Vendas diretas: Jeep Renegade lidera top 5 da Stellantis em junho
Fiat Strada é a 1ª entre as picapes, seguida por VW Saveiro e Toro
Com leve retração em relação a maio, as vendas diretas corresponderam a 44,45% dos 169.589 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em junho. Líder pelo 10º mês seguido, a Fiat (38,56%) desta vez teve a companhia da Jeep (13,11%) na 2ª posição, respondendo juntas por mais da metade dos registros. Volkswagen (13,01%), Renault (8,80%) e Chevrolet (7,00%) vieram na sequência.
Entre os automóveis, o Jeep Renegade (5.772) chegou à 6ª liderança nos últimos 7 meses – a exceção foi em março, quando o VW Gol (2.775, 6º) foi o nº 1 – com quase 77% de seus registros fora do varejo. Bem próximo do vice-líder Fiat Argo (4.670), o Fiat Cronos (4.454) garantiu o 3º lugar e a liderança entre os sedãs. Com o Fiat Mobi (4.337) em 4º e o Jeep Compass (4.102) em 5º, o Grupo Stellantis emplacou todos os 5 primeiros colocados.
E ficou perto de garantir os 6 primeiros, já que o Fiat Uno (2.597) ficou bem próximo do Gol. Tradicionalmente forte no varejo, o Renault Kwid (2.145, 8º) desta vez também foi bem nas vendas diretas. Outro destaque de junho foi o Citroën C4 Cactus (1.815) em 9º, com quase 500 unidades de vantagem sobre um VW Voyage (1.369) que por muito pouco não foi superado pelo Peugeot 208 (1.346), que teve mais de ¾ de suas vendas na modalidade.
A marca do leão ainda emplacou o 2008 (672) em 20º, próximo do Hyundai Creta (720), nº 1 no varejo. Ainda com produção paralisada, o Chevrolet Onix (359) ficou atrás até mesmo do estreante VW Taos (392). E foi o veterano VW Fox (88) o modelo menos dependente, com apenas 5,42% de seus emplacamentos. Já o Uno e o luxuoso Audi Q5 (148), ambos com os mesmos 98,67%, foram os mais dependentes.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN. 21 |
1º |
JEEP RENEGADE |
5.772 |
76,92% |
7.504 |
2º |
FIAT ARGO |
4.670 |
49,78% |
9.382 |
3º |
FIAT CRONOS |
4.454 |
82,42% |
5.404 |
4º |
FIAT MOBI |
4.337 |
57,60% |
7.529 |
5º |
JEEP COMPASS |
4.102 |
67,85% |
6.046 |
6º |
VW GOL |
2.775 |
58,52% |
4.742 |
7º |
FIAT UNO |
2.597 |
98,67% |
2.632 |
8º |
RENAULT KWID |
2.145 |
35,26% |
6.083 |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.815 |
84,38% |
2.151 |
10º |
VW VOYAGE |
1.369 |
88,21% |
1.552 |
11º |
PEUGEOT 208 |
1.346 |
77,45% |
1.738 |
12º |
NISSAN KICKS |
1.276 |
39,26% |
3.250 |
13º |
CHEVROLET SPIN |
1.244 |
61,98% |
2.007 |
14º |
HYUNDAI HB20 |
1.172 |
15,40% |
7.609 |
15º |
RENAULT DUSTER |
1.038 |
44,11% |
2.353 |
16º |
RENAULT SANDERO |
1.018 |
65,76% |
1.548 |
17º |
VW T-CROSS |
970 |
29,23% |
3.318 |
18º |
FIAT DOBLÒ |
781 |
98,74% |
791 |
19º |
HYUNDAI CRETA |
720 |
12,20% |
5.902 |
20º |
PEUGEOT 2008 |
672 |
80,96% |
830 |
21º |
VW VIRTUS |
659 |
33,76% |
1.952 |
22º |
RENAULT LOGAN |
620 |
80,31% |
772 |
23º |
VW NIVUS |
590 |
20,90% |
2.823 |
24º |
HYUNDAI HB20S |
484 |
18,77% |
2.579 |
25º |
TOYOTA COROLLA |
448 |
12,64% |
3.544 |
26º |
RENAULT CAPTUR |
398 |
80,40% |
495 |
27º |
VW TAOS |
392 |
84,67% |
463 |
28º |
VOLVO XC60 |
385 |
96,01% |
401 |
29º |
CHEVROLET ONIX |
359 |
14,18% |
2.532 |
30º |
FIAT SIENA |
324 |
39,08% |
829 |
31º |
CHEVROLET TRACKER |
317 |
32,02% |
990 |
32º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
303 |
71,63% |
423 |
33º |
TOYOTA YARIS HATCH |
278 |
13,59% |
2.046 |
34º |
VOLVO XC40 |
270 |
87,95% |
307 |
35º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
258 |
5,48% |
4.710 |
36º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
235 |
15,41% |
1.525 |
37º |
VW POLO |
223 |
14,35% |
1.554 |
38º |
NISSAN V-DRIVE |
167 |
39,39% |
424 |
39º |
HONDA CIVIC |
162 |
8,35% |
1.939 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
151 |
15,62% |
967 |
41º |
AUDI Q5 |
148 |
98,67% |
150 |
42º |
BMW 320i |
137 |
28,84% |
475 |
43º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
137 |
11,23% |
1.220 |
44º |
HONDA HR-V |
132 |
5,35% |
2.469 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
116 |
13,06% |
888 |
46º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
114 |
30,73% |
371 |
47º |
AUDI Q3 |
103 |
53,37% |
193 |
48º |
VW FOX |
88 |
5,42% |
1.625 |
49º |
VOLVO XC90 |
85 |
84,16% |
101 |
50º |
FORD TERRITORY |
80 |
18,52% |
432 |
Campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (7.816) emplacou 8 em cada 10 unidades fora do varejo. A vice-líder VW Saveiro (2.676), que por muito pouco não perdeu lugar para a Fiat Toro (2.574), foi ainda mais dependente (91,27%). Em 4º, a Chevrolet S10 (2.479) manteve a posição de honra entre as picapes maiores. Destaque para a gigantesca RAM 2500 (369) próxima de seu 1º top 10.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
JUN. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
7.816 |
80,60% |
9.697 |
2º |
VW SAVEIRO |
2.676 |
91,27% |
2.932 |
3º |
FIAT TORO |
2.574 |
43,56% |
5.909 |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.479 |
74,65% |
3.321 |
5º |
FIAT FIORINO |
1.207 |
62,77% |
1.923 |
6º |
TOYOTA HILUX |
873 |
24,70% |
3.535 |
7º |
RENAULT DUSTER OROCH |
731 |
69,49% |
1.052 |
8º |
RENAULT MASTER |
681 |
86,20% |
790 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
489 |
63,42% |
771 |
10º |
MITSUBISHI L200 |
425 |
35,56% |
1.195 |
11º |
RAM 2500 |
369 |
100,00% |
369 |
12º |
CITROËN JUMPY |
214 |
55,44% |
386 |
13º |
FORD RANGER |
209 |
27,98% |
747 |
14º |
CHEVROLET MONTANA |
179 |
75,53% |
237 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
177 |
43,81% |
404 |
16º |
FIAT DUCATO |
174 |
81,31% |
214 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
174 |
47,54% |
366 |
18º |
FIAT DOBLÒ |
128 |
94,81% |
135 |
19º |
RAM 1500 |
76 |
98,70% |
77 |
20º |
HYUNDAI HR |
56 |
18,79% |
298 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
43 |
100,00% |
43 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
31 |
77,50% |
40 |
23º |
IVECO DAILY 35-150 |
9 |
5,45% |
165 |
24º |
IVECO DAILY 30-130 |
7 |
8,24% |
85 |
25º |
VW AMAROK |
6 |
0,64% |
944 |
26º |
CITROËN JUMPER |
4 |
80,00% |
5 |
27º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
33,33% |
3 |
28º |
RENAULT KANGOO |
1 |
100,00% |
1 |
NO 1º SEMESTRE
Com o fechamento do 1º semestre, as vendas diretas foram responsáveis por 43,27% dos mais de 1 milhão de veículos emplacados no período. A Fiat repetiu a liderança dos 6 primeiros meses de 2020, mas desta vez com 30,89% de participação – no ano passado foram 20,22%. VW (18,54%) e Jeep (12,68%) completaram o pódio. Já a Chevrolet (10,14%) caiu para o 4º lugar, com a Renault (7,80%) fechando o top 5.
Terceiro mais vendido há um ano, o Jeep Renegade (30.439) assumiu o topo com mais de 5 mil unidades de vantagem sobre o VW Gol (25.229). A marca com fábrica em Goiana (PE) por muito pouco, aliás, não emplaca o Compass (24.798) na 2ª posição. Mobi (21.223) e Argo (15.255) foram os representantes da Fiat entre os 5 primeiros. Sétimo em 2020, o VW T-Cross (15.111) subiu uma posição.
O Fiat Uno (14.887), 18º há um ano, saltou 11 posições. Atrás do VW Voyage (13.706), que assumiu a liderança entre os sedãs, Chevrolet Tracker (12.812) e Hyundai Creta (9.423) completaram a presença de 5 SUVs entre os 10 primeiros colocados. Campeão em 2020, o Chevrolet Onix (6.217) foi apenas o 15º, atrás do Onix Plus (7.311) e até mesmo do Fiat Cronos (6.670).
Com sua força concentrada no varejo, o Hyundai HB20 (5.687) foi o 17º e com menos de 18% de seus registros. Os modelos premium, que em 2020 tiveram apenas um representante no top 50, desta vez se destacaram: a Volvo emplacou o XC40 (1.601) e o XC60 (1.049) – único no ano passado; a BMW, o 320i (759); e a Audi, o Q3 (606).
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
1º SEM. 21 |
1º |
JEEP RENEGADE |
30.439 |
74,96% |
40.607 |
2º |
VW GOL |
25.229 |
68,24% |
36.969 |
3º |
JEEP COMPASS |
24.798 |
76,17% |
32.554 |
4º |
FIAT MOBI |
21.223 |
53,93% |
39.356 |
5º |
FIAT ARGO |
15.255 |
36,39% |
41.926 |
6º |
VW T-CROSS |
15.111 |
51,79% |
29.179 |
7º |
FIAT UNO |
14.887 |
97,05% |
15.340 |
8º |
VW VOYAGE |
13.706 |
92,41% |
14.832 |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
12.812 |
47,23% |
27.125 |
10º |
HYUNDAI CRETA |
9.423 |
28,13% |
33.493 |
11º |
RENAULT KWID |
7.943 |
27,22% |
29.186 |
12º |
NISSAN KICKS |
7.901 |
41,22% |
19.169 |
13º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
7.311 |
25,33% |
28.866 |
14º |
FIAT CRONOS |
6.670 |
65,08% |
10.249 |
15º |
CHEVROLET ONIX |
6.217 |
14,98% |
41.510 |
16º |
RENAULT DUSTER |
5.923 |
45,74% |
12.950 |
17º |
HYUNDAI HB20 |
5.687 |
12,52% |
45.408 |
18º |
CITROËN C4 CACTUS |
5.400 |
73,95% |
7.302 |
19º |
RENAULT LOGAN |
5.361 |
86,00% |
6.234 |
20º |
CHEVROLET SPIN |
5.117 |
63,70% |
8.033 |
21º |
RENAULT SANDERO |
4.901 |
62,31% |
7.866 |
22º |
VW VIRTUS |
4.848 |
37,23% |
13.023 |
23º |
VW NIVUS |
4.349 |
21,82% |
19.935 |
24º |
TOYOTA COROLLA |
3.981 |
20,01% |
19.899 |
25º |
PEUGEOT 208 |
3.889 |
64,26% |
6.052 |
26º |
FIAT DOBLÒ |
2.844 |
96,37% |
2.951 |
27º |
RENAULT CAPTUR |
2.815 |
80,66% |
3.490 |
28º |
PEUGEOT 2008 |
2.669 |
78,11% |
3.417 |
29º |
FIAT SIENA |
2.603 |
38,30% |
6.797 |
30º |
HYUNDAI HB20S |
2.334 |
19,30% |
12.092 |
31º |
HONDA HR-V |
2.091 |
11,15% |
18.746 |
32º |
NISSAN V-DRIVE |
1.883 |
58,55% |
3.216 |
33º |
VOLVO XC40 |
1.601 |
87,82% |
1.823 |
34º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.578 |
20,80% |
7.588 |
35º |
VW POLO |
1.551 |
10,88% |
14.250 |
36º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.217 |
9,93% |
12.251 |
37º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
1.168 |
84,82% |
1.377 |
38º |
VOLVO XC60 |
1.049 |
73,00% |
1.437 |
39º |
VW FOX |
992 |
8,73% |
11.369 |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
972 |
17,62% |
5.516 |
41º |
HONDA FIT |
956 |
24,21% |
3.949 |
42º |
HONDA CIVIC |
940 |
10,74% |
8.753 |
43º |
HONDA CITY |
883 |
24,69% |
3.577 |
44º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
805 |
7,81% |
10.313 |
45º |
FORD KA |
793 |
9,64% |
8.230 |
46º |
TOYOTA SW4 |
780 |
12,93% |
6.034 |
47º |
BMW 320i |
759 |
26,83% |
2.829 |
48º |
HONDA WR-V |
737 |
14,72% |
5.006 |
49º |
AUDI Q3 |
606 |
51,88% |
1.168 |
50º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
586 |
15,57% |
3.763 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (47.405) emplacou quase o triplo da vice-líder Fiat Toro (16.071), com a VW Saveiro (14.224) novamente completando o pódio. Sétima há um ano, a Fiat Fiorino (6.391) subiu para o 5º lugar. A Chevrolet S10, com 9.289 unidades, novamente liderou entre as picapes maiores e com boa margem sobre a Toyota Hilux (5.992), 6ª.
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
1º SEM. 21 |
1º |
FIAT STRADA |
47.405 |
77,63% |
61.064 |
2º |
FIAT TORO |
16.071 |
47,14% |
34.089 |
3º |
VW SAVEIRO |
14.224 |
91,36% |
15.570 |
4º |
CHEVROLET S10 |
9.289 |
72,67% |
12.782 |
5º |
FIAT FIORINO |
6.391 |
61,29% |
10.428 |
6º |
TOYOTA HILUX |
5.992 |
31,15% |
19.236 |
7º |
FORD RANGER |
5.565 |
56,77% |
9.803 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.959 |
66,56% |
5.948 |
9º |
RENAULT MASTER |
3.042 |
77,15% |
3.943 |
10º |
NISSAN FRONTIER |
2.786 |
58,58% |
4.756 |
11º |
MITSUBISHI L200 |
2.228 |
38,49% |
5.789 |
12º |
CHEVROLET MONTANA |
1.550 |
78,32% |
1.979 |
13º |
RAM 2500 |
1.073 |
98,80% |
1.086 |
14º |
FIAT DUCATO |
898 |
75,59% |
1.188 |
15º |
PEUGEOT EXPERT |
808 |
46,09% |
1.753 |
16º |
CITROËN JUMPY |
719 |
50,00% |
1.438 |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
462 |
28,84% |
1.602 |
18º |
RAM 1500 |
312 |
99,68% |
313 |
19º |
FIAT DOBLÒ |
301 |
86,00% |
350 |
20º |
HYUNDAI HR |
301 |
18,33% |
1.642 |
21º |
PEUGEOT PARTNER |
243 |
91,70% |
265 |
22º |
IVECO DAILY 35-150 |
60 |
5,23% |
1.147 |
23º |
PEUGEOT BOXER |
51 |
39,53% |
129 |
24º |
VW AMAROK |
46 |
1,40% |
3.296 |
25º |
IVECO DAILY 35S14 |
21 |
91,30% |
23 |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
14 |
5,05% |
277 |
27º |
RENAULT KANGOO |
13 |
86,67% |
15 |
28º |
IVECO DAILY 30S13 |
11 |
20,37% |
54 |
29º |
CITROËN JUMPER |
10 |
13,16% |
76 |
30º |
KIA K2500 |
8 |
0,89% |
894 |
31º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
6 |
60,00% |
10 |
32º |
IVECO DAILY |
3 |
10,34% |
29 |
33º |
IVECO DAILY 5516 |
3 |
50,00% |
6 |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
3 |
60,00% |
5 |
35º |
CHEVROLET C10 |
1 |
50,00% |
2 |
36º |
FIAT UNO |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
VW KOMBI |
1 |
16,67% |
6 |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep faz Black Friday com até R$ 18.000 de bônus para Renegade e Commander
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Avaliação Jeep Renegade Longitude Night Eagle 2025: antigo protagonista
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções