Novo Volkswagen Passat 2023 não terá versão sedã na Europa
Os dias de glória realmente acabaram, e a nova versão deve vir como hatchback para os europeus
Os dias de glória do Volkswagen Passat acabaram há muito tempo com o crescimento dos SUVs e crossovers, o que impactou a demanda pelos sedãs, principalmente os médios e grandes. Primo do Audi A4, o Passat deixou de ser vendido no Brasil em agosto de 2020 e acredita-se que sua vida na Europa também está perto do fim. O sedã só irá sobreviver na China, onde será reestilizado.
Foi recentemente divulgado pela plataforma Auto Express que o Passat da próxima geração virá com um conjunto híbrido plug-in com 100 km de autonomia no modo puramente elétrico. De acordo com o portal britânico, a Volkswagen está de fato extinguindo o Passat sedã, reformulando o novo modelo para vir exclusivamente como uma station wagon. Há outros relatos que já apontam uma nova versão com uma traseira mais encurtada, mas vale lembrar que a VW já sem em seu portfólio o belo Arteon.
Galeria: Volkswagen Passat 2019 (Europa)
Acredita-se que a nova geração do Passat terá uma distância entre eixos mais longa do que o modelo atual europeu, oferecendo maior espaço para as pernas e no porta-malas. O carro deve manter a plataforma MQB e ainda oferecer um motor turbodiesel 2.0 e tração nas quatro rodas nas versões mais caras. Não está claro se será oferecida uma versão exclusivamente a gasolina ou apenas como parte de uma configuração de PHEV, assim como não deve haver um Passat puramente elétrico, pois esta missão foi atribuído à versão de produção do ID. Space Vizzion.
Outra mudança importante é que o Passat deixará de ser um "carro alemão". A VW Europa já confirmou que o novo Passat chega em 2023 feito na fábrica de Bratislava, na Eslováquia, ao invés da fábrica de Emden, na Alemanha, onde o modelo da geração atual é produzido. Ele será construído ao lado do próximo Superb.
O Grupo VW não terá que se preocupar com o rival Mondeo por muito mais tempo, já que a Ford também pretende descontinuar a fabricação do sedã médio e sua dupla de peruas em março de 2022. Por outro lado, a Stellantis está provavelmente preparando um substituto para o Opel/Vauxhall Insignia, o que acreditamos que será mecanicamente semelhante ao Peugeot 508.
Fonte: Auto Express
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Esquecido na Europa, Volkswagen Passat ganha nova geração só na China
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Cancelado no resto do mundo, VW Passat segue vivo na China
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
VW Passat faz 50 anos: veja a história do carro que foi sucesso no Brasil