Baseada na Africa Twin, Honda apresenta a inédita NT 1100
Menos aventura, mais estradas longas...
Em 2017, a Honda descontinuou a VFR1200F por conta de regras de emissões cada vez mais rígidas. Desde então, a categoria touring da marca consistia apena na Gold Wing e na extinta família CTX. Agora, após vários anos de desenvolvimento e meses de rumores, a NT 1100 está aqui para reviver o segmento de turismo esportivo da Honda.
Como se suspeitava, o novo modelo aproveita a estrutura de berço semi-duplo da nova geração da Africa Twin, assim como o subconjunto de alumínio. O motor também é o mesmo. Trata-se de um dois cilindros paralelos de 1.084 cm³. Nessa nova Honda NT 1100, ele produz 101 cv de potência e 10,6 kgfm de torque.
Porém, a Honda ajustou a admissão e o escape para uma resposta mais suave. Por outro lado, o acelerador eletrônico permite que o usuário ajuste a entrega de potência com os modos Urban, Tour, Rain e outros dois customizáveis.
Para adequar a NT 1100 aos múltiplos usos de uma sport-tourer, a Honda equipou a moto com suspensões Showa de longo curso (150 mm), sendo a dianteira com garfo invertido e a traseira monobraço. Ao contrário da África Twin que tem rodas raiadas, a NT 1100 possui rodas de liga leve de 17 polegadas na frente e atrás, mais adequadas para o asfalto.
Os pneus têm 120 mm de largura na dianteira e 180 mm na traseira. Para parar a moto, são usados discos de freio duplos na dianteira 310 mm de diâmetro e único na traseira de 256 mm. Para ajudar na segurança, a Honda NT 1100 2022 traz de série controle de tração ajustável em três níveis, controle de empinada e ajuste de elementos como entrega de potência e força do freio motor.
A nova sport-tourer também troca as linhas agressivas da aventureira em que se baseia por um estilo mais elegante e com aerodinâmica projetada para melhorar o conforto do piloto. A NT 1100 tem um para-brisa ajustável e defletores laterais. A novidade da Honda conta com punhos aquecidos, controle de cruzeiro e bauletos que, somados, oferecem 65 litros de armazenamento. O painel de instrumentos digital é sensível ao toque e tem tela TFT de 5 polegadas, o mesmo da Africa Twin. Assim como a aventureira, a novidade vem equipada com Apple CarPlay, Android Auto e conectividade via Bluetooth.
Da mesma forma que a Africa Twin, a Honda NT 1100 pode ser equipada com um câmbio mecânico de 6 marchas ou o DCT, de dupla embreagem, com o mesmo número de relação. Os preços anunciados na Inglaterra partem de 11.999 libras esterlinas, ou cerca de R$ 93.732. Ainda não há previsão para sua chegada ao Brasil.
Fonte: Honda, MCN
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 11:50 Um a cada três carros vendidos mundialmente no 1º trimestre de 2024 é chinês
- 09:23 Volkswagen Polo lidera vendas pelo 2º mês consecutivo em abril; veja ranking
- 08:24 Jeep Gladiator ganhará versão híbrida plug-in em 2025, confirma CEO
- 14:00 Coluna do Calmon: Aos 25 anos, coluna vê passado e futuro da indústria
- 13:00 Polônia ou Espanha podem sediar fábrica da chinesa Geely na Europa
- 11:00 De olho no DCT da Honda, BMW lança sistema de embreagem automática
- 10:00 Denza D9: BYD estuda vender super minivan de luxo no Brasil em 2025
- 08:00 Pulse Abarth, Jetta GLI e Civic Type R: os primeiros estágios dos esportivos
Sobre este artigo
Marca | |
Categoria |