Após o hatch ID.3, o crossover ID.4 e o próximo crossover cupê ID.5, a Volkswagen agora está trabalhando em uma versão de produção de seu sedã conceito ID Vizzion com o objetivo de colocar o veículo elétrico à venda em 2023. Os engenheiros estão desenvolvendo o modelo sob o codinome Aero-B, de acordo com o Automotive News Europe.

Os engenheiros da marca alemã pretendem que a versão de produção do Vizzion use uma bateria de 84 kWh para oferecer uma autonomia expressiva de 700 quilômetros no padrão WLTP. Além disso, o carregamento de 200 kWh permitiria ao veículo recuperar nada menos que 230 quilômetros em 10 minutos em uma estação de carregamento rápido DC.

Galeria: VW I.D. Vizzion concept

A VW pretende oferecer trens de força com tração traseira e integral no sedã elétrico. A versão AWD supostamente seria capaz de atingir 100 km/h em 5,6 segundos, de acordo com o Automotive News Europe. A versão com tração traseira aumentaria esse tempo para 8,5 segundos.

Enquanto esperamos que o modelo de produção seja semelhante ao conceito Vizzion, a equipe está colocando uma grande ênfase em esculpir a carroceria para máxima eficiência aerodinâmica. Espere um baixo coeficiente de arrasto e uma área de seção transversal frontal mínima para que isso seja possível. 

O conceito Vizzion estreou no Salão Automóvel de Genebra de 2018. Na época, a VW o imaginou usando uma bateria de 111 kWh com um alcance 665 quilômetros. Por causa da eficiência de espaço de um trem de força elétrico, havia uma grande cabine com quatro cadeiras. Em 2019, a empresa expandiu as coisas mostrando o conceito da perua ID Space Vizzion que era basicamente o mesmo carro, exceto por um teto esticado.

Ainda de acordo com a matéria, a VW pretende que o possível ID.6 eventualmente substitua o Passat e o Arteon em sua linha europeia. O Passat Variant permaneceria disponível por lá, mas os compradores com preferência por elétricos teriam à disposição a versão de produção do belo ID Space Vizzion.