O altamente competitivo segmento das picapes tem observado alguns saltos em inovação, com as fabricantes tentando se destacar nesta categoria bem rentável. Vimos edições especiais para off-road, cabines mais luxosas e motores mais potentes para atrair os clientes. E, embora domine o mercado global com a Hilux, a Toyota está buscando novas formas para ter sucesso também nos EUA, roubando compradores da Ford, Chevrolet e Dodge. Em uma entrevista ao site CarBuzz, Sheldon Brown, engenheiro-chefe da Toyota para picapes, explicou um pouco sobre o futuro do segmento dentro da marca.

Esta entrevista não confirma que veremos uma Hilux eletrificada em breve, mas ilustra qual é o pensamento da fabricante. Brown explica que os donos de picapes valorizam o torque em baixas rotações quando decidem qual produto comprar, já que é o que precisam quando estão em uma situação mais complicada como uma estrada de barro. Em situações assim, a Toyota pode aproveitar as décadas de desenvolvimento de motorizações híbridas para melhorar suas picapes como Hilux e Tundra.

Galeria: Toyota Tundra TRD Pro 2020 - Comparação

Eletrificar a Hilux é um caminho bem diferente dos outros híbridos da Toyota, como o Corolla ou o Prius, já que ela não deve focar tanto assim na eficiência energética. Os clientes de picapes preferem capacidade off-road do que km/litro, então melhorar o rendimento é um bônus. A ideia é usar o motor elétrico para dar mais força para a picape, principalmente em baixa velocidade, pois ele entrega o torque máximo imediatamente.

Vale lembrar que já ouvimos falar da Hilux eletrificada há um tempo. Daniel Herrero, presidente da Toyota na Argentina, comentou anteriormente que a fabricante irá oferecer uma versão eletrificada de todos os seus veículos até 2030. O executivo ainda afirmou, em uma entrevista publicada em 2018, que a variante híbrida da picape média seria lançada "em dois anos" (o que significa 2020).

Uma versão híbrida da Toyota Hilux parece mesmo questão de tempo, visto que muitas outras fabricantes estão trabalhando em modelos eletrificados. A Ford já confirmou que a nova geração da F-150 terá versões elétrica e híbridas, enquanto informações divulgadas na Austrália antecipam que a nova Ranger terá uma variante V6 diesel híbrida.

Ouça nosso podcast:

 

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com