Revelado mundialmente na China em novembro de 2020, o Jeep Compass é sucesso em boa parte dos mercados em que é vendido, sendo líder do segmento no Brasil. Recentemente apresentado no Salão de Chicago nos Estados Unidos, recebeu as mesmas novidades que já conhecíamos desde abril. No entanto, parece que o SUV médio pode estrear um motor híbrido-leve em breve.

O Jeep Compass 2022 que aparece nas fotos foi flagrado nos EUA em um caminhão cegonha e à primeira vista não parece trazer nada de novo. Mas se você for observar com mais atenção, vai notar que há adesivo indicando alta voltagem no para-brisa, que indica que o SUV conta com algum tipo de sistema elétrico. Tem também um emblema na tampa do porta-malas, no lado esquerdo, que está coberto por um plástico branco. Qual será o segredo?

Galeria: Jeep Compass 2022 híbrido-leve - flagra EUA

De primeira, poderíamos apostar na versão Compass 4xe, designação que indica as versões híbridas plug-in da marca americana, no qual atualmente está disponível para modelos emblemáticos como o tradicional jipão Wrangler e o SUV compacto Renegade. De contrapartida, podemos descartar essa possibilidade porque não há nenhuma tampa de acesso para uma tomada no utilitário, que dispõe somente do bocal de acesso para encher o tanque de combustível.

Então a única opção possível, caso não seja um híbrido tradicional, é que o Compass flagrado pode se tratar de uma versão equipada com sistema híbrido-leve. E de acordo com fontes do Motor1.com Estados Unidos, a Stellantis trabalha em soluções híbridas adaptáveis aos motores atuais do grupo. É por isso que apostamos que o novo Compass pode receber um sistema híbrido-leve de 48 volts.

Jeep Compass Hybrid Retroview Spy Photo

O mais provável motor que receberá esse sistema híbrido-leve é o recém-lançado 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, que estreou aqui no Brasil no Compass e que deve chegar ao Renegade em 2022. O motor a combustão seria o motor principal, com o pequeno motor elétrico sendo integrado a transmissão do carro.

A novidade também permitiria que o Compass híbrido-leve rode em modo somente elétrico em velocidades de até 128 km/h (desde que haja energia na bateria, claro), embora não seja comum que sistemas híbridos de 48 volts operem sozinhos. Normalmente, eles apenas dão uma força extra em situações de acelerações e retomadas, ajudando também na redução de consumo de combustível.

Nos Estados Unidos o novo Jeep Compass curiosamente ainda não traz o nosso 1.3 turbo, mas sim um 2.4 aspirado de 177 cv e 23,7 kgfm de torque. Por enquanto, o SUV é vendido por lá com com câmbio automático de 6 ou 9 marchas – com este último sendo exclusivo das versões com tração 4x4.

Ainda não está claro se o motor híbrido-leve será restrito para as versões mais caras ou se será uma novidade para a toda a linha – o que seria estranho, já que o Compass 2022 acabou de ser apresentado nos EUA. É provável que o SUV fotografado seja uma inédita versão, que possivelmente pode se estender para toda a gama do Compass com o passar do tempo. Por fim, o Compass híbrido-leve deve ser anunciado até o final deste ano, pois a unidade flagrada já parece estar pronta para ir para as ruas.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com