Com nome confirmado há exatamente um mês, o novo Jeep Commander foi flagrado mais uma vez rodando pelas ruas. Dessa vez o registro foi feito na cidade de Gravatá, em Pernambuco. As novas imagens mostram a dianteira e a traseira do SUV com menos camuflagem, que ficará posicionado acima do Compass e contará com maior porte e espaço para até 7 passageiros.

Enviadas pelo leitor Marcio Henrik, as fotos revelam um pouco mais do desenho do inédito SUV de 7 lugares que, segundo a Jeep, será o mais moderno produzido aqui no Brasil na fábrica de Goiana (PE). As imagens revelam que a dianteira do Commander terá a clássica grade dividida, com sete barras verticais que, aparentemente, não serão tão compridas em favor de um estilo mais afilado e integrado aos faróis. E por falar no conjunto óptico, eles contam com as setas posicionadas na parte superior dos faróis (lugar que no Compass são as luzes DRL), como uma das fotos mostra.

Galeria: Jeep Commander 2022 - Flagras

Já na porção inferior do para-choque, é possível notar a presença dos faróis de neblina e entradas de ar com desenhos de retângulos preenchendo o espaço. Por ali dá para visualizar também um sensor na parte central, que certamente adianta o generoso pacote tecnológico que incluirá piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas e assistente automático de estacionamento.

Quando conferimos a traseira, o novo Commander terá lanternas logo abaixo do vidro traseiro, com design que provavelmente será parecido ao da nova geração do Grand Cherokee. Aliás, no geral o novo SUV de 7 lugares da Jeep beberá bastante na fonte do irmão maior. Ainda na traseira, a placa ficará posicionada na tampa do porta-malas, que terá um recorte com vincos região superior.

Baseado na mesma plataforma de Jeep Compass e Renegade, bem como a Fiat Toro, o novo Commander trará as principais alterações na parte traseira, onde será esticado para vir com a terceira fileira de bancos – que poderá ser alocada no assoalho para quando não estiver sendo usada ou mesmo para ampliar o espaço do porta-malas já grande. Tanto as portas como as janelas laterais serão maiores que o do Compass, o que reforça o maior porte em relação ao SUV médio. 

Jeep Commander 2022 - Flagras

Por dentro, é esperado que a cabine venha com o mesmo desenho horizontal do Compass, mas possivelmente com alguns detalhes de acabamento mais refinados. O painel 100% digital com tela de 10,25 polegadas, sistema multimídia com tela flutuante de 10,1” (com espelhamento sem fios para Android Auto e Apple CarPlay) e até internet 4G com Wi-Fi nativo certamente estarão entre os equipamentos de série. No mais, o espaço interno promete ser referência na categoria, idem para o porta-malas.

Debaixo do capô, a motorização deverá ser a 1.3 turboflex de 185 cv e a 2.0 turbodiesel, esse último com um provável aumento de potência e torque para lidar melhor com o peso extra, assim chegando próximo dos 200 cv. A transmissão seguirá o que temos no Compass com o automático de 6 marchas e tração dianteira e o automático de 9 marchas com tração integral automática.

Resta saber se o motor turbodiesel receberá mesmo um sistema híbrido-leve, como anunciado pelo site Autocar India neste mês. Atrelado ao motor 2.0 turbodiesel, o sistema híbrido-leve de 48 volts atuaria principalmente durante as arrancadas do SUV, reduzindo ainda o consumo de combustível e o índice de emissões de poluentes. Será a primeira vez que este propulsor, bastante usado nos veículos da Stellantis, ganhará hibridização. Num segundo momento, a tecnologia seria adotada pelas outras marcas do grupo.

Desenvolvido em grande parte pela divisão brasileira da Jeep, o Commander terá inicialmente produção concentrada na fábrica pernambucana de Goiana. As unidades feitas no Brasil vão ser exportadas para os países vizinhos da América Latina e também para a Índia. Segundo a Jeep, o Commander será o SUV mais moderno e tecnológico desenvolvido e fabricado no Brasil. A previsão é que ele faça sua estreia no final deste ano, no último bimestre.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com