Kia Cerato 2022 estreia facelift que deve vir ao Brasil
Novidades incluem retoques na dianteira e atualizações na lista de equipamentos
Depois da Coreia do Sul, a Kia oficializa nesta semana nos Estados Unidos o lançamento do reestilizado Cerato 2022. Localmente chamado de Forte, o modelo incorpora atualizações típicas de facelifts e ganha novidades tanto na parte estética quanto no pacote tecnológico. De quebra, adota o novo logotipo da Kia e se alinha aos lançamentos mais recentes da marca.
Na dianteira, os faróis foram redesenhados e agora incorporam luzes de LED em formato de linhas pontilhadas. Além disso, passam a abrigar as luzes de seta, que até então eram posicionadas no para-choque. A grade mudou e ficou ligeiramente mais estreita, enquanto o para-choque recebeu novas entradas de ar e molduras para as neblinas.
Dependendo da versão, detalhes do para-choque podem ser exclusivos. É o caso dos acabamentos GT e GT-Line, que têm perfil mais esportivo. Completam o pacote traseira com elementos pintados em preto brilhante e rodas de 16 ou 17 polegadas redesenhadas de acordo com cada configuração. O portfólio é composto pelas variantes FE, LXS, GT-Line e GT.
As mudanças continuam na cabine, com destaque para painel com tela padrão de 4,2 polegadas (contra 3,5 de até então) e sistema multimídia com tela touchscreen de 10,25 polegadas (contra 8 polegadas da usada anteriormente). Há ainda integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, partida remota, freio de estacionamento eletrônico e entrada USB para os passageiros do banco traseiro.
O pacote de itens de assistência à condução inclui detector de ponto cego, alerta de faixa, piloto automático integrado ao sistema de navegação e alerta de saída segura.
Sob o capô, o motor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm de torque equipa a maioria das versões. Já o 1.6 turbo a gasolina de 204 cv e 27 kgfm de força é exclusivo do modelo GT. Vem sempre associado ao câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem, bem como suspensão traseira do tipo multi-link.
Novo Cerato 2022 no Brasil
A fábrica que abastece o Cerato nos Estados Unidos é a mesma que envia o sedã o Brasil, ou seja, a planta de Nuevo Léon, no México. Na prática, as novidades apresentadas por lá agora devem chegar também por aqui - provavelmente no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cancelado no Brasil, Kia Cerato GT 1.6 turbo de 204 cv chega à Argentina
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Kia K4 2025 é sedã sucessor do Cerato com design inspirado em elétricos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Kia K4 2025: sucessor do Cerato ganha projeção e terá cara de carro elétrico
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Kia K4: sucessor do Cerato terá design ousado e porte superior