Apesar da preocupação dos fãs com a circulação de rumores nada animadores, o esportivo R8, da Audi, terá sim uma nova geração para chamar de sua. De acordo com reportagem recente da revista alemã Auto Bild, o projeto da próxima linhagem já está em andamento e deverá resultar no lançamento do novo esportivo em 2023. O modelo já nascerá híbrido e poderá contar até mesmo com uma versão totalmente elétrica.
A notícia bate com o que a própria Audi já havia adiantado sobre o futuro do modelo. No início do ano, o chefe de vendas e marketing da marca, Hildegard Wortmann, disse que uma nova geração seria diferente. “O R8 é um ícone da nossa marca. Mas os ícones do passado não são necessariamente ícones do futuro. Um sucessor do R8 não será apenas um R8 com motor elétrico. Precisa ser um R8, mas diferente".
De acordo com a publicação, o próximo R8 representará o fim das versões naturalmente aspiradas. A nova geração terá motor 4.0 V8 biturbo - o mesmo que hoje entrega entre 453 cv e 641 cv e equipa alguns modelos da linha Audi RS, além do Lamborghini Urus. No R8, porém, o conjunto será híbrido (ou seja, motores elétricos serão associados) e entregará potência total na casa dos 700 cv.
Além disso, há planos para uma versão totalmente elétrica (tendência cada vez mais forte no segmento). Anos atrás, vale lembrar, a Audi até fez apostas no R8 e-Tron (100% EV), porém menos de 100 unidades foram vendidas.
Atualmente, o R8 usa motor 5.2 V10 com potências de 562 cv ou 612 cv. O câmbio é sempre automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Em 2020, vendeu apenas 747 unidades, sendo afetado principalmente pela crise gerada pela pandemia. Na atual geração, o pico de vendas foi alcançado em 2016, quando 1.428 unidades foram entregues.
Fonte: Auto Bild
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: Audi R8 elétrico pode ser lançado em 2027
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Audi R8 fora de linha provoca corrida às lojas e dispara nas vendas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Oficial: Audi deixa de produzir o R8
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Audi R8 tem produção estendida até março antes de sair de linha