Nova Tornado existe... Mas é uma moto da Benelli?
Marca italiana hoje é comandada por um grupo chinês. Nova esportiva resgata nome de um clássico nacional
Quando vi esta informação, tive a mesma reação que vocês: "a Tornado vai voltar?". O nome remete a uma antiga aventureira da Honda por aqui, que foi descontinuada em 2008, sucessora da ainda mais antiga XR 200 e antecessora da atual XRE 300. Porém, a notícia que surgiu lá fora é para uma moto da Benelli.
A marca é italiana de origem e tem presença forte nos segmentos de entrada na Europa e na Asia. A empresa, porém, está sob jurisdição da chinesa Qiajiang Motors há alguns anos. Agora a Benelli anunciou a novidade para a China inicialmente, custando o equivalente a R$ 20.794. A esportiva inédita irá encarar uma concorrência de peso, como Kawasaki Ninja 250 europeia e a Yamaha MT-03.
Um dos pontos altos da novidade é o visual. Vista pela lateral, a Benelli Tornado 252R traz linhas mais fluídas e orgânicas, enquanto as rivais são mais agressivas. Na dianteira, o farol é vertical, acompanhados pelas luzes diurnas horizontais abaixo e aletas aerodinâmicas funcionais nas laterais. São três cores disponíveis: preta, vermelha e verde, todas com a porção central da carenagem pintada de prata. As duas últimas remetem à bandeira da Itália, terra natal da montadora.
Outro ponto interessante dessa nova moto é o pacote de equipamentos de série bem completo para essa categoria. A Benelli Tornado 252R traz de fábrica iluminação completa com lâmpadas de LED, freios a disco nas duas rodas (de liga leve) com ABS em ambas e embreagem assistida e deslizante, o que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha mais bruscas.
O painel de instrumentos é digital, com tela de LCD e permite conexão via Bluetooth. Outro elemento mais premium que está cada vez mais se popularizando entre as pequenas motos esportivas da Europa e da Ásia e a suspensão dianteira com garfo telescópico invertido. O equipamento traz uma dirigibilidade mais apurada.
Como o nome diz, a nova Benelli 252R não traz um motor superpoderoso. O propulsor tem dois cilindros paralelos com 249 cm³ de capacidade. Ele entrega 26 cv de potência e 2,5 kgfm de torque. Arrefecido a líquido, ele já traz quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote com acionamento por corrente.
Galeria: Benelli Tornado 252R
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:09 Semana Motor1.com: novo SUV da BYD, Chery confirma picape e mais
- 14:00 Carros elétricos são 2x mais confiáveis que os de combustão, diz estudo
- 13:00 Hunter 350 cresce 47,6% e vira a Royal Enfield mais vendida
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
Sobre este artigo
Categoria |