O Volkswagen Passat Limited Edition 2022 é o modelo que comemora o fim da fabricação do sedã nos Estados Unidos. Para a despedida, a VW adicionou alguns toques de classe a este modelo especial e estão construindo apenas 1.973 unidades, uma referência ao ano do lançamento original do veículo na Alemanha.
A Volkswagen está construindo 411 exemplares em Aurora Red Metallic com interior Titan Black. Este número é o código de produção do veículo original do Passat.
Além disso, serão 423 modelos Racing Green Metallic com cabine Mauro Brown. A VW fabrica o American Passat em Chattanooga, Tennessee, e 423 é o número do código de área da região. Também está fabricando 524 unidades na cor Pure White e Mauro Brown no interior. Isso se refere à inauguração da fábrica de Chattanooga, em 24 de maio de 2011.
Finalmente, há 615 exemplares em Cinza Platina Metálico com interior em Preto Titan. O número representa seis gerações de Passats importados na América, um feito nos Estados Unidos, e cinco décadas de vendas nos Estados Unidos.
Além dessas combinações de cores, todas as versões da edição limitada do Passat têm rodas de 18 polegadas com um design de 15 raios, capas de espelho pretas, espelhos laterais dobráveis e faróis de LED. No interior, o emblema "1 de 1973" aparece de um lado das placas do assento e "Chattanooga 2011" do outro lado. Tapetes especiais na parte inferior dos porta-copos mostram um mapa aéreo de Chattanooga e um desenho da fábrica vista de cima.
Todas as edições têm bancos esportivos confortáveis com couro Vienna perfurado, memória do banco do motorista e banco do passageiro com ajuste elétrico. Ambas as filas de assentos são aquecidas. Assistente de navegação, um estéreo Fender e assistência de estacionamento frontal e traseira também são itens padrão de série.
O Passat Limited Edition terá preço inicial de US$ 30.295 (convertido para R$ 160.166 na cotação atual). As 411 unidades do Aurora Red Metallic terão um custo adicional de US$ 395, ficando em US$ 30.690 (ou R$ 162.254).
A VW lançou o Passat na Europa em 1973 e o introduziu nos Estados Unidos em 1974 com o nome de modelo Dasher. A empresa deu o nome de Quantum para a versão de segunda geração nos Estados Unidos. O veículo não recebeu o nome Passat no país até 1990. Em 2011, a VW decidiu construir uma versão específica do mercado dos EUA do Passat que era maior do que sua contraparte europeia e que usava a plataforma do primeiro Tiguan, enquanto o europeu adotou a arquitetura MQB do Golf nos anos seguintes.
Enquanto o Passat desaparece dos EUA, tudo indica que sua carreira na Europa também será afetada. A próxima geração está confirmada, apostando em uma versão híbrida plug-in. No entanto, a carroceria sedã deve ser abandonada, sendo vendido somente na versão perua Variant. Já no Brasil, o Passat teve suas vendas encerradas em agosto do ano passado e não deve retornar.
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Fonte: Volkswagen
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