A essa altura, ninguém fica surpreso ao ouvir a frase "eletrificação é o futuro", com tantas fabricantes anunciando que irão oferecer apenas carros com algum tipo de sistema elétrico - algumas até fazendo a transição para veículos totalmente elétricos.

E com esta transição, os carros com motores a diesel são os que devem desaparecer primeiro do mercado, principalmente após as fraudes nos índices de emissões de alguns anos atrás. Porém, ao invés de tirar o diesel de linha, a revista japonesa Best Car afirma que a Toyota estuda criar veículos com motorização diesel híbrida.

Galeria: Novo Toyota Land Cruiser 2022

A publicação explica que a Toyota planeja expandir o número de veículos híbridos o quanto antes para a próxima década. Enquanto isso não é uma surpresa, com declarações anteriores da fabricante de que terá uma versão híbrida para cada um de seus carros, a novidade seria uma opção diesel híbrida para picapes e utilitários maiores, como Hilux e SW4. A ideia seria usar este sistema em todas as vans, picapes e veículos comerciais.

A Best Car cita que a eletrificação seria usada nos motores 2.5 a 3.5 diesel híbrido. Um dos primeiros seria a nova geração do Land Cruiser Prado, com apresentação esperada para meados de 2023 e que teria uma versão 2.5 híbrida agendada para 2024, com outros modelos chegando em seguida.

No caso da Hilux e do SW4, os executivos da Toyota já comentaram diversas vezes que a próxima geração da picape média e do utilitário derivado vão contar com uma variante híbrida - que poderia até ser feita na Argentina. Com esta nova especulação, torna-se interessante a ideia de que a Hilux tenha uma eletrificação na versão híbrida, embora faça sentido também para a opção flex, ajudando-a a sobreviver às novas demandas de rendimento energético e de redução de emissões.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com