Um dos 5 mais importantes mercados da Europa, a Itália registrou mais um mês com resultado positivo nas vendas de veículos novos. Segundo a Unrae, entidade responsável pelos números oficiais, as 149.438 unidades registradas em junho representaram um avanço de 12,6% frente ao mesmo período de 2020.
Já em relação a 2019, o resultado ainda é negativo (-13,3%). Com quase 1 ponto percentual a mais do que há um ano, a Fiat (22.191) manteve uma confortável liderança sobre a Volkswagen (13.644). Única entre as 10 primeiras com números negativos (-9,5%), a Renault completou o pódio – o 1º em 2021, segundo o Best Selling Cars Blog - com menos de 400 unidades sobre a Toyota (8.716 x 8.377).
POS. |
MARCA |
JUN.21 |
% MERC. JUN.21 |
JUN.20 |
% MERC. JUN.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT |
22.191 |
14,8% |
18.589 |
14,0% |
19,4% |
2º |
VOLKSWAGEN |
13.644 |
9,1% |
11.450 |
8,6% |
19,2% |
3º |
RENAULT |
8.716 |
5,8% |
9.630 |
7,3% |
-9,5% |
4º |
TOYOTA |
8.377 |
5,6% |
7.557 |
5,7% |
10,9% |
5º |
PEUGEOT |
8.068 |
5,4% |
7.237 |
5,5% |
11,5% |
6º |
CITROËN |
7.248 |
4,9% |
5.707 |
4,3% |
27,0% |
7º |
DACIA |
6.959 |
4,7% |
6.399 |
4,8% |
8,8% |
8º |
AUDI |
6.556 |
4,4% |
5.856 |
4,4% |
12,0% |
9º |
JEEP |
6.511 |
4,4% |
5.381 |
4,1% |
21,0% |
10º |
OPEL |
6.433 |
4,3% |
4.826 |
3,6% |
33,3% |
11º |
FORD |
5.846 |
3,9% |
8.876 |
6,7% |
-34,1% |
12º |
HYUNDAI |
5.228 |
3,5% |
2.992 |
2,3% |
74,7% |
13º |
BMW |
4.891 |
3,3% |
4.637 |
3,5% |
5,5% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
4.624 |
3,1% |
5.012 |
3,8% |
-7,7% |
15º |
LANCIA |
4.333 |
2,9% |
3.508 |
2,6% |
23,5% |
16º |
KIA |
4.057 |
2,7% |
2.994 |
2,3% |
35,5% |
17º |
SUZUKI |
3.383 |
2,3% |
3.306 |
2,5% |
2,3% |
18º |
SEAT |
3.002 |
2,0% |
2.264 |
1,7% |
32,6% |
19º |
SKODA |
2.910 |
1,9% |
2.560 |
1,9% |
13,7% |
20º |
VOLVO |
2.615 |
1,7% |
1.908 |
1,4% |
37,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
149.438 |
100,0% |
132.691 |
100,0% |
12,6% |
Com sua versão híbrida correspondendo a quase 80% do total das vendas, o Fiat Panda (11.045) emplacou mais do que o dobro do 2º colocado – posição ocupada pela 1ª vez pelo Dacia Sandero (4.368), cuja nova geração tem mostrado grande potencial na maioria dos mercados europeus. Muito próximo, o Lancia Ypsilon (4.338) completou o pódio.
O Jeep Compass, com 3.671 unidades, conquistou a 4ª posição e a liderança entre os SUVs / crossovers – a Stellantis, mais uma vez, emplacou 7 modelos no top 10, com a contribuição do Fiat 500 (3.468), do Fiat 500X (3.453) e do Citroën C3 (3.261). Em baixa de 17%, o Renault Clio (3.154) foi superado pelo Captur (3.221) e ficou fora do pelotão de cima.
O mês de junho, no entanto, não foi dos melhores para Duster (1.921) e Golf (1.622). Enquanto o VW perdeu 28% de seus compradores, o SUV da Dacia registrou a maior retração entre os 30 primeiros (-36,5%). Como curiosidade, o Peugeot 208 (1.612) vendeu menos do que os irmãos maiores 2008 (2.650) e 3008 (2.049), algo incomum na maioria dos mercados.
POS. |
MODELO |
JUN.21 |
% MERC. JUN.21 |
JUN.20 |
% MERC. JUN.20 |
% VAR. 2021/2020 |
1º |
FIAT PANDA |
11.045 |
7,4% |
9.147 |
6,9% |
20,7% |
2º |
DACIA SANDERO |
4.368 |
2,9% |
3.302 |
2,5% |
32,3% |
3º |
LANCIA YPSILON |
4.338 |
2,9% |
3.508 |
2,6% |
23,7% |
4º |
JEEP COMPASS |
3.671 |
2,5% |
2.471 |
1,9% |
48,6% |
5º |
TOYOTA YARIS |
3.484 |
2,3% |
2.740 |
2,1% |
27,2% |
6º |
FIAT 500 |
3.468 |
2,3% |
2.739 |
2,1% |
26,6% |
7º |
FIAT 500X |
3.453 |
2,3% |
3.096 |
2,3% |
11,5% |
8º |
OPEL CORSA |
3.290 |
2,2% |
2.142 |
1,6% |
53,6% |
9º |
CITROËN C3 |
3.261 |
2,2% |
2.545 |
1,9% |
28,1% |
10º |
RENAULT CAPTUR |
3.221 |
2,2% |
3.154 |
2,4% |
2,1% |
11º |
RENAULT CLIO |
3.154 |
2,1% |
3.805 |
2,9% |
-17,1% |
12º |
VW T-ROC |
3.147 |
2,1% |
2.249 |
1,7% |
39,9% |
13º |
JEEP RENEGADE |
2.775 |
1,9% |
2.393 |
1,8% |
16,0% |
14º |
PEUGEOT 2008 |
2.650 |
1,8% |
1.993 |
1,5% |
33,0% |
15º |
FORD PUMA |
2.632 |
1,8% |
2.023 |
1,5% |
30,1% |
16º |
VW T-CROSS |
2.246 |
1,5% |
1.741 |
1,3% |
29,0% |
17º |
VW TIGUAN |
2.238 |
1,5% |
1.787 |
1,3% |
25,2% |
18º |
FIAT 500L |
2.084 |
1,4% |
1.843 |
1,4% |
13,1% |
19º |
PEUGEOT 3008 |
2.049 |
1,4% |
1.361 |
1,0% |
50,6% |
20º |
FIAT TIPO |
2.034 |
1,4% |
1.319 |
1,0% |
54,2% |
21º |
DACIA DUSTER |
1.921 |
1,3% |
3.024 |
2,3% |
-36,5% |
22º |
VW POLO |
1.755 |
1,2% |
1.810 |
1,4% |
-3,0% |
23º |
VOLVO XC40 |
1.753 |
1,2% |
1.020 |
0,8% |
71,9% |
24º |
BMW SÉRIE 1 |
1.733 |
1,2% |
986 |
0,7% |
75,8% |
25º |
TOYOTA AYGO |
1.711 |
1,1% |
1.823 |
1,4% |
-6,1% |
26º |
VW GOLF |
1.622 |
1,1% |
2.253 |
1,7% |
-28,0% |
27º |
PEUGEOT 208 |
1.612 |
1,1% |
2.076 |
1,6% |
-22,4% |
28º |
HYUNDAI TUCSON |
1.583 |
1,1% |
833 |
0,6% |
90,0% |
29º |
AUDI A3 |
1.489 |
1,0% |
1.481 |
1,1% |
0,5% |
30º |
CITROËN C1 |
1.390 |
0,9% |
- |
- |
- |
Observação: Números de junho/20 indisponíveis para o Citroën C1.
As vendas entre janeiro e junho no mercado italiano cresceram acima dos 50% e atingiram a marca de 884.750 veículos novos registrados. Das 20 montadoras mais bem posicionadas no ranking, somente a Renault (42.042), 7ª, avançou menos de 20% (+19%).
Fiat (138.713) e VW (76.356), assim como em 2020, foram as primeiras. Quarta no ano passado, a Peugeot (56.552) subiu uma posição. Dona da maior evolução no período (+81,1%), a Toyota saltou da 7ª para a 5ª colocação. Única premium entre as 10 primeiras, a Audi (35.922) cresceu mais do que as rivais BMW (31.001) e Mercedes (29.003).
POS. |
MARCA |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2020 |
POS. 2020 |
1º |
FIAT |
138.713 |
15,7% |
90.024 |
15,4% |
54,1% |
1º |
2º |
VOLKSWAGEN |
76.356 |
8,6% |
54.080 |
9,3% |
41,2% |
2º |
3º |
PEUGEOT |
56.552 |
6,4% |
36.169 |
6,2% |
56,4% |
4º |
4º |
FORD |
51.892 |
5,9% |
37.657 |
6,4% |
37,8% |
3º |
5º |
TOYOTA |
50.467 |
5,7% |
27.871 |
4,8% |
81,1% |
7º |
6º |
CITROËN |
45.174 |
5,1% |
28.675 |
4,9% |
57,5% |
6º |
7º |
RENAULT |
42.042 |
4,8% |
35.337 |
6,0% |
19,0% |
5º |
8º |
OPEL |
37.451 |
4,2% |
24.759 |
4,2% |
51,3% |
8º |
9º |
JEEP / DODGE |
37.400 |
4,2% |
23.109 |
4,0% |
61,8% |
9º |
10º |
AUDI |
35.922 |
4,1% |
21.848 |
3,7% |
64,4% |
11º |
11º |
DACIA |
31.113 |
3,5% |
22.159 |
3,8% |
40,4% |
10º |
12º |
BMW |
31.001 |
3,5% |
19.767 |
3,4% |
56,8% |
12º |
13º |
MERCEDES-BENZ |
29.003 |
3,3% |
19.206 |
3,3% |
51,0% |
13º |
14º |
LANCIA/CHRYSLER |
27.104 |
3,1% |
18.770 |
3,2% |
44,4% |
14º |
15º |
HYUNDAI |
24.218 |
2,7% |
13.422 |
2,3% |
80,4% |
17º |
16º |
SUZUKI |
23.481 |
2,7% |
13.469 |
2,3% |
74,3% |
16º |
17º |
KIA |
22.715 |
2,6% |
16.116 |
2,8% |
40,9% |
15º |
18º |
SKODA |
16.977 |
1,9% |
10.684 |
1,8% |
58,9% |
19º |
19º |
NISSAN |
15.169 |
1,7% |
11.527 |
2,0% |
31,6% |
18º |
20º |
SEAT |
13.738 |
1,6% |
9.187 |
1,6% |
49,5% |
20º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
ACUMULADO |
884.750 |
100,0% |
584.237 |
100,0% |
51,4% |
|
Fiat Panda (67.961) e Lancia Ypsilon (27.137) repetiram o 1-2, mas desta vez com o Fiat 500 (26.451) bem mais próximo de assumir o 2º lugar – há um ano, o modelo havia sido o 7º. Melhor estrangeiro da lista, o Toyota Yaris (23.348) saltou do 18º lugar para o 4º. Fechando o top 5, o Fiat 500X (22.916) foi o SUV mais vendido.
Melhor entre os representantes da Ford, o Puma (20.011) entrou no top 10 com um crescimento de 130%. Único no top 30 a crescer abaixo dos 10% (+7,6%), o Renault Clio (15.770) desabou da 3ª para a 14ª colocação. 2021 também não está sendo dos melhores para o Dacia Duster (13.752), que recuou 9 posições no semestre.
POS. |
MODELO |
1º SEM.21 |
% MERCADO 2021 |
1º SEM.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2020 |
POS. 2020 |
1º |
FIAT PANDA |
67.961 |
7,7% |
46.290 |
7,9% |
46,8% |
1º |
2º |
LANCIA YPSILON |
27.137 |
3,1% |
18.771 |
3,2% |
44,6% |
2º |
3º |
FIAT 500 |
26.451 |
3,0% |
11.735 |
2,0% |
125,4% |
7º |
4º |
TOYOTA YARIS |
23.348 |
2,6% |
9.446 |
1,6% |
147,2% |
18º |
5º |
FIAT 500X |
22.916 |
2,6% |
13.244 |
2,3% |
73,0% |
4º |
6º |
JEEP RENEGADE |
22.034 |
2,5% |
12.150 |
2,1% |
81,3% |
6º |
7º |
CITROËN C3 |
21.217 |
2,4% |
12.291 |
2,1% |
72,6% |
5º |
8º |
FORD PUMA |
20.011 |
2,3% |
8.700 |
1,5% |
130,0% |
21º |
9º |
OPEL CORSA |
18.754 |
2,1% |
11.024 |
1,9% |
70,1% |
10º |
10º |
VW T-ROC |
17.911 |
2,0% |
11.100 |
1,9% |
61,4% |
9º |
11º |
DACIA SANDERO |
16.566 |
1,9% |
10.359 |
1,8% |
59,9% |
13º |
12º |
PEUGEOT 2008 |
16.316 |
1,8% |
6.605 |
1,1% |
147,0% |
28º |
13º |
PEUGEOT 208 |
16.022 |
1,8% |
10.521 |
1,8% |
52,3% |
11º |
14º |
RENAULT CLIO |
15.770 |
1,8% |
14.651 |
2,5% |
7,6% |
3º |
15º |
JEEP COMPASS |
15.226 |
1,7% |
9.975 |
1,7% |
52,6% |
15º |
16º |
RENAULT CAPTUR |
14.968 |
1,7% |
9.494 |
1,6% |
57,7% |
17º |
17º |
DACIA DUSTER |
13.752 |
1,6% |
11.191 |
1,9% |
22,9% |
8º |
18º |
VW T-CROSS |
13.585 |
1,5% |
10.126 |
1,7% |
34,2% |
14º |
19º |
PEUGEOT 3008 |
13.095 |
1,5% |
9.185 |
1,6% |
42,6% |
20º |
20º |
VW TIGUAN |
11.845 |
1,3% |
7.486 |
1,3% |
58,2% |
25º |
21º |
VW POLO |
11.483 |
1,3% |
10.364 |
1,8% |
10,8% |
12º |
22º |
FIAT TIPO |
10.985 |
1,2% |
8.265 |
1,4% |
32,9% |
22º |
23º |
FORD FIESTA |
10.568 |
1,2% |
9.602 |
1,6% |
10,1% |
16º |
24º |
FIAT 500L |
10.464 |
1,2% |
9.287 |
1,6% |
12,7% |
19º |
25º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
10.264 |
1,2% |
6.589 |
1,1% |
55,8% |
29º |
26º |
VW GOLF |
9.864 |
1,1% |
7.003 |
1,2% |
40,9% |
27º |
27º |
OPEL CROSSLAND X |
9.657 |
1,1% |
7.769 |
1,3% |
24,3% |
24º |
28º |
TOYOTA AYGO |
9.190 |
1,0% |
6.108 |
1,0% |
50,5% |
30º |
29º |
FORD KUGA |
8.890 |
1,0% |
- |
- |
- |
- |
30º |
HYUNDAI TUCSON |
8.795 |
1,0% |
- |
- |
- |
- |
Observação: Números do 1º semestre/20 indisponíveis para o Ford Kuga e para o Hyundai Tucson.
Fontes: Unrae / Best Selling Cars Blog
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero