O Bugatti Chiron teve uma boa quantidade de modelos derivados, mas nenhum deles é tão selvagem quanto o Bolide. Apresentado como um conceito em outubro do ano passado, era um monstro feito para correr apenas nas pistas, tem 1.850 cv e pode superar os 500 km/h. Agora chegou a vez de conhecer o esportivo em sua versão de produção.

Descrito como um hipercarro construído especialmente para o lendário motor W16 quadriturbo, o Bolide é o que acontece quando a Bugatti prepara o Chiron ao extremo. Sem ter que se preocupar com as regras para que possa rodar nas ruas, a fabricante teve total liberdade de buscar cada vantagem que pudesse para melhorar a performance da máquina.

Enquanto o Chiron "normal" pesa pouco menos que 2 toneladas, o Bolide pesa incríveis 1.450 kg, o que é cerca de 100 kg mais do que um Toyota Corolla. Infelizmente, não pode ser tão potente quanto o conceito (que tinha 1.850 cv) pois os engenheiros tiveram que mexer no motor 8.0 para que funcione com gasolina comum, ao invés de ser abastecido somente com combustível de competição de alta octanagem como no protótipo.

Isso não significa que seja fraco, pois o Bolide que será vendido ainda oferece monstruosos 1.600 cv e 163,1 kgfm de torque, a mesma força vista no Chiron Super Sport e Chiron Centodieci, com a diferença que é muito mais leve. Tem uma relação peso/potência de 0,9 kg/cv, o que deve transformar o carro em um foguete nas pistas.

A Bugatti diz que precisará de mais três anos para terminar o desenvolvimento do Bolide e que os clientes que já fizerem a reserva só receberão o carro em 2024. Serão 40 unidades, cada uma por 4 milhões de euros (cerca de R$ 24.744.000), isso antes de todos os impostos. Além de levar o esportivo para a garagem, os ricaços que adquirirem o Bolide ganharão participação "gratuita" em alguns track days da empresa, um sistema automático de extintor de incêndio e um dispositivo HANS (de suporte para a cabeça e o pescoço).

Certamente é muito dinheiro por um carro que não poderá andar em nenhuma rua pública, mas ainda assim é metade do preço de um Centodiece, enquanto o único La Voiture Noire é quase três vezes mais caro. Ainda assim, certamente encontrará diversos interessados que queiram brincar um pouco nas pistas de corrida, especialmente para enfrentar outros modelos com esta mesma filosofia.

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