Justiça concede liminar para Caoa renovar contrato com a Hyundai
Empresa coreana não justificou motivos para a não renovação
A Caoa pode comemorar, ou ao menos respirar mais aliviada. O juiz Eduardo Palma Pellegrinelli concedeu a liminar que obriga a renovação do contrato entre a empresa brasileira e a coreana Hyundai Motor Company. O contrato assinado em 01 de maio de 2008 tem validade de 10 anos, com renovação automática para mais 10. Mas a Hyundai não se interessou em tal renovação.
A Caoa entrou com processo contra a Hyundai Motor Company para garantir a renovação deste contrato. Hoje detentora da venda de importados e dos modelos produzidos em Anápolis (GO), Tucson, New Tucson, Ix35 e HR, a Caoa quer, com isso, garantir seus direitos até o julgamento do processo na Alemanha, como indicado no contrato inicial. A liminar foi concedida, principalmente, pelas perdas financeiras que podem ser geradas para a Caoa até o julgamento definitivo.
Este contrato permanecerá em vigor de 1º de maio de 2008 a 30 de abril de 2018, salvo se anteriormente rescindido ou se renovado de acordo com os termos e condições aqui estabelecidos.Este contrato não será necessariamente renovado por período adicional de 10 anos e nos mesmos termos e condições aqui estabelecidos, na ocorrência dos dois eventos descritos abaixo;1) se este contrato não for rescindido pela HMC em virtude do descumprimento, pela Distribuidora, de suas obrigações estabelecidas neste Contrato antes da data de término deste Contrato, e 2) se a Distribuidora cumprir suas obrigações estabelecidas nas sub-cláusulas 8.02 e 8.03 durante toda a vigência deste Contrato"
Segundo a Caoa, todas as cláusulas do contrato, inclusive sobre os números de vendas e cotas anuais, teriam sido cumpridas. Anexada no processo, a carta da HMC para a Caoa deixava claro que eles estão disponíveis para a renegociação conforme o aplicado ao redor do mundo, com aumento do prazo do contrato em até três meses antes da assinatura de um novo.
No processo, a Caoa contesta que a Hyundai simplesmente apresenta não-interesse na renovação, não deixando claras as clausulas que teriam sido quebradas para não acontecer a renovação automática. Com isso, a liminar foi concedida a Caoa, que agora se prepara para o julgamento na Alemanha.
Processo: https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.foro=100&processo.codigo=2S000UVMA0000
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiro BYD criado no Brasil, Mako depende de avanço na fábrica para chegar ao mercado
Adeus, Oroch: Renault confirma fim da produção da picape após 11 anos
Após um ano montando carros no Brasil, fábrica da BYD vai ganhar soldagem e pintura
BAIC Arcfox T1: dirigimos o elétrico chinês de R$ 129.900 no Brasil
Prometido para 2026, BYD Song Plus nacional não tem data para chegar
Designer do Lamborghini Gallardo retorna com nova visão após quase 30 anos
ZF dá cérebro novo a câmbio de caminhão que prevê subidas e se protege de hackers