Principal lançamento da Ford no Brasil no ano que vem, a nova Maverick foi flagrada na Argentina ao lado da grandalhona F-150 Raptor. As duas caminhonetes foram vistas juntas na cidade de Mendoza durante a gravação de um comercial de lançamento, embora o modelo maior já tenha sido lançado no país hermano há exatamente uma semana.

As fotos foram publicadas pelo site Argentina Autoblog (agora Motor1.com Argentina), que recebeu as imagens do perfil @camionetas_argentinas_ e de membros do fórum Ranger Argentina Club. A Maverick apareceu ao lado da F-150-Raptor, o que nos dá uma dimensão do seu porte em relação a picape norte-americana, mas é provável você já viu aqui no Motor1.com a nova picape da Ford ao lado também da Ranger e da própria F-150 (em outra versão mais “civil”).

Ford F-150 Raptor
Ford F-150 Raptor (4)

Equipada com motor EcoBoost V6 3.5 bi-turbo de 456 cv e 70,4 kgfm de torque, a F-150 Raptor já está sendo vendida na Argentina desde semana passada. Ela traz visual atualizado em sintonia com as outras versões, mas com seu característico estilo fora de estrada e atualizações no escapamento, agora com quatro modos. A suspensão também foi toda retrabalhada e traz amortecedores Fox de 3,1 polegadas e uma enorme mola de 24 polegadas, conferindo curso de 35,5 cm na frente e 38,1 cm na traseira (isso nas versões equipadas com pneus de 35").

Já a Maverick será lançada por lá no ano que vem, mesma data estipulada pela marca para a picape de base monobloco também ser comercializada no Brasil. As primeiras unidades que desembarcaram no país hermano estavam com o pacote de equipamentos FX4 4WD e XLT 2WD e, como as imagens mostram, duas unidades foram usadas nas gravações, uma cinza e outra cinza metálico. Em uma das fotos, é possível ver o revestimento da cabine em tons de preto, cinza e marrom para os bancos – configuração parecida ao do Bronco Sport vendido por aqui.

Ford Maverick (2)
Ford Maverick (3)
Ford Maverick (4)

O estilo mais típico de picape norte-americano (com design mais abrutalhado) faz com que a Maverick pareça ser bem larga do que realmente é. Para efeito de comparação, a caminhonete mede 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m, enquanto a Fiat Toro, uma das suas futuras rivais no Brasil, tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).

Vale lembrar que a Maverick já desembarcou também no Brasil, o que foi confirmado oficialmente pela Ford na última segunda-feira (25). Como adiantamos, a picape virá com um “pacote Brasil” com o nome FX4, algo confirmado agora porque a versão que será vendida no país será a Lariat FX4, especificamente montada para o nosso mercado. E justamente por vir na versão Lariat, nome da configuração topo de linha da picape nos EUA, é que a Maverick será bem equipada.

Com isso, a caminhonete deverá ter painel de instrumentos com tela de 6,5”, banco do motorista com ajuste elétrico, faróis de LED, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, rodas de liga leve de 18”, câmera de ré, 7 airbags, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, e mais. O nome FX4 vem de outro pacote opcional da picape, que acrescenta controle de descida, rodas de 17” exclusivas com pneus todo-terreno, modos de direção Areia, Lama e Barranco, e um visual off-road exclusivo.

Comercializada na terra do tio Sam com motor 2.5 híbrido de 193 cv e capaz de fazer até 17,8 km/litro na cidade, a Maverick que será importada do México para o Brasil virá com o mesmo motor do Ford Bronco: o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, que gera 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre combinado a uma transmissão automática de 8 marchas. Embora a Ford não confirme, o pacote FX4 tem pegada mais aventureira e por isso é combinado somente a esta motorização, que conta com tração integral e suspensão traseira multi-link.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com