Qual o limite para uma fabricante falar que um carro é um SUV de acordo com o seu tamanho? A Renault, por exemplo, gosta de falar que o Kwid é o “SUV dos compactos”, por exemplo. E agora a Hyundai aposta em algo parecido com o Casper, modelo que apareceu nas primeiras fotos oficiais e é considerado um “micro-SUV”. Ele tem menos do que os 4,03 m do Venue, iniciando as vendas na Coreia do Sul ainda em 2021 antes de seguir para outros mercados.

Até o momento, só temos algumas fotos do Hyundai Capser mostrando o seu design. É diferente de todos os outros carros da empresa, por usar uma iluminação em LED bem estreita dentro de uma faixa preta logo abaixo do capô, onde também está o logo da empresa. Logo abaixo fica a grade preta, que se estende de forma a incluir os faróis redondos na peça e, dependendo da versão, ainda tem duas entradas de ar redondas (como aparece em uma das fotos). O resultado é que parece mais um carro de brinquedo do que algo real.

Galeria: Hyundai Casper 2022

Este estilo incomum continua na traseira, repetindo a faixa preta abaixo do vidro e com uma lanterna quadriculada em LED. O para-choque mais proeminente tem duas peças redondas, imitando o estilo da parte frontal. E, pela imagem, parece que terá um porta-malas extremamente pequeno, pois é possível ver os encostos dos bancos traseiros pelo vidro do bagageiro.

De fato, espera-se que seja um carro bem pequeno. Utiliza a plataforma K1 do Hyundai Santro, um subcompacto oferecido na Índia e que mede 3,61 metros de comprimento. Porém, a imprensa indiana aponta que o Casper terá 3,59 m de comprimento, 1,59 m de largura, 1,57 m de altura. Só para comparar, o Fiat Mobi tem 3,56 m, enquanto o Renault Kwid mede 3,68 m.

Hyundai Casper 2022
Hyundai Casper 2022

A única informação divulgada pela Hyundai é que o Casper terá motores 1.0, com uma unidade aspirada de 76 cv, enquanto o outro será turbo de 100 cv. Ambos utilizarão uma transmissão automática de 4 marchas. Rumores apontam que pode usar o 1.1 do Santro oferecido na Índia ou o 1.2 do Grand i10.

Por enquanto, o Hyundai Casper está confirmado somente para a Coreia do Sul, onde começará a ser vendido ainda em 2021. Porém, sua estreia na Índia está praticamente certa, desembarcando no início de 2022. Sua possível chegada em outros mercados é uma incógnita e as chances de ver este modelo no Brasil é praticamente nula.

Sem ser produzido aqui, acabaria chegando por mais do que um HB20 e a fábrica em Piracicaba (SP) não tem capacidade de produção o suficiente para adicionar um novo modelo, sem considerar que exigiria um investimento para produzir a nova plataforma.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com