Caoa vence disputa com Hyundai e mantém representação no Brasil
Por mais 10 anos, grupo brasileiro terá direito de produzir e comercializar veículos sul-coreanos
Decisão proferida por tribunal de arbitragem em Frankfurt, na Alemanha, mantém o direito do grupo Caoa de produzir e importar com exclusividade veículos da Hyundai por mais 10 anos no Brasil. Desde 2018, as empresas travavam uma disputa judicial quanto à manutenção da parceria que vigora desde 2008. O contrato durou 10 anos e seria renovado automaticamente por mais 10, como previsto em cláusula, mas a Hyundai decidiu romper.
A Caoa, então, entrou com processo para garantir a renovação, alegando cumprimento total ao contrato e contestando a decisão unilateral da gigante sul-coreana. Há pelo menos 3 anos, a empresa vinha mantendo a representação por meio de liminares. Agora, a decisão tomada pela justiça encerra a disputa e garante estabilidade para a Caoa realizar investimentos (incluindo lançamento de novos modelos, como a nova geração do Tucson).
Atualmente, a empresa importa oficialmente os modelos Azera e Santa Fe, além de produzir localmente na fábrica de Anápolis (GO) os SUVs ix35 e New Tucson e os caminhões HR e HD78. Anos atrás, outros modelos importantes também fizeram parte do portfólio, como i30, Elantra, Sonata e o polêmico Veloster. Atualmente, a Caoa é a maior distribuidora de veículos Hyundai no Brasil.
Antes do contrato atual, que vigora desde 2008, a empresa já mantinha relação com os sul-coreanos desde 1999. Desde então, mais de 1 milhão de veículos Hyundai foram vendidos no Brasil em mais de 20 anos de atuação conjunta. Além disso, a Caoa mantém parcerias com outras marcas, como a chinesa Chery (inclusive com produção de veículos também em Anápolis) e a Ford (concessionárias e distribuição).
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: O Globo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro