Chegamos à segunda metade de outubro e com isso já temos os números de vendas dos primeiros quinze dias deste mês. E quem apareceu ocupando o topo da tabela foi o Fiat Argo, que subiu bastante no ranking ao emplacar 4.405 unidades, contra 1.289 carros vendidos na 1ª quinzena de setembro. Para se ter ideia de como o hatch foi bem, ele pulou da 18ª para o 1º lugar na comparação com o mesmo período no mês passado.
Já na vice-liderança aparece o Hyundai HB20 com 3.180 unidades emplacadas (ante 2.920 no mês anterior), mas a distância para o Argo foi razoável na primeira quinzena de outubro, com 1.225 veículos de diferença entre os dois hatches. Já o Volkswagen T-Cross fecha o pódio e subiu uma posição em relação ao mês anterior, com 3.052 veículos, liderando entre os SUVs compactos. Quem escalou várias posições no ranking também foi o Hyundai Creta ao vender 2.703 carros, assim passando da 15ª para a 4 posição. Certamente é um reflexo direto da nova geração que chegou às lojas no final de setembro.
Um dos modelos que mais sofreram por conta da crise de semicondutores, o Chevrolet Tracker também foi destaque na primeira quinzena do mês e indica que vai recuperar o tempo perdido. Isso porque o SUV da GM, que teve sua produção paralisada na fábrica de São Caetano do Sul (SP) em alguns meses deste ano, pulou da 12ª posição para ficar no top5 com 2.549 unidades.
Em 6º está a Fiat Strada, que continua como a picape mais vendida do país, mas vendeu menos nesta 1ª quinzena de outubro (2.526) em relação ao mesmo período do mês passado - quando foi líder (3.137). Ela é seguida de perto pela irmã maior Fiat Toro (2.290), que ficou em 7º.
Logo depois vem o Jeep Renegade (2.172) que caiu uma posição em relação a setembro, embora tenha vendido 176 unidades a mais. Em 9º o Jeep Compass (2.094), que caiu sete posições ao vender 861 carros a menos do que o mês anterior. Para fechar o top10 o único Volkswagen da lista: o Nivus, com 2.071 carros. Repare que dos 10 carros mais vendidos do país, metade deles são de marcas do Grupo Stellantis.
Tanto o Onix Plus como o Onix seguem sua busca pela recuperação de mercado, pois ambos sofreram com as longas paralisações da fábrica de Gravataí (RS). O sedã ficou em 12º (1.903) e o hatch em 13º (1.783). Assim como em setembro, a briga entre a Chevrolet S10 (1.752), 14ª, e Toyota Hilux (1.744), 15ª, segue disputada unidade a unidade, com a diferença ficando em apenas 8 picapes de vantagem para o modelo da GM.
Por fim, entre os destaques negativos está o Toyota Corolla (959) na 21ª posição, que vendeu 457 unidades a menos e caiu quatro posições no ranking. Há também o Nissan Kicks em 24º, que teve apenas 883 carros licenciados nos primeiros 15 dias de outubro, contra 1.288 unidades do mês passado. O Fiat Mobi caiu de 6º em setembro (2.315) para a 19 colocação (1.247). Ainda ficando nos subcompactos, o Renault Kwid, 26º, nem aparece mais entre os 25 primeiros: vendeu somente 729 carros, contra 944 de setembro.
POS. |
MODELO |
PARC. OUT. 21 |
1º |
FIAT ARGO |
4.405 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
3.180 |
3º |
VW T-CROSS |
3.052 |
4º |
HYUNDAI CRETA |
2.703 |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
2.549 |
6º |
FIAT STRADA |
2.526 |
7º |
FIAT TORO |
2.290 |
8º |
JEEP RENEGADE |
2.172 |
9º |
JEEP COMPASS |
2.094 |
10º |
VW NIVUS |
2.091 |
11º |
VW GOL |
2.004 |
12º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
1.903 |
13º |
CHEVROLET ONIX |
1.783 |
14º |
CHEVROLET S10 |
1.752 |
15º |
TOYOTA HILUX |
1.744 |
16º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.469 |
17º |
FIAT CRONOS |
1.384 |
18º |
HOND HR-V |
1.328 |
19º |
FIAT MOBI |
1.247 |
20º |
VW FOX |
1.064 |
21º |
TOYOTA COROLLA |
959 |
22º |
HYUNDAI HB20S |
932 |
23º |
VW SAVEIRO |
906 |
24º |
NISSAN KICKS |
883 |
25º |
VW VOYAGE |
779 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça