Flagra: Jeep Compass 2022 pode ganhar versão híbrida-leve

Flagrado nos EUA, SUV pode ganhar versão híbrida com sistema de 48 volts

Jeep Compass Hybrid Front View Spy Photo Jeep Compass Hybrid Front View Spy Photo

Revelado mundialmente na China em novembro de 2020, o Jeep Compass é sucesso em boa parte dos mercados em que é vendido, sendo líder do segmento no Brasil. Recentemente apresentado no Salão de Chicago nos Estados Unidos, recebeu as mesmas novidades que já conhecíamos desde abril. No entanto, parece que o SUV médio pode estrear um motor híbrido-leve em breve.

O Jeep Compass 2022 que aparece nas fotos foi flagrado nos EUA em um caminhão cegonha e à primeira vista não parece trazer nada de novo. Mas se você for observar com mais atenção, vai notar que há adesivo indicando alta voltagem no para-brisa, que indica que o SUV conta com algum tipo de sistema elétrico. Tem também um emblema na tampa do porta-malas, no lado esquerdo, que está coberto por um plástico branco. Qual será o segredo?

De primeira, poderíamos apostar na versão Compass 4xe, designação que indica as versões híbridas plug-in da marca americana, no qual atualmente está disponível para modelos emblemáticos como o tradicional jipão Wrangler e o SUV compacto Renegade. De contrapartida, podemos descartar essa possibilidade porque não há nenhuma tampa de acesso para uma tomada no utilitário, que dispõe somente do bocal de acesso para encher o tanque de combustível.

Então a única opção possível, caso não seja um híbrido tradicional, é que o Compass flagrado pode se tratar de uma versão equipada com sistema híbrido-leve. E de acordo com fontes do Motor1.com Estados Unidos, a Stellantis trabalha em soluções híbridas adaptáveis aos motores atuais do grupo. É por isso que apostamos que o novo Compass pode receber um sistema híbrido-leve de 48 volts.

O mais provável motor que receberá esse sistema híbrido-leve é o recém-lançado 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, que estreou aqui no Brasil no Compass e que deve chegar ao Renegade em 2022. O motor a combustão seria o motor principal, com o pequeno motor elétrico sendo integrado a transmissão do carro.

A novidade também permitiria que o Compass híbrido-leve rode em modo somente elétrico em velocidades de até 128 km/h (desde que haja energia na bateria, claro), embora não seja comum que sistemas híbridos de 48 volts operem sozinhos. Normalmente, eles apenas dão uma força extra em situações de acelerações e retomadas, ajudando também na redução de consumo de combustível.

Nos Estados Unidos o novo Jeep Compass curiosamente ainda não traz o nosso 1.3 turbo, mas sim um 2.4 aspirado de 177 cv e 23,7 kgfm de torque. Por enquanto, o SUV é vendido por lá com com câmbio automático de 6 ou 9 marchas – com este último sendo exclusivo das versões com tração 4x4.

Ainda não está claro se o motor híbrido-leve será restrito para as versões mais caras ou se será uma novidade para a toda a linha – o que seria estranho, já que o Compass 2022 acabou de ser apresentado nos EUA. É provável que o SUV fotografado seja uma inédita versão, que possivelmente pode se estender para toda a gama do Compass com o passar do tempo. Por fim, o Compass híbrido-leve deve ser anunciado até o final deste ano, pois a unidade flagrada já parece estar pronta para ir para as ruas.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com