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Toyota Yaris também poderá ter opção híbrida

Já que vai estar tudo eletrificado até 2025, faz sentido

Toyota Vios - o Yaris asiático

Recentemente, a Toyota anunciou sua intenção de eletrificar toda sua linha de produtos no Brasil nos próximos 6 anos. Atualmente, apenas Corolla e Corolla Cross apresentam opções híbridas, combinando um propulsor 1.8 flex a um elétrico. E, hoje, não há nenhum carro da empresa oferecido em nosso mercado movido exclusivamente por baterias.

A empresa também tinha confirmado que seu próximo lançamento, que ocorrerá em 2022, já estreará contando com algum tipo de eletrificação na gama. As maiores apostas estariam sobre a na Hilux e também na linha Yaris, que devem ser atualizados em breve. No caso da linha de entrada da Toyota, os carros foram repaginados em setembro nos mercados asiáticos. Para cá, devem seguir uma linha similar, com novo visual e algumas alterações no catálogo de versões.

Toyota Yaris 2022 - Tailândia
Toyota Yaris 2022 oferecido na Tailândia pode antecipar novidades do modelo nacional

Enquanto isso, na Ásia, os planos já estariam adiantados. A imprensa de lá já fala em uma nova geração do modelo. Com ela, os Yaris passariam a utilizar a plataforma DNGA, que surgiu primeiro no SUV subcompacto Daihatsu Rocky. Ele também dá suporte ao Toyota Raize. Por ser uma versão simplificada da TNGA, usada no atual Corolla, ela já da suporte a sistemas de eletrificação.

Por conta disso, os colegas asiáticos apostam que essa nova geração do Yaris por lá contará com o sistema híbrido e:Smart Hybrid, que estreará em novembro no Japão com o SUV da Daihatsu. Tal sistema combina um pequeno propulsor 1.2 a gasolina de ciclo Atkinson de três cilindros a um elétrico. Os números de performance ainda não foram revelados, mas o Daihatsu Rocky equipado apenas com o 1.2 a combustão convencional entrega 86 cv e 10,7 kgfm de torque.

Toyota Raize 2020
Toyota Raize

Uma solução interessante que o e:Smart Hybrid deve apresentar é o acelerador que permite a condução com apenas um pedal. Ele seria responsável também por modular a intensidade do efeito de freio regenerativo gerado pelo motor elétrico, auxiliando em frenagens programadas e não substituindo totalmente o freio convencional. Esta é uma função que é mais comumente encontrada em carros 100% elétricos.

Ainda não há uma data para estreia dessa nova geração do Toyota Yaris com a plataforma DNGA e opção híbrida nem na Ásia, então ainda é cedo para esperar essa mudança para o modelo brasileiro. Ele provavelmente passará por mais um facelift por aqui em breve. A grande questão para cá, porém, é se a linha Yaris continuará sendo oferecida por aqui ou se a marca focará na produção do Toyota Raize.

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