O Toyota Land Cruiser está longe do Brasil desde 2009, quando a venda da versão Prado foi encerrada, mas o utilitário sempre teve uma reputação enorme no resto do mundo. O novo LC300 já tem mais de 22 mil pedidos feitos no Japão, onde a fabricante teve que tomar uma atitude estranha e proibir os clientes de revenderem o veículo.

De acordo com o site Creative Trends, os compradores do novo Toyota Land Cruiser L300 precisam assinar um documento e concordar que não revenderão o utilitário. Os clientes teriam que ficar com o veículo por 12 meses após recebê-lo e, se quebrar este contrato, não poderá comprar outro carro da Toyota. Não está claro quanto tempo este banimento dura, mas parece que haverá repercussões sérias.

E o que levou a fabricante a tomar uma medida tão drástica? Há diversas razões para isso. Obviamente, a Toyota quer evitar que os compradores repassem o SUV para lucrar em cima da alta demanda pelo Land Cruiser em algumas regiões. A marca também está fazendo o possível para ter o veículo em unidades o suficiente para quem realmente quer tê-lo na garagem, impondo o limite de apenas um carro por cliente.

Existem mais motivo para isso, pois a Toyota está com medo de que, sem um contrato assinado, algumas unidades do Land Cruiser podem parar nas mãos erradas. A marca japonesa até mesmo diz que "há um risco de violar as leis de comércio internacionais e, dependendo do destino da exportação, pode levar a problemas séries que ameaçam a segurança global."

O Creative Trends reporta que até mesmo as concessionárias que venderem um carro que acabar revendido pelo cliente pode enfrentar problemas, com a Toyota impedindo que elas encomendem novas unidades do Land Cruiser por um tempo. A publicação japonesa adiciona: "Há um risco que diversas medidas sejam tomadas, como cobrar uma multa e processar a concessionária e o cliente."

Lendo entre as linhas, a Toyota está preocupada que o novo Land Cruiser possa ser usado por grupos terroristas, como foi o caso das gerações antigas do SUV, assim como a picape Hilux. Por isso, aqueles que reservarem o LC300 precisam confirmar que não comprarão o veículo para "exportar" ou "para revender".

Infelizmente, as chances de ver o novo Toyota Land Cruiser no Brasil são praticamente nulas. Com o SW4 custando R$ 359.790 na versão SRX com motor 2.8 diesel, e com a possibilidade da variante Diamond voltar às lojas, a fabricante não deve apostar em um utilitário ainda mais caro.

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