Novo Jeep Grand Cherokee L 2022 é flagrado no Brasil
SUV de luxo tem sete lugares e mais de 5 metros de comprimento; lançamento é previsto para 2022
Revelado mundialmente em janeiro deste ano, o Jeep Grand Cherokee L ganhou refinamento e maior porte em sua 5ª geração. Agora o SUV norte-americano foi flagrado no Brasil totalmente sem disfarces, o que nos leva a acreditar que seu lançamento pode estar mais próximo do que imaginamos - embora a fabricante tenha confirmado seu lançamento para o país em 2022.
O flagra do novo Jeep Grande Cherokee L foi feito pelo jornalista Raimundo Couto, do site O Tempo. As fotos do grande utilitário foram feitas em Belo Horizonte e mostram o SUV por completo, visual que aliás antecipa muito do que deveremos ver no futuro Commander – que será posicionado abaixo do Grand Cherokee. Em comum, ambos terão a capacidade para levar sete passageiros, embora no Cherokee isso seja feito com ainda mais luxo.
Galeria: Jeep Grand Cherokee L 2022 - flagra Brasil
Para se ter noção, a nova geração do Grand Cherokee L tem um porte ainda maior que a anterior (não à toa ganhou um L no nome, de "Long Wheel Base"): tem 5,20 metros de comprimento, 1,81 m de altura e 1,96 m de largura, enquanto a distância entre-eixos fica em 3,09 metros. Para efeito de comparação, o Grand Cherokee da geração antiga mede 4,82 m de comprimento e tem 2,91 m de entre-eixos. A nova geração do SUV de luxo é ainda maior que o Commander, que deverá ter comprimento na casa dos 4,70 metros (contra 4,40 m do Compass), ou seja, o Grand Cherokee provavelmente será 50 cm mais longo.
Visualmente, o novo Grand Cherokee ficou mais esguio, com destaque para os faróis mais afilados com luzes diurnas de LEDs integradas, embora a tradicional grade com suas sete barras verticais ainda esteja presente – apesar de serem mais curtas. Um vinco atravessa toda a lateral e conecta os faróis as lanternas, essas também mais finas. Embora não tenhamos fotos internas do modelo flagrado em solo nacional, certamente as novidades serão as mesmas do modelo dos EUA, à exemplo do revestimento em couro (há uma opção com couro Palermo feito à mão), acabamento em madeira e metal, volante redesenhado e multimídia com tela de 10,4 polegadas.
Quando for lançado no Brasil em 2022, o novo Grand Cherokee deverá contar com equipamentos como Apple CarPlay e Android Auto sem fio, acesso Wi-Fi 4G LTE, controle de cruzeiro adaptativo, visão noturna e detecção de sinais de trânsito. O SUV deverá contar por aqui também com nada menos que 12 portas USB-A e USB-C espalhadas por toda a cabine, além de sistema de som de alto desempenho com 19 alto-falantes e teto solar duplo.
Já vendido nos Estados Unidos, o Grand Cherokee L conta duas opções de motores: um V6 3.6 aspirado de 294 cv e 35,5 kgfm de torque e um V8 5.7 Hemi com 362 cv e 53,9 kgfm, ambos sempre com câmbio automático de 8 marchas. Para honrar o DNA off-road da marca, o SUV de luxo conta com tração 4x4 dotada de seletor de modos de terreno em cinco níveis (Auto, Sport, Rock, Snow e Mud/Sand).
Resta saber por quanto chegará o novo Grand Cherokee L no Brasil no ano que vem, já que a geração atual é encontrada nas concessionárias por R$ 496.900 na versão 80 anos. Mas a aposta é que o valor deverá superar a casa dos R$ 500 mil, principalmente se levarmos em consideração que o novo modelo é maior e bem mais equipado que o atual.
Nos EUA, o Grand Cherokee é comercializado em seis versões, com preços que variam entre US$ 38.635 e US$ 64.235 – o que em uma conversão direta sem impostos dá R$ 200.052 e R$ 332.608, respectivamente, na cotação atual. Seus rivais no Brasil serão os modelos Audi Q7, Volvo XC90, BMW X7 e Mercedes-Benz GLS.
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste Jeep Grand Cherokee 4xe: Para o futuro com muito do passado