Encerrada a 1ª metade de 2021, é hora de conhecermos quem se deu bem e quem se deu mal no balanço das vendas. Ainda num cenário de pandemia, com restrições de circulação durante alguns momentos, e paralisações de produções por falta de peças, quais foram os vencedores e os perdedores no 1º semestre de 2021? Quais são as perspectivas para o 2º semestre?
Montadoras
Entre as marcas, não há como dizer algo diferente: a Fiat se deu muito bem. Terceira colocada no 1º semestre do ano passado, a italiana mais do que dobrou seus registros de emplacamentos (223.755) e, aproveitando-se dos problemas de produção enfrentados por suas adversárias, encerrou os 6 primeiros meses de 2021 com quase 60 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (165.291) e com participação de mercado acima dos 22%.
Já a Chevrolet viveu situação oposta: com quase 10 mil unidades a menos do que em 2020 (124.605), a marca caiu para o 3º lugar e muito dificilmente manterá a liderança geral conquistada desde 2016. A vantagem sobre a Hyundai (95.403) ainda é confortável para se manter no pódio até o final do ano. Sétima há 12 meses, a Toyota (78.549) subiu 2 posições.
A situação da japonesa, no entanto, ainda não está definida, já que a Jeep (73.238) encurtou para pouco mais de 5 mil unidades uma desvantagem superior a 20 mil em 2020 e ainda contará com o lançamento do Commander, seu SUV de 7 lugares, no 2º semestre para ajudar na disputa. Renault (69.666), Honda (40.157) e Nissan (32.857) vieram na sequência, todas com avanços abaixo de 20%.
Com produção encerrada no país em janeiro, a Ford (24.746) perdeu quase 60% de seus compradores e caiu da 5ª para a 10ª posição - a vantagem superior a 9 mil unidades sobre a Caoa Chery (15.324) ainda permite um certo conforto para encerrar o ano na parte de cima da tabela. Com o reforço do novo 208 e de mudanças na estratégia agora dentro da Stellantis, a Peugeot (11.966) foi quem mais cresceu no período (+149,2%).
Na disputa entre marcas premium, a BMW sobrou e emplacou 2,8 mil unidades a mais do que a Volvo (6.574 x 3.873), com a Mercedes-Benz (3.853) próxima da sueca - ao descontarmos as vendas da linha de comerciais Sprinter, a marca de Stuttgart também ficou atrás da Audi (2.902). Coadjuvante nos últimos anos, a Kia (2.159) completou o top 20 em queda de quase 10%.
POS. | MARCA | TOTAL 1º SEM.2021 (A) | % TOTAL 2021 | TOTAL 1º SEM.2020 (B) | % TOTAL 2020 | % VARIAÇÃO (A / B) | POS. 2020 |
1º | FIAT | 223.755 | 22,23% | 109.068 | 14,29% | 105,15% | 3º |
2º | VW | 165.291 | 16,42% | 124.212 | 16,27% | 33,07% | 2º |
3º | CHEVROLET | 124.605 | 12,38% | 134.454 | 17,62% | -7,33% | 1º |
4º | HYUNDAI | 95.403 | 9,48% | 63.280 | 8,29% | 50,76% | 4º |
5º | TOYOTA | 78.549 | 7,80% | 58.807 | 7,71% | 33,57% | 7º |
6º | JEEP | 73.238 | 7,28% | 38.537 | 5,05% | 90,05% | 8º |
7º | RENAULT | 69.666 | 6,92% | 59.964 | 7,86% | 16,18% | 6º |
8º | HONDA | 40.157 | 3,99% | 34.309 | 4,50% | 17,05% | 9º |
9º | NISSAN | 32.857 | 3,26% | 28.811 | 3,77% | 14,04% | 10º |
10º | FORD | 24.746 | 2,46% | 60.526 | 7,93% | -59,12% | 5º |
11º | CAOA CHERY | 15.324 | 1,52% | 7.388 | 0,97% | 107,42% | 11º |
12º | PEUGEOT | 11.966 | 1,19% | 4.801 | 0,63% | 149,24% | 14º |
13º | MITSUBISHI | 9.617 | 0,96% | 6.450 | 0,85% | 49,10% | 13º |
14º | CITROËN | 9.154 | 0,91% | 6.893 | 0,90% | 32,80% | 12º |
15º | BMW | 6.574 | 0,65% | 4.597 | 0,60% | 43,01% | 15º |
16º | VOLVO | 3.873 | 0,38% | 2.690 | 0,35% | 43,98% | 17º |
17º | MERCEDES-BENZ | 3.853 | 0,38% | 3.905 | 0,51% | -1,33% | 16º |
18º | AUDI | 2.902 | 0,29% | 2.662 | 0,35% | 9,02% | 18º |
19º | LAND ROVER | 2.712 | 0,27% | 2.400 | 0,31% | 13,00% | 19º |
20º | KIA | 2.159 | 0,21% | 2.376 | 0,31% | -9,13% | 20º |
TOTAL | 1.006.685 | 100,00% | 763.222 | 100,00% | 31,90% | ... |
Galeria: Hyundai HB20 1.0 Sense 2021 (Teste BR)
Automóveis
O Hyundai HB20 (45.408) se aproveitou bem dos problemas enfrentados por alguns de seus rivais e encerrou, pela 1ª vez, um semestre como o automóvel mais vendido. Como a vantagem ainda não é significativa, a disputa até dezembro continua em aberto. A surpresa ficou por conta do avanço do Fiat Argo (41.926), 7º colocado no 1º semestre do ano passado.
Campeão de vendas desde 2015, o Onix (41.510) foi o mais prejudicado pela falta de peças e interrupção de produção desde janeiro. Com isso, o hatch da Chevrolet perdeu quase 1/3 de seus compradores. Como a previsão de retorno de atividades na fábrica de Gravataí está previsto para a 2ª quinzena de agosto, ainda há tempo de recuperação considerando o histórico comercial do modelo. Mas já não há a mesma margem de outrora.
Entre os SUVs e crossovers, o Jeep Renegade (40.607) se manteve à frente, mas agora 4 posições à frente de 2020. Destaque para o Fiat Mobi (39.356), que saltou da 12ª para a 5ª posição e ficou à frente do veterano VW Gol (36.969). Às vésperas de ganhar uma nova geração, o Hyundai Creta (33.493) dobrou os números do ano passado e reverteu uma desvantagem em relação ao VW T-Cross (29.176), 10º.
Embora prejudicado pela falta de peças, o Chevrolet Onix Plus (28.866) permaneceu no topo entre os sedãs, mas desta vez fora do top 10. Dentre os primeiros colocados, ninguém cresceu tanto quanto o Chevrolet Tracker (27.125, +141,4%) – o VW Nivus (19.935) não conta, pois só começou a ser oficialmente vendido no 2º semestre. Menção para o longevo Fiat Uno (15.340), 35º há um ano e agora o 17º colocado graças ao avanço de quase 176%.
Estreante no semestre, o Toyota Corolla Cross já superou a barreira das 10 mil unidades (10.313). Aposentados em janeiro, Ford Ka (8.230) e Ecosport (2.924) recuaram mais de 70%. Quem não vive um bom momento é o Sandero: figura frequente no top 10 de anos anteriores, o Renault completou os 6 primeiros meses de 2021 com apenas 7.866 emplacamentos e numa modesta 30ª posição.
No top 50, nenhum modelo avançou tanto quanto o Peugeot 208 (6.052, +212%), reforçado por sua nova geração. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.763) conseguiu ficar à frente de um Renault Captur (3.490) que segue patinando – a linha reestilizada conseguirá reverter a tendência? O BMW 320i (2.829), 48º, foi novamente o modelo premium mais bem posicionado e dificilmente perderá esta posição até o fim de 2021.
POS. | MODELO | TOTAL 1º SEM. 2021 (A) | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2020 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. 2020 |
1º | HYUNDAI HB20 | 45.408 | 5,65% | 32.843 | 5,16% | 38,26% | 2º |
2º | FIAT ARGO | 41.926 | 5,21% | 22.727 | 3,57% | 84,48% | 7º |
3º | CHEVROLET ONIX | 41.510 | 5,16% | 60.267 | 9,46% | -31,12% | 1º |
4º | JEEP RENEGADE | 40.607 | 5,05% | 20.710 | 3,25% | 96,07% | 8º |
5º | FIAT MOBI | 39.356 | 4,89% | 17.077 | 2,68% | 130,46% | 12º |
6º | VW GOL | 36.969 | 4,60% | 24.827 | 3,90% | 48,91% | 5º |
7º | HYUNDAI CRETA | 33.493 | 4,16% | 16.695 | 2,62% | 100,62% | 14º |
8º | JEEP COMPASS | 32.554 | 4,05% | 17.637 | 2,77% | 84,58% | 11º |
9º | RENAULT KWID | 29.186 | 3,63% | 23.648 | 3,71% | 23,42% | 6º |
10º | VW T-CROSS | 29.179 | 3,63% | 20.595 | 3,23% | 41,68% | 9º |
11º | CHEVROLET ONIX PLUS | 28.866 | 3,59% | 31.456 | 4,94% | -8,23% | 3º |
12º | CHEVROLET TRACKER | 27.125 | 3,37% | 11.235 | 1,76% | 141,43% | 20º |
13º | VW NIVUS | 19.935 | 2,48% | 36 | 0,01% | 55275,00% | - |
14º | TOYOTA COROLLA | 19.899 | 2,47% | 16.975 | 2,67% | 17,23% | 13º |
15º | NISSAN KICKS | 19.169 | 2,38% | 16.261 | 2,55% | 17,88% | 15º |
16º | HONDA HR-V | 18.746 | 2,33% | 13.051 | 2,05% | 43,64% | 17º |
17º | FIAT UNO | 15.340 | 1,91% | 5.561 | 0,87% | 175,85% | 35º |
18º | VW VOYAGE | 14.832 | 1,84% | 6.823 | 1,07% | 117,38% | 28º |
19º | VW POLO | 14.250 | 1,77% | 20.470 | 3,21% | -30,39% | 10º |
20º | VW VIRTUS | 13.023 | 1,62% | 12.290 | 1,93% | 5,96% | 18º |
21º | RENAULT DUSTER | 12.950 | 1,61% | 6.839 | 1,07% | 89,36% | 27º |
22º | TOYOTA YARIS HATCH | 12.251 | 1,52% | 9.008 | 1,41% | 36,00% | 23º |
23º | HYUNDAI HB20S | 12.092 | 1,50% | 9.628 | 1,51% | 25,59% | 22º |
24º | VW FOX | 11.369 | 1,41% | 8.321 | 1,31% | 36,63% | 24º |
25º | TOYOTA COROLLA CROSS | 10.313 | 1,28% | 0 | 0,00% | - | - |
26º | FIAT CRONOS | 10.249 | 1,27% | 7.461 | 1,17% | 37,37% | 25º |
27º | HONDA CIVIC | 8.753 | 1,09% | 7.394 | 1,16% | 18,38% | 26º |
28º | FORD KA | 8.230 | 1,02% | 29.583 | 4,64% | -72,18% | 4º |
29º | CHEVROLET SPIN | 8.033 | 1,00% | 6.751 | 1,06% | 18,99% | 29º |
30º | RENAULT SANDERO | 7.866 | 0,98% | 13.196 | 2,07% | -40,39% | 16º |
31º | TOYOTA YARIS SEDAN | 7.588 | 0,94% | 5.934 | 0,93% | 27,87% | 33º |
32º | CITROËN C4 CACTUS | 7.302 | 0,91% | 4.953 | 0,78% | 47,43% | 37º |
33º | FIAT SIENA | 6.797 | 0,85% | 4.605 | 0,72% | 47,60% | 39º |
34º | RENAULT LOGAN | 6.234 | 0,78% | 6.210 | 0,98% | 0,39% | 32º |
35º | PEUGEOT 208 | 6.052 | 0,75% | 1.940 | 0,30% | 211,96% | - |
36º | TOYOTA SW4 | 6.034 | 0,75% | 3.538 | 0,56% | 70,55% | 43º |
37º | NISSAN VERSA | 5.607 | 0,70% | 6.413 | 1,01% | -12,57% | 30º |
38º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 5.516 | 0,69% | 3.958 | 0,62% | 39,36% | 42º |
39º | HONDA WR-V | 5.006 | 0,62% | 4.009 | 0,63% | 24,87% | 41º |
40º | HONDA FIT | 3.949 | 0,49% | 6.290 | 0,99% | -37,22% | 31º |
41º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 3.763 | 0,47% | 0 | 0,00% | - | - |
42º | HONDA CITY | 3.577 | 0,44% | 3.242 | 0,51% | 10,33% | 45º |
43º | RENAULT CAPTUR | 3.490 | 0,43% | 5.095 | 0,80% | -31,50% | 36º |
44º | PEUGEOT 2008 | 3.417 | 0,42% | 1.924 | 0,30% | 77,60% | 49º |
45º | NISSAN V-DRIVE | 3.216 | 0,40% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | FIAT DOBLÒ | 2.951 | 0,37% | 1.403 | 0,22% | 110,33% | - |
47º | FORD ECOSPORT | 2.924 | 0,36% | 9.895 | 1,55% | -70,45% | 21º |
48º | BMW 320i | 2.829 | 0,35% | 1.700 | 0,27% | 66,41% | - |
49º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 2.477 | 0,31% | 1.896 | 0,30% | 30,64% | 50º |
50º | VW TIGUAN | 2.371 | 0,29% | 3.513 | 0,55% | -32,51% | 44º |
| TOTAL AUTOS | 804.182 | 100,00% | 636.894 | 100,00% | 26,27% | ... |
Comerciais leves
A nova geração da Fiat Strada continua rendendo ótimos frutos e a picape, com 61.064 emplacamentos – 167,3% a mais do que há um ano -, encerrou o 1º semestre como o veículo preferido no país, com quase 15 mil unidades de vantagem sobre o HB20. A Fiat Toro (34.089) manteve o 2º lugar geral entre os comerciais leves, mas desta vez com vantagem muito maior sobre a Toyota Hilux (19.236) em boa parte graças à recente reestilização.
VW Saveiro (15.570) e Chevrolet S10 (12.782) repetiram as mesmas posições de 2020, com a última tendo crescimento maior (+33,5%). Quase dobrando as vendas, a Fiat Fiorino (10.428) subiu da 8ª para a 6ª posição. Com vendas fracas em junho, a Ford Ranger (9.803) caiu uma posição e teve a menor evolução entre os líderes (+12,5%). Com alta expressiva de mais de 170%, a Renault Duster Oroch (5.948) voltou a figurar no top 10.
Mesmo com reação nos últimos meses, a VW Amarok (3.296) ficou fora do pelotão de cima por conta do fraco início de ano. A Chevrolet Montana (1.979), que teve produção encerrada e voltará ao mercado com um modelo maior até 2022, foi a 13ª. Com acerto em sua atual linha de comerciais, a Peugeot emplacou a Expert (1.753) em 14º, com crescimento de quase 130%.
POS. | MODELO | TOTAL 1º SEM. 2021 (A) | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2020 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) | POS. 2020 |
1º | FIAT STRADA | 61.064 | 30,15% | 22.849 | 18,09% | 167,25% | 1º |
2º | FIAT TORO | 34.089 | 16,83% | 19.773 | 15,65% | 72,40% | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 19.236 | 9,50% | 14.324 | 11,34% | 34,29% | 3º |
4º | VW SAVEIRO | 15.570 | 7,69% | 12.488 | 9,89% | 24,68% | 4º |
5º | CHEVROLET S10 | 12.782 | 6,31% | 9.575 | 7,58% | 33,49% | 5º |
6º | FIAT FIORINO | 10.428 | 5,15% | 5.256 | 4,16% | 98,40% | 8º |
7º | FORD RANGER | 9.803 | 4,84% | 8.718 | 6,90% | 12,45% | 6º |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 5.948 | 2,94% | 2.188 | 1,73% | 171,85% | 13º |
9º | MITSUBISHI L200 | 5.789 | 2,86% | 3.622 | 2,87% | 59,83% | 9º |
10º | NISSAN FRONTIER | 4.756 | 2,35% | 3.575 | 2,83% | 33,03% | 10º |
11º | RENAULT MASTER | 3.943 | 1,95% | 2.751 | 2,18% | 43,33% | 12º |
12º | VW AMAROK | 3.296 | 1,63% | 6.215 | 4,92% | -46,97% | 7º |
13º | CHEVROLET MONTANA | 1.979 | 0,98% | 3.316 | 2,62% | -40,32% | 11º |
14º | PEUGEOT EXPERT | 1.753 | 0,87% | 767 | 0,61% | 128,55% | 19º |
15º | HYUNDAI HR | 1.642 | 0,81% | 1.945 | 1,54% | -15,58% | 15º |
16º | VW / MAN EXPRESS | 1.602 | 0,79% | 1.295 | 1,03% | 23,71% | 16º |
17º | CITROËN JUMPY | 1.438 | 0,71% | 734 | 0,58% | 95,91% | 20º |
18º | FIAT DUCATO | 1.188 | 0,59% | 2.061 | 1,63% | -42,36% | 14º |
19º | IVECO DAILY 35-150 | 1.147 | 0,57% | 177 | 0,14% | 548,02% | 26º |
20º | RAM 2500 | 1.086 | 0,54% | 802 | 0,63% | 35,41% | 18º |
21º | KIA K2500 | 894 | 0,44% | 950 | 0,75% | -5,89% | 17º |
22º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 397 | 0,20% | 350 | 0,28% | 13,43% | 24º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 355 | 0,18% | 278 | 0,22% | 27,70% | 25º |
24º | FIAT DOBLÒ | 350 | 0,17% | 1 | 0,00% | 34900,00% | - |
25º | RAM 1500 | 313 | 0,15% | 0 | 0,00% | - | - |
26º | IVECO DAILY 30-130 | 277 | 0,14% | 8 | 0,01% | 3362,50% | 42º |
27º | PEUGEOT PARTNER | 265 | 0,13% | 379 | 0,30% | -30,08% | 22º |
28º | EFFA V21 | 210 | 0,10% | 76 | 0,06% | 176,32% | 30º |
29º | PEUGEOT BOXER | 129 | 0,06% | 176 | 0,14% | -26,70% | 27º |
30º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 116 | 0,06% | 69 | 0,05% | 68,12% | 31º |
31º | BYD T3 | 102 | 0,05% | 4 | 0,00% | 2450,00% | - |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 94 | 0,05% | 50 | 0,04% | 88,00% | 33º |
33º | CITROËN JUMPER | 76 | 0,04% | 161 | 0,13% | -52,80% | 29º |
34º | EFFA V22 | 76 | 0,04% | 39 | 0,03% | 94,87% | 36º |
35º | JAC V260 | 66 | 0,03% | 46 | 0,04% | 43,48% | 34º |
36º | IVECO DAILY 30S13 | 54 | 0,03% | 375 | 0,30% | -85,60% | 23º |
37º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 37 | 0,02% | 3 | 0,00% | 1133,33% | - |
38º | IVECO DAILY | 29 | 0,01% | 43 | 0,03% | -32,56% | 35º |
39º | IVECO DAILY 35S14 | 23 | 0,01% | 538 | 0,43% | -95,72% | 21º |
40º | EFFA V25 | 21 | 0,01% | 538 | 0,43% | -96,10% | 46º |
41º | RENAULT KANGOO | 15 | 0,01% | 10 | 0,01% | 50,00% | 41º |
42º | TOYOTA BANDEIRANTE | 10 | 0,00% | 3 | 0,00% | 233,33% | - |
43º | IVECO DAILY 5516 | 6 | 0,00% | 4 | 0,00% | 50,00% | 47º |
44º | VW KOMBI | 6 | 0,00% | 4 | 0,00% | 50,00% | 48º |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 5 | 0,00% | 58 | 0,05% | -91,38% | 32º |
46º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 4 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
47º | CHEVROLET | 2 | 0,00% | 3 | 0,00% | -33,33% | - |
48º | CHEVROLET C10 | 2 | 0,00% | 3 | 0,00% | -33,33% | 49º |
49º | CITROËN BERLINGO | 2 | 0,00% | 11 | 0,01% | -81,82% | 40º |
50º | FORD F75 | 2 | 0,00% | 3 | 0,00% | -33,33% | 50º |
| TOTAL COMERCIAIS | 202.503 | 100,00% | 126.328 | 100,00% | 60,30% | ... |
Fonte: Fenabrave
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