Volkswagen Taos 4Motion tem vendas paralisadas nos EUA por falha
Motor está desligando sozinho quando o carro para de andar, mas só nas versões com tração integral
Lançado neste ano tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, o Volkswagen Taos tem uma estratégia bem agressiva para o mercado norte-americano por ser o SUV mais barato dos EUA. E estava indo bem nas vendas, com 4.939 unidades vendidas em junho, seu primeiro mês nas concessionárias. Só que apareceu um problema na versão com tração integral 4Motion e a fabricante acabou determinando a paralisação das vendas desta configuração.
De acordo com o site Automotive News, os primeiros clientes do Volkswagen Taos estão reclamando de um problema recorrente: o carro está desligando sozinho quando o carro para de andar. Este defeito foi relatado pelos proprietários a diversos concessionários, que por sua vez alertou a fabricante alemã.
Galeria: Volkswagen Taos 2022
Mark Gillies, porta-voz da Volkswagen USA, confirma este problema e diz que avisou as concessionárias nesta semana. Gillies ainda afirma que a Volkswagen "está seguindo o cronograma exigido pela NHTSA (agência do governo responsável pelo trânsito)." A empresa não recebeu qualquer relato de acidentes causados por este defeito.
Com os clientes reclamando, a VW diz que já está trabalhando em uma solução, mas "no momento, o reparo não está disponível." Enquanto isso, a fabricante deu uma ordem para as fabricantes para interromper as vendas do Taos com tração 4Motion.
Todas as versões do Volkswagen Taos no Estados Unidos podem receber o sistema de tração integral 4Motion por um custo a mais. Além de passar a transmitir a força para as quatro rodas, o câmbio muda da caixa automática de 8 marchas com conversor de torque para um DSG de dupla embreagem e 7 posições. Sob o capô está sempre o motor 1.5 turbo de quatro cilindros, entregando 160 cv e 25,5 kgfm.
Por enquanto, o Volkswagen Taos ainda não oferece o sistema 4Motion no Brasil. No entanto, rumores antes do lançamento do SUV diziam que a marca já considerava criar uma versão GTI, equipando o utilitário com o 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm e usando a tração integral. Desde então, nada mais foi dito sobre esta variante, o que deixa a dúvida se acabou descartada antes mesmo de iniciar o desenvolvimento ou se foi adiada por conta da falta de semicondutores.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Já andamos: novo VW Taos 2025 evolui, mas ainda falta
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto