Poucas semanas depois de renovar o compacto Fiesta, a Ford apresenta ao público na Europa a reestilização do modelo médio Focus. Vendido nesta geração há aproximadamente três anos, o hatchback incorpora atualizações típicas de meia-vida com novidades tanto no aspecto visual quanto no pacote tecnológico. Além disso, as versões equipadas com sistema híbrido-leve de propulsão ganham câmbio automatizado de dupla embreagem.
Por fora, os faróis foram redesenhados e agora incorporam luzes de LED com item padrão em todas as versões. Nos acabamentos mais caros, destaque para a tecnologia LED Matrix com sistema anti-ofuscamento. O formato da grade foi atualizado e tem malha interna que varia de acordo com cada versão (estilo colmeia no ST e filetes verticais no Active). Mudam também os para-choques e o revestimento das lanternas, agora escurecido.
Completam o pacote rodas redesenhadas para cada acabamento, bem como spoilers e outros pequenos ajustes cosméticos pensados criar distinção visual entre as versões. Falando em versões, o portfólio contempla as variantes Connected, Titanium, Active, ST Line e ST. Os pacotes Vignale, que agregam maior requinte e conforto, são oferecidos como opcionais. Ainda falando do modelo ST (disponível inclusive na carroceria perua) é destaque a a nova cor Mean Green.
Por dentro, o Focus 2022 ganha sistema de entretenimento Sync 4 com tela de generosas 13,2 polegadas sensível ao toque, além da capacidade de aceitar atualizações remotas e ser controlado por meio do aplicativo FordPass para smartphones. A tela chama atenção no painel e roda Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O porém fica por conta da ausência de botões físicos para controlar o sistema de ar-condicionado (solução ainda preferida pela maioria dos clientes). Agora é tudo digital direto na multimídia.
Sob o capô, destaque para o motor 1.0 EcoBoost (turbo e 3 cilindros) com potências de 100 cv, 125 cv ou 155 cv. Pode vir associado aos câmbios manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Dependendo da versão, o propulsor pode funcionar em conjunto com um sistema híbrido leve de 48 volts que ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
A diesel, a opção é um 1.5 EcoBlue com potências de 95 cv ou 120 cv. A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades no caso do mais potente. Na versão esportiva ST, é destaque o motor 2.3 EcoBoost de 280 cv.