page ad skin

Toyota Corolla GR, rival do VW Golf GTI, ganha data de estreia

Versão esportiva sairá de fábrica com motor turbo de 260 cv e sistema de tração inteligente

Toyota Corolla GR Sport

Após idas e vindas, a chegada ao mercado da inédita versão esportiva do Toyota Corolla Hatchback finalmente tem data para acontecer. De acordo com reportagem recente da revista Forbes, a estreia do aguardado Corolla GR (rival do VW Golf GTI e companhia) acontecerá no final de 2022, com vendas logo na sequência. Até então, havia o temor de que o lançamento pudesse atrasar e acontecer apenas em 2023.

O projeto será assinado pela divisão Gazoo Racing, a mesma que projetou o elogiado Yaris GR (versão esportiva baseada no modelo europeu). Para fazer jus à sigla, o modelo passará por intensas modificações e será transformado em um verdadeiro veículo de desempenho. Sob o capô, o motor 1.6 turbo de 3 cilindros entregará 260 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. O propulsor, inclusive, é considerado um dos tricilíndricos mais potentes do mundo.

Galeria: Toyota Corolla GR - Projeção

A preparação exclusiva incluirá ainda nova suspensão, freios e conjunto de pneus retrabalhados. O sistema de tração nas quatro rodas terá distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Chama atenção ainda o fato de a Toyota fugir da eletrificação e apostar em um motor puro movido apenas a gasolina - algo cada vez mais raro no segmento.

No segmento de hatches esportivos, o Corolla GR brigará diretamente com Ford Focus ST, Hyundai i30 N e Volkswagen Golf GTI. Chegará tanto aos mercados da Europa quanto aos Estados Unidos. O lançamento no Brasil, porém, está praticamente descartado, já que a carroceria hatchback não é oferecida por aqui. Ficaremos apenas a versão GR-S, baseada no sedã e focada apenas em alterações estéticas e aprimoramentos pontuais na suspensão.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários