Desde o lançamento no final do passado, o sucesso da Honda ADV no Brasil mostrou que há espaço no mercado para scooters de proposta aventureira. Novas informações vindas da Europa mostraram que a empresa continua interessada neste filão de mercado e pode apresentar mais novidades nesse sentido em breve.

Enquanto a ADV tem motor 150 e é baseada na PCX e a Honda também tem a X-ADV 750, não há nada entre as duas com proposta similar. Agora, documentos obtidos pelo site Cycle World revelaram que a marca trabalha no desenvolvimento de mais uma ADV, mas agora baseada na Forza 350, moto que também está prometida para o Brasil. Patentes registradas na Europa revelaram a estratégia.

Então, essa possível ADV 350 deve utilizar o mesmo motor monocilíndrico de 330 cm³, acoplado a uma transmissão CVT automática. Sendo assim, ela teria mais em comum com a atual Honda ADV de entrada do que com a X-ADV, que tem motor bicilíndrico e o câmbio automatizado de dupla embreagem da empresa, o DCT.

Então, seria um exercício de estilo mais do que qualquer outra coisa? Parece ser o caso, mas também não é uma surpresa. Embora a PCX 150 tenha um design um tanto sóbrio, ainda é a scooter mais vendida do Brasil. A ADV repaginou sua proposta e provou ser extremamente popular desde o seu lançamento.

Já a Forza 350 é uma scooter média que foi recentemente atualizado na Europa, no final do ano passado. Logo após, a Honda a confirmou como uma das 3 novidades para o mercado brasileiro. Duas delas já apareceram: Africa Twin de nova geração e a nova Fireblade. Se a chegada da Forza 350 se confirmar por aqui, imaginar que uma ADV 350 apareça na sequência em nosso mercado não seria impossível.

O site indiano Motor Beam, também obteve mais informações vazadas a respeito da nova scooter aventureira. De acordo com a publicação, a Honda ADV 350 deverá entregar 30 cv de potência e 3,2 kgfm de torque, trazendo de fato um câmbio CVT. Em relação à Forza 350, a ADV 350 seria um pouco maior, tendo 1,52 m de entre-eixos, contra 1,51 m da moto em que se baseia. Também é possível que a novidade tenha duas versões, uma vez que as especificações vazadas mostraram que a ADV 350 pode ter 186 kg ou 188 kg de peso, sendo a última algum tipo de configuração mais completa.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com