Quando o assunto é mercado automotivo, hoje ninguém faz frente ao gigantismo da China. Nem mesmo assim o país escapa da crise global de semicondutores. Segundo a CAAM (entidade responsável pelos números oficiais), em setembro foram vendidos quase 2,07 milhões de veículos novos, 19,4% a menos do que há um ano. Na comparação com setembro de 2019, antes do início da pandemia, a retração foi de 9,1%.
O acumulado do ano, de pouco mais de 18,6 milhões de unidades, ainda é 8,8% melhor do que o registrado em 2020. A Volkswagen (176.757 unidades), assegurou mais de 40 mil unidades de vantagem sobre a Honda (136.580), que superou a rival Toyota (93.468) por boa margem. Sexta, a local BYD (79.037) teve seu melhor posicionamento em quase uma década, segundo o Best Selling Cars Blog. Com a maior evolução do ranking (+394%), a Tesla (56.006) se aproximou do top 10.
Marcas mais vendidas da China em setembro
POS. | MARCA | SET.21 | % PART. 2021 | SET.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | VW | 176.757 | 8,6% | 291.677 | 11,4% | -39,4% |
2º | HONDA | 136.580 | 6,6% | 181.614 | 7,1% | -24,8% |
3º | TOYOTA | 93.468 | 4,5% | 174.782 | 6,8% | -46,5% |
4º | GEELY | 84.500 | 4,1% | 106.000 | 4,1% | -20,3% |
5º | BUICK | 84.257 | 4,1% | 98.722 | 3,8% | -14,7% |
6º | BYD | 79.037 | 3,8% | 40.905 | 1,6% | 93,2% |
7º | NISSAN | 75.488 | 3,7% | 119.035 | 4,6% | -36,6% |
8º | CHANGAN | 75.340 | 3,6% | 91.287 | 3,6% | -17,5% |
9º | WULING | 74.748 | 3,6% | 48.854 | 1,9% | 53,0% |
10º | CHERY | 58.074 | 2,8% | 48.136 | 1,9% | 20,6% |
11º | TESLA | 56.006 | 2,7% | 11.329 | 0,4% | 394,4% |
12º | HAVAL | 54.561 | 2,6% | 79.120 | 3,1% | -31,0% |
13º | BMW | 51.557 | 2,5% | 56.329 | 2,2% | -8,5% |
14º | MG | 45.714 | 2,2% | 27.098 | 1,1% | 68,7% |
15º | DONGFENG | 43.514 | 2,1% | 26.227 | 1,0% | 65,9% |
16º | ROEWE | 37.259 | 1,8% | 37.766 | 1,5% | -1,3% |
17º | GAC | 36.514 | 1,8% | 38.547 | 1,5% | -5,3% |
18º | BAOJUN | 35.674 | 1,7% | 58.060 | 2,3% | -38,6% |
19º | MERCEDES-BENZ | 31.399 | 1,5% | 76.288 | 3,0% | -58,8% |
20º | AUDI | 28.742 | 1,4% | 72.298 | 2,8% | -60,2% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.067.000 | 100,0% | 2.565.000 | 100,0% | -19,4% | |
ACUMULADO | 18.623.000 | 100,0% | 17.116.000 | 100,0% | 8,8% |
Na disputa entre os modelos, tivemos um líder diferente pelo 2º mês seguido. Se em agosto o destaque havia sido o elétrico Wulling Hongguang Mini EV (35.176), a posição de honra – pela 1ª vez - agora coube ao sedã Buick Excelle Yinlang (37.739). Mais vendido no acumulado de 2021, o Nissan Sylphy (34.111), nomenclatura local do Sentra, completou o pódio. Na China, mesmo as versões mais completas de séries especiais do Mini EV, feito pela parceira chinesa da General Motors, não passam de 43.600 yuans, ou cerca de R$ 35.400.
O bom desempenho da Tesla se refletiu no ranking, com dois representantes no top 10: Model Y (33.544 unidades) em 4º e o Model 3 (22.462) em 8º. Versão chinesa do nosso Taos, o VW Tharu (20.836) ficou bem próximo do top 10. Em alta próxima dos 60%, o luxuoso BMW Série 5 L (17.307) garantiu a 15ª colocação. A marca bávara, aliás, ficou bem à frente das rivais Mercedes e Audi no mês passado.
Com o Civic (14.679) em 25º, bem à frente do Toyota Corolla (11.160, 44º), a Honda emplacou sete modelos no top 50, mesmo número registrado pela líder VW. Em baixa no Brasil, o Chery Arrizo 5 emplacou mais de 11 mil unidades por lá. Campeão de vendas em nosso mercado no mês passado, o Hyundai HB20 (7.147) teria números suficientes para colocá-lo apenas numa modestíssima 85ª posição.
Carros mais vendidos da China em setembro
POS. | MODELO | SET.21 | % PART. 2021 | SET.20 | % PART. 2020 | VAR. 2021/2020 |
1º | BUICK EXCELLE YINLANG | 37.739 | 1,8% | 31.836 | 1,2% | 18,5% |
2º | WULING HONGGUANG MINI EV | 35.176 | 1,7% | 20.150 | 0,8% | 74,6% |
3º | NISSAN SYLPHY | 34.111 | 1,7% | 58.960 | 2,3% | -42,1% |
4º | TESLA MODEL Y | 33.544 | 1,6% | 0 | 0,0% | - |
5º | VW LAVIDA | 32.597 | 1,6% | 39.638 | 1,5% | -17,8% |
6º | HAVAL H6 | 25.410 | 1,2% | 40.475 | 1,6% | -37,2% |
7º | BYD QIN PLUS | 23.560 | 1,1% | 0 | 0,0% | - |
8º | TESLA MODEL3 | 22.462 | 1,1% | 11.329 | 0,4% | 98,3% |
9º | VW TIGUAN L | 22.157 | 1,1% | 18.295 | 0,7% | 21,1% |
10º | BYD SONG | 21.414 | 1,0% | 14.251 | 0,6% | 50,3% |
11º | VW THARU | 20.836 | 1,0% | 19.168 | 0,7% | 8,7% |
12º | HONDA ACCORD | 19.907 | 1,0% | 22.563 | 0,9% | -11,8% |
13º | WULING HONGGUANG | 18.689 | 0,9% | 28.704 | 1,1% | -34,9% |
14º | VW BORA | 17.497 | 0,8% | 38.369 | 1,5% | -54,4% |
15º | BMW SÉRIE 5 L | 17.307 | 0,8% | 11.027 | 0,4% | 57,0% |
16º | GEELY BOYUE | 17.008 | 0,8% | 20.925 | 0,8% | -18,7% |
17º | GEELY EMGRAND | 16.932 | 0,8% | 20.325 | 0,8% | -16,7% |
18º | NISSAN QASHQAI | 16.307 | 0,8% | 14.842 | 0,6% | 9,9% |
19º | ROEWE I5 | 16.048 | 0,8% | 9.617 | 0,4% | 66,9% |
20º | CHANGAN CS75 | 15.798 | 0,8% | 25.724 | 1,0% | -38,6% |
21º | HONDA CR-V | 15.383 | 0,7% | 29.388 | 1,1% | -47,7% |
22º | BUICK ENVISION | 15.214 | 0,7% | 15.656 | 0,6% | -2,8% |
23º | NISSAN TEANA | 15.176 | 0,7% | 13.050 | 0,5% | 16,3% |
24º | MG ZS | 14.900 | 0,7% | 9.756 | 0,4% | 52,7% |
25º | HONDA CIVIC | 14.679 | 0,7% | 24.739 | 1,0% | -40,7% |
26º | BAOJUN 530 | 14.597 | 0,7% | 18.962 | 0,7% | -23,0% |
27º | TOYOTA CAMRY | 14.244 | 0,7% | 18.375 | 0,7% | -22,5% |
28º | HONDA VEZEL | 13.893 | 0,7% | 16.263 | 0,6% | -14,6% |
29º | VW SAGITAR | 13.839 | 0,7% | 33.219 | 1,3% | -58,3% |
30º | VW PASSAT | 13.424 | 0,6% | 20.437 | 0,8% | -34,3% |
31º | HONDA FIT | 13.355 | 0,6% | 12.638 | 0,5% | 5,7% |
32º | CHANGAN EADO | 13.271 | 0,6% | 18.481 | 0,7% | -28,2% |
33º | HONDA BREEZE | 13.261 | 0,6% | 15.316 | 0,6% | -13,4% |
34º | GEELY BINYUE | 13.199 | 0,6% | 11.369 | 0,4% | 16,1% |
35º | HONDA XR-V | 13.087 | 0,6% | 20.240 | 0,8% | -35,3% |
36º | COS X5 | 12.612 | 0,6% | 80 | 0,0% | 15665,0% |
37º | BUICK GL8 | 12.472 | 0,6% | 16.825 | 0,7% | -25,9% |
38º | MAZDA3 AXELA | 11.998 | 0,6% | 8.899 | 0,3% | 34,8% |
39º | MG 5 | 11.651 | 0,6% | 4.115 | 0,2% | 183,1% |
40º | TOYOTA LEVIN | 11.542 | 0,6% | 26.313 | 1,0% | -56,1% |
41º | CHERY TIGGO 8 | 11.373 | 0,6% | 12.768 | 0,5% | -10,9% |
42º | CHERY ARRIZO 5/5E | 11.277 | 0,5% | 100 | 0,0% | 11177,0% |
43º | VW SANTANA | 11.259 | 0,5% | 20.240 | 0,8% | -44,4% |
44º | TOYOTA COROLLA | 11.160 | 0,5% | 40.020 | 1,6% | -72,1% |
45º | TOYOTA RAV4 | 10.743 | 0,5% | 18.411 | 0,7% | -41,6% |
46º | CHANGAN CS55 | 10.570 | 0,5% | 12.951 | 0,5% | -18,4% |
47º | BMW X3 | 10.394 | 0,5% | 16.068 | 0,6% | -35,3% |
48º | MG HS | 10.272 | 0,5% | 3.827 | 0,1% | 168,4% |
49º | BYD HAN | 10.248 | 0,5% | 5.612 | 0,2% | 82,6% |
50º | DONGFENG FENGSHEN D53 | 10.207 | 0,5% | 3.051 | 0,1% | 234,5% |
Fonte: CarSalesBase, Best Selling Cars Blog, Marklines