros, turbocompressor, injeção direta de combustível, tecnologia MultiAir e bloco de alumínio. Entrega 130 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina, além de 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis (disponíveis a partir de 1.750 rpm).

Trabalha sempre em conjunto com o câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas e pode ser operado em três modos: Normal (foco em eficiência e conforto), Manual (borboletas atrás do volante) e Sport (acionado por um botão vermelho no painel e capaz de ajustar os parâmetros do acelerador e da direção para otimizar a performance). Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e consumo de 13 km/l. 

A opção de acesso é o conhecido 1.3 Firefly, amplamente usado na gama Fiat e capaz de entregar 98/107 cv e até 13,7 kgfm de torque. Pode vir associado ao câmbio manual de 5 marchas ou à transmissão CVT (combinação até então inédita e que em breve chegará também à picape Strada).

Dianteira do Fiat Pulse Drive T200

Da Strada, inclusive, o Pulse importou o sistema TC+, que ajusta os parâmetros do controle de tração para otimizar a transferência do torque. O dispositivo deve ser usado em condições de baixa aderência, como pisos escorregadios. Também auxiliam na performance o ABS off-road e os bons ângulos (entrada de 20,5º, saída de 31,4º e transposição de 21,3º). O vão livre do solo é de 22,4 cm na base das portas, caindo para 19,6 cm no para-choque dianteiro.

Veja as versões e preços do novo Fiat Pulse 2022:

Dianteira do Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Fiat Pulse Drive 1.3 MT

Pulse Drive 1.3 Manual (R$ 79.990): ar-condicionado automático e digital, controles eletrônicos de tração e estabilidade, barras longitudinais no teto, central multimídia com tela de 8,4" e Apple Car Play e Android Auto wireless, USB tipo A e tipo C, chave canivete, volante multifuncional, direção elétrica, faróis e lanternas em LED, fixação Isofix, 4 airbags, assistente partida em rampa, piloto automático, rodas de liga leve aro 16", sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Traction Control Plus), vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, monitoramento de pressão dos pneus e quadro de instrumentos com tela de 3,5".

Dianteira do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Fiat Pulse Drive 1.3 AT

Pulse Drive 1.3 Automático (R$ 89.990): adiciona câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), maçanetas externas na cor da carroceria, retrovisores externos na cor da carroceria, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos, modo Sport com botão de acionamento no volante.

Opcionais: Pack Plus (R$ 4.300) com câmera de ré, carregador wireless, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) com Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Dianteira do Fiat Pulse Drive T200
Fiat Pulse Drive Turbo AT

Pulse Drive 1.0 Turbo 200 Flex Automático (R$ 98.990): mesmos equipamentos da versão Drive 1.3 AT, com o diferencial do motor turbo. 

Opcionais: Pack Plus II (R$ 6.740) com rodas de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) com Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

Dianteira do Fiat Pulse Audace T200
Fiat Pulse Audace Turbo AT

Pulse Audace 1.0 Turbo 200 Flex Automático (R$ 107.990): adiciona câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, carregador wireless para smartphones por indução, Key Less Entry'n Go, partida Remota via chave, Paddle Shifters, volante com revestimento em couro, banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40), frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de pista, comutação automática de farol alto, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular e rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas. 

Opcionais: Pack Design (R$ 5.200) com roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro e pintura bicolor;

Pack Connect////Me (R$ 3.650) com Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”.

Fiat Pulse Impetus T200 2022 (M1)
Fiat Pulse Impetus Turbo AT

Pulse Impetus 1.0 Turbo 200 Flex Automático (R$ 115.990): todos os itens do Audace mais bancos revestidos em couro, cluster digital de 7 polegadas, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, sistema de navegação GPS embarcado, retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, sensor de estacionamento dianteiro, tapetes de carpete, teto bicolor, volante com regularem de altura e profundidade, central multimídia com tela de 10,1".

Opcional: Pack Connect////Me (R$ 2.650) com Fiat Connect////Me.

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