Desde o final de agosto, a Triumph estava dando pistas sobre a Tiger Sport 660, sua inédita aventureira de média cilindrada que usará a mecânica da Trident 660, naked de entrada da marca e que está confirmada para o Brasil. O mistério acabou, com a apresentação oficial da moto para os mercados europeus.
O papel da Tiger Sport 660 será fundamental para a Triumph na Europa, pois o segmento das aventureiras mais acessíveis está em crescimento. Por lá, encarará modelos conhecidos, como a Yamaha Tracer 7 e a Kawasaki Versys 650. Assim como na Trident, a Tiger Sport será a moto mais barata da linha Tiger da Triumph.
Como foi visto no último teaser, a novidade usa diversos componentes da Trident, mas com diferenciais para ir bem em sua categoria. Entre eles estão a semi-carenagem frontal com duplo farol, parabrisa e balança traseira específica. A Tiger Sport provê uma postura mais ereta de condução, enquanto seu tanque é 3 litros maior (totalizando 17,2 litros) e o guidão é mais alto e largo na comparação com a naked.
As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com disco de freio duplo na dianteira (310 mm de diâmetro) e simples na traseira (255 mm), ambos fornecidos pela Nissin. O propulsor da Tiger é o mesmo da Trident. Trata-se de um três cilindros em linha com 660 cm³ e arrefecimento a líquido. Ele entrega os mesmos 81 cv de potência a 10.250 rpm e 6,52 kgfm de torque a 6.250 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades, com transmissão final feita por corrente.
A suspensão é um dos grandes diferenciais da nova Triumph Tiger Sport 660. Na dianteira, a moto usa um garfo telescópico convencional com tubos de 41 mm de diâmetro e 150 mm de curso. A traseira conta com um monoshock com regulagem de pré-carga e os mesmos 150 mm de curso. O pneu dianteiro tem medida 120/70 ZR 17, enquanto o traseiro é 180/55 ZR 17.
Com uma proposta mais acessível, o pacote de equipamentos de série da nova aventureira da Triumph é composto por iluminação completa por lâmpadas de LED, dois modos de condução (Road e Rain) freios ABS, controle de tração que pode ser desligado, para-brisa ajustável, painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT e, opcionalmente, pode receber conectividade via Bluetooth e bagageiros.
Nas medidas, a moto tem 2,07 metros de comprimento, 0,83 m de largura, 1,39 m de altura (para-brisa na posição mais alta) e 1,42 m de entre-eixos. A Triumph declara um peso em ordem de marcha de 206 kg para a nova Tiger Sport 660. Na aventureira, a altura do assento em relação ao solo é de 835 mm.
Enquanto a Triumph Trident 660 já está confirmada para o Brasil, ainda a marca ainda não se pronunciou a respeito de trazer a nova aventureira para cá. Na Europa, as entregas terão início apenas em fevereiro de 2022. Os preços da Tiger Sport na terra natal da marca, Inglaterra, partem de 8.450 libras esterlinas (R$ 63.009).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660