O Toyota Corolla pode não ser o carro mais empolgante do mundo, mas sejamos honestos e vamos admitir que os entusiastas são uma pequena parcela do mercado de automóveis. A vasta maioria dos clientes procuram por veículos confiáveis, eficientes e práticos, e o Corolla se encaixa bem nos quesitos. Com 55 anos de vida no mercado e 12 gerações, o principal carro da Toyota comemora uma marca importante.

A Toyota anuncia que já vendeu 50 milhões de unidades do Corolla desde o seu lançamento em 1966, reforçando o seu título de carro mais vendido na história. Esta quantidade está bem acima do Volkswagen Golf, que é oito anos mais novo do que o Corolla e ainda tem que chegar na marca de 40 milhões de unidades vendidas. Vale lembrar que a Toyota se refere a todos os carros que usam esse nome, o que inclui diversas carrocerias: hatchback, sedã, perua, cupê e minivan.

Toyota Corolla GR-S 2021

Lançado neste ano no Brasil e Estados Unidos, o Corolla Cross com certeza irá elevar ainda mais essa quantidade, ainda mais que a Toyota diz que vende um carro com o nome Corolla a cada 28 segundos em mais de 150 países, produzidos em 12 fábricas ao redor do mundo. A Austrália foi o primeiro mercado a receber o carro fora do Japão, quando 15 unidades do sedã de duas portas com motor 1.1 foram importadas do país nipônico em novembro de 1966.

A última geração do Toyota Corolla foi lançada em 2018, o que significa que está na hora para a fabricante iniciar os trabalhos para reestilizar o sedã, para que comece as vendas em 2022 ou 2023. Enquanto isso, ainda aparecem diversos rumores sobre uma versão esportiva feita pela Gazoo Racing, usando o mesmo motor 1.6 turbo de três cilindros do GR Yaris.

As últimas especulações dizem que o GR Corolla terá uma transmissão manual e tração integral, inicialmente na carroceria hatchback, mas a Toyota estaria planejando uma versão perua com um 2.0 eletrificado. O hatch chegaria primeiro, com estreia prevista para o início de 2022. Por aqui, o mais próximo disso que temos é o Corolla GR Sport, versão esportivada que traz apenas um visual mais agressivo e uma suspensão mais firme.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com