Encerrada a 1ª metade de 2021, é hora de conhecermos quem se deu bem e quem se deu mal no balanço das vendas. Ainda num cenário de pandemia, com restrições de circulação durante alguns momentos, e paralisações de produções por falta de peças, quais foram os vencedores e os perdedores no 1º semestre de 2021? Quais são as perspectivas para o 2º semestre? 

Montadoras

Entre as marcas, não há como dizer algo diferente: a Fiat se deu muito bem. Terceira colocada no 1º semestre do ano passado, a italiana mais do que dobrou seus registros de emplacamentos (223.755) e, aproveitando-se dos problemas de produção enfrentados por suas adversárias, encerrou os 6 primeiros meses de 2021 com quase 60 mil unidades de vantagem sobre a Volkswagen (165.291) e com participação de mercado acima dos 22%.

Já a Chevrolet viveu situação oposta: com quase 10 mil unidades a menos do que em 2020 (124.605), a marca caiu para o 3º lugar e muito dificilmente manterá a liderança geral conquistada desde 2016. A vantagem sobre a Hyundai (95.403) ainda é confortável para se manter no pódio até o final do ano. Sétima há 12 meses, a Toyota (78.549) subiu 2 posições.

Fiat Argo Drive S-Design 1.3
Comparativo: 208 x Onix x HB20

A situação da japonesa, no entanto, ainda não está definida, já que a Jeep (73.238) encurtou para pouco mais de 5 mil unidades uma desvantagem superior a 20 mil em 2020 e ainda contará com o lançamento do Commander, seu SUV de 7 lugares, no 2º semestre para ajudar na disputa. Renault (69.666), Honda (40.157) e Nissan (32.857) vieram na sequência, todas com avanços abaixo de 20%.

Com produção encerrada no país em janeiro, a Ford (24.746) perdeu quase 60% de seus compradores e caiu da 5ª para a 10ª posição - a vantagem superior a 9 mil unidades sobre a Caoa Chery (15.324) ainda permite um certo conforto para encerrar o ano na parte de cima da tabela. Com o reforço do novo 208 e de mudanças na estratégia agora dentro da Stellantis, a Peugeot (11.966) foi quem mais cresceu no período (+149,2%).

Na disputa entre marcas premium, a BMW sobrou e emplacou 2,8 mil unidades a mais do que a Volvo (6.574 x 3.873), com a Mercedes-Benz (3.853) próxima da sueca - ao descontarmos as vendas da linha de comerciais Sprinter, a marca de Stuttgart também ficou atrás da Audi (2.902). Coadjuvante nos últimos anos, a Kia (2.159) completou o top 20 em queda de quase 10%.

POS. 

MARCA 

TOTAL 1º SEM.2021 (A) 

% TOTAL 2021 

TOTAL 1º SEM.2020 (B) 

% TOTAL 2020 

% VARIAÇÃO (A / B) 

POS. 2020 

1º 

FIAT 

223.755 

22,23% 

109.068 

14,29% 

105,15% 

3º 

2º 

VW 

165.291 

16,42% 

124.212 

16,27% 

33,07% 

2º 

3º 

CHEVROLET 

124.605 

12,38% 

134.454 

17,62% 

-7,33% 

1º 

4º 

HYUNDAI 

95.403 

9,48% 

63.280 

8,29% 

50,76% 

4º 

5º 

TOYOTA 

78.549 

7,80% 

58.807 

7,71% 

33,57% 

7º 

6º 

JEEP 

73.238 

7,28% 

38.537 

5,05% 

90,05% 

8º 

7º 

RENAULT 

69.666 

6,92% 

59.964 

7,86% 

16,18% 

6º 

8º 

HONDA 

40.157 

3,99% 

34.309 

4,50% 

17,05% 

9º 

9º 

NISSAN 

32.857 

3,26% 

28.811 

3,77% 

14,04% 

10º 

10º 

FORD 

24.746 

2,46% 

60.526 

7,93% 

-59,12% 

5º 

11º 

CAOA CHERY 

15.324 

1,52% 

7.388 

0,97% 

107,42% 

11º 

12º 

PEUGEOT 

11.966 

1,19% 

4.801 

0,63% 

149,24% 

14º 

13º 

MITSUBISHI 

9.617 

0,96% 

6.450 

0,85% 

49,10% 

13º 

14º 

CITROËN 

9.154 

0,91% 

6.893 

0,90% 

32,80% 

12º 

15º 

BMW 

6.574 

0,65% 

4.597 

0,60% 

43,01% 

15º 

16º 

VOLVO 

3.873 

0,38% 

2.690 

0,35% 

43,98% 

17º 

17º 

MERCEDES-BENZ 

3.853 

0,38% 

3.905 

0,51% 

-1,33% 

16º 

18º 

AUDI 

2.902 

0,29% 

2.662 

0,35% 

9,02% 

18º 

19º 

LAND ROVER 

2.712 

0,27% 

2.400 

0,31% 

13,00% 

19º 

20º 

KIA 

2.159 

0,21% 

2.376 

0,31% 

-9,13% 

20º 

TOTAL 

1.006.685 

100,00% 

763.222 

100,00% 

31,90% 

... 

Galeria: Hyundai HB20 1.0 Sense 2021 (Teste BR)

Automóveis

O Hyundai HB20 (45.408) se aproveitou bem dos problemas enfrentados por alguns de seus rivais e encerrou, pela 1ª vez, um semestre como o automóvel mais vendido. Como a vantagem ainda não é significativa, a disputa até dezembro continua em aberto. A surpresa ficou por conta do avanço do Fiat Argo (41.926), 7º colocado no 1º semestre do ano passado.

Campeão de vendas desde 2015, o Onix (41.510) foi o mais prejudicado pela falta de peças e interrupção de produção desde janeiro. Com isso, o hatch da Chevrolet perdeu quase 1/3 de seus compradores. Como a previsão de retorno de atividades na fábrica de Gravataí está previsto para a 2ª quinzena de agosto, ainda há tempo de recuperação considerando o histórico comercial do modelo. Mas já não há a mesma margem de outrora.

Jeep Renegade Limited 2020
Hyundai Creta Smart Plus 2021
Volkswagen T-Cross 200 TSI 2021

Entre os SUVs e crossovers, o Jeep Renegade (40.607) se manteve à frente, mas agora 4 posições à frente de 2020. Destaque para o Fiat Mobi (39.356), que saltou da 12ª para a 5ª posição e ficou à frente do veterano VW Gol (36.969). Às vésperas de ganhar uma nova geração, o Hyundai Creta (33.493) dobrou os números do ano passado e reverteu uma desvantagem em relação ao VW T-Cross (29.176), 10º.

Embora prejudicado pela falta de peças, o Chevrolet Onix Plus (28.866) permaneceu no topo entre os sedãs, mas desta vez fora do top 10. Dentre os primeiros colocados, ninguém cresceu tanto quanto o Chevrolet Tracker (27.125, +141,4%) – o VW Nivus (19.935) não conta, pois só começou a ser oficialmente vendido no 2º semestre. Menção para o longevo Fiat Uno (15.340), 35º há um ano e agora o 17º colocado graças ao avanço de quase 176%.

Estreante no semestre, o Toyota Corolla Cross já superou a barreira das 10 mil unidades (10.313). Aposentados em janeiro, Ford Ka (8.230) e Ecosport (2.924) recuaram mais de 70%. Quem não vive um bom momento é o Sandero: figura frequente no top 10 de anos anteriores, o Renault completou os 6 primeiros meses de 2021 com apenas 7.866 emplacamentos e numa modesta 30ª posição.

No top 50, nenhum modelo avançou tanto quanto o Peugeot 208 (6.052, +212%), reforçado por sua nova geração. Lançado no 2º semestre de 2020, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.763) conseguiu ficar à frente de um Renault Captur (3.490) que segue patinando – a linha reestilizada conseguirá reverter a tendência? O BMW 320i (2.829), 48º, foi novamente o modelo premium mais bem posicionado e dificilmente perderá esta posição até o fim de 2021.

POS. 

MODELO 

TOTAL 1º SEM. 2021 (A) 

% TOTAL 

TOTAL 1º SEM. 2020 (B) 

% TOTAL 

% VAR. (A/B) 

POS. 2020 

1º 

HYUNDAI HB20 

45.408 

5,65% 

32.843 

5,16% 

38,26% 

2º 

2º 

FIAT ARGO 

41.926 

5,21% 

22.727 

3,57% 

84,48% 

7º 

3º 

CHEVROLET ONIX 

41.510 

5,16% 

60.267 

9,46% 

-31,12% 

1º 

4º 

JEEP RENEGADE 

40.607 

5,05% 

20.710 

3,25% 

96,07% 

8º 

5º 

FIAT MOBI 

39.356 

4,89% 

17.077 

2,68% 

130,46% 

12º 

6º 

VW GOL 

36.969 

4,60% 

24.827 

3,90% 

48,91% 

5º 

7º 

HYUNDAI CRETA 

33.493 

4,16% 

16.695 

2,62% 

100,62% 

14º 

8º 

JEEP COMPASS 

32.554 

4,05% 

17.637 

2,77% 

84,58% 

11º 

9º 

RENAULT KWID 

29.186 

3,63% 

23.648 

3,71% 

23,42% 

6º 

10º 

VW T-CROSS 

29.179 

3,63% 

20.595 

3,23% 

41,68% 

9º 

11º 

CHEVROLET ONIX PLUS 

28.866 

3,59% 

31.456 

4,94% 

-8,23% 

3º 

12º 

CHEVROLET TRACKER 

27.125 

3,37% 

11.235 

1,76% 

141,43% 

20º 

13º 

VW NIVUS 

19.935 

2,48% 

36 

0,01% 

55275,00% 

14º 

TOYOTA COROLLA 

19.899 

2,47% 

16.975 

2,67% 

17,23% 

13º 

15º 

NISSAN KICKS 

19.169 

2,38% 

16.261 

2,55% 

17,88% 

15º 

16º 

HONDA HR-V 

18.746 

2,33% 

13.051 

2,05% 

43,64% 

17º 

17º 

FIAT UNO 

15.340 

1,91% 

5.561 

0,87% 

175,85% 

35º 

18º 

VW VOYAGE 

14.832 

1,84% 

6.823 

1,07% 

117,38% 

28º 

19º 

VW POLO 

14.250 

1,77% 

20.470 

3,21% 

-30,39% 

10º 

20º 

VW VIRTUS 

13.023 

1,62% 

12.290 

1,93% 

5,96% 

18º 

21º 

RENAULT DUSTER 

12.950 

1,61% 

6.839 

1,07% 

89,36% 

27º 

22º 

TOYOTA YARIS HATCH 

12.251 

1,52% 

9.008 

1,41% 

36,00% 

23º 

23º 

HYUNDAI HB20S 

12.092 

1,50% 

9.628 

1,51% 

25,59% 

22º 

24º 

VW FOX 

11.369 

1,41% 

8.321 

1,31% 

36,63% 

24º 

25º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

10.313 

1,28% 

0,00% 

26º 

FIAT CRONOS 

10.249 

1,27% 

7.461 

1,17% 

37,37% 

25º 

27º 

HONDA CIVIC 

8.753 

1,09% 

7.394 

1,16% 

18,38% 

26º 

28º 

FORD KA 

8.230 

1,02% 

29.583 

4,64% 

-72,18% 

4º 

29º 

CHEVROLET SPIN 

8.033 

1,00% 

6.751 

1,06% 

18,99% 

29º 

30º 

RENAULT SANDERO 

7.866 

0,98% 

13.196 

2,07% 

-40,39% 

16º 

31º 

TOYOTA YARIS SEDAN 

7.588 

0,94% 

5.934 

0,93% 

27,87% 

33º 

32º 

CITROËN C4 CACTUS 

7.302 

0,91% 

4.953 

0,78% 

47,43% 

37º 

33º 

FIAT SIENA 

6.797 

0,85% 

4.605 

0,72% 

47,60% 

39º 

34º 

RENAULT LOGAN 

6.234 

0,78% 

6.210 

0,98% 

0,39% 

32º 

35º 

PEUGEOT 208 

6.052 

0,75% 

1.940 

0,30% 

211,96% 

36º 

TOYOTA SW4 

6.034 

0,75% 

3.538 

0,56% 

70,55% 

43º 

37º 

NISSAN VERSA 

5.607 

0,70% 

6.413 

1,01% 

-12,57% 

30º 

38º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

5.516 

0,69% 

3.958 

0,62% 

39,36% 

42º 

39º 

HONDA WR-V 

5.006 

0,62% 

4.009 

0,63% 

24,87% 

41º 

40º 

HONDA FIT 

3.949 

0,49% 

6.290 

0,99% 

-37,22% 

31º 

41º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

3.763 

0,47% 

0,00% 

42º 

HONDA CITY 

3.577 

0,44% 

3.242 

0,51% 

10,33% 

45º 

43º 

RENAULT CAPTUR 

3.490 

0,43% 

5.095 

0,80% 

-31,50% 

36º 

44º 

PEUGEOT 2008 

3.417 

0,42% 

1.924 

0,30% 

77,60% 

49º 

45º 

NISSAN V-DRIVE 

3.216 

0,40% 

0,00% 

46º 

FIAT DOBLÒ 

2.951 

0,37% 

1.403 

0,22% 

110,33% 

47º 

FORD ECOSPORT 

2.924 

0,36% 

9.895 

1,55% 

-70,45% 

21º 

48º 

BMW 320i 

2.829 

0,35% 

1.700 

0,27% 

66,41% 

49º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

2.477 

0,31% 

1.896 

0,30% 

30,64% 

50º 

50º 

VW TIGUAN 

2.371 

0,29% 

3.513 

0,55% 

-32,51% 

44º 

  

TOTAL AUTOS 

804.182 

100,00% 

636.894 

100,00% 

26,27% 

... 

Comerciais leves

A nova geração da Fiat Strada continua rendendo ótimos frutos e a picape, com 61.064 emplacamentos – 167,3% a mais do que há um ano -, encerrou o 1º semestre como o veículo preferido no país, com quase 15 mil unidades de vantagem sobre o HB20. A Fiat Toro (34.089) manteve o 2º lugar geral entre os comerciais leves, mas desta vez com vantagem muito maior sobre a Toyota Hilux (19.236) em boa parte graças à recente reestilização.

Fiat Strada Freedom 1.3 CP (teste)
Toyota Hilux 2021 (Brasil)

VW Saveiro (15.570) e Chevrolet S10 (12.782) repetiram as mesmas posições de 2020, com a última tendo crescimento maior (+33,5%). Quase dobrando as vendas, a Fiat Fiorino (10.428) subiu da 8ª para a 6ª posição. Com vendas fracas em junho, a Ford Ranger (9.803) caiu uma posição e teve a menor evolução entre os líderes (+12,5%). Com alta expressiva de mais de 170%, a Renault Duster Oroch (5.948) voltou a figurar no top 10.

Mesmo com reação nos últimos meses, a VW Amarok (3.296) ficou fora do pelotão de cima por conta do fraco início de ano. A Chevrolet Montana (1.979), que teve produção encerrada e voltará ao mercado com um modelo maior até 2022, foi a 13ª. Com acerto em sua atual linha de comerciais, a Peugeot emplacou a Expert (1.753) em 14º, com crescimento de quase 130%.

POS. 

MODELO 

TOTAL 1º SEM. 2021 (A) 

% TOTAL 

TOTAL 1º SEM. 2020 (B) 

% TOTAL 

% VAR. (A/B) 

POS. 2020 

1º 

FIAT STRADA 

61.064 

30,15% 

22.849 

18,09% 

167,25% 

1º 

2º 

FIAT TORO 

34.089 

16,83% 

19.773 

15,65% 

72,40% 

2º 

3º 

TOYOTA HILUX 

19.236 

9,50% 

14.324 

11,34% 

34,29% 

3º 

4º 

VW SAVEIRO 

15.570 

7,69% 

12.488 

9,89% 

24,68% 

4º 

5º 

CHEVROLET S10 

12.782 

6,31% 

9.575 

7,58% 

33,49% 

5º 

6º 

FIAT FIORINO 

10.428 

5,15% 

5.256 

4,16% 

98,40% 

8º 

7º 

FORD RANGER 

9.803 

4,84% 

8.718 

6,90% 

12,45% 

6º 

8º 

RENAULT DUSTER OROCH 

5.948 

2,94% 

2.188 

1,73% 

171,85% 

13º 

9º 

MITSUBISHI L200 

5.789 

2,86% 

3.622 

2,87% 

59,83% 

9º 

10º 

NISSAN FRONTIER 

4.756 

2,35% 

3.575 

2,83% 

33,03% 

10º 

11º 

RENAULT MASTER  

3.943 

1,95% 

2.751 

2,18% 

43,33% 

12º 

12º 

VW AMAROK  

3.296 

1,63% 

6.215 

4,92% 

-46,97% 

7º 

13º 

CHEVROLET MONTANA 

1.979 

0,98% 

3.316 

2,62% 

-40,32% 

11º 

14º 

PEUGEOT EXPERT 

1.753 

0,87% 

767 

0,61% 

128,55% 

19º 

15º 

HYUNDAI HR 

1.642 

0,81% 

1.945 

1,54% 

-15,58% 

15º 

16º 

VW / MAN EXPRESS 

1.602 

0,79% 

1.295 

1,03% 

23,71% 

16º 

17º 

CITROËN JUMPY 

1.438 

0,71% 

734 

0,58% 

95,91% 

20º 

18º 

FIAT DUCATO 

1.188 

0,59% 

2.061 

1,63% 

-42,36% 

14º 

19º 

IVECO DAILY 35-150 

1.147 

0,57% 

177 

0,14% 

548,02% 

26º 

20º 

RAM 2500 

1.086 

0,54% 

802 

0,63% 

35,41% 

18º 

21º 

KIA K2500 

894 

0,44% 

950 

0,75% 

-5,89% 

17º 

22º 

MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 

397 

0,20% 

350 

0,28% 

13,43% 

24º 

23º 

MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 

355 

0,18% 

278 

0,22% 

27,70% 

25º 

24º 

FIAT DOBLÒ 

350 

0,17% 

0,00% 

34900,00% 

25º 

RAM 1500 

313 

0,15% 

0,00% 

26º 

IVECO DAILY 30-130 

277 

0,14% 

0,01% 

3362,50% 

42º 

27º 

PEUGEOT PARTNER 

265 

0,13% 

379 

0,30% 

-30,08% 

22º 

28º 

EFFA V21 

210 

0,10% 

76 

0,06% 

176,32% 

30º 

29º 

PEUGEOT BOXER 

129 

0,06% 

176 

0,14% 

-26,70% 

27º 

30º 

MERCEDES-BENZ SPRINTER 

116 

0,06% 

69 

0,05% 

68,12% 

31º 

31º 

BYD T3 

102 

0,05% 

0,00% 

2450,00% 

32º 

FOTON AUMARK 1039 

94 

0,05% 

50 

0,04% 

88,00% 

33º 

33º 

CITROËN JUMPER 

76 

0,04% 

161 

0,13% 

-52,80% 

29º 

34º 

EFFA V22 

76 

0,04% 

39 

0,03% 

94,87% 

36º 

35º 

JAC V260 

66 

0,03% 

46 

0,04% 

43,48% 

34º 

36º 

IVECO DAILY 30S13 

54 

0,03% 

375 

0,30% 

-85,60% 

23º 

37º 

FOTON AUMARK 3.5-14DT 

37 

0,02% 

0,00% 

1133,33% 

38º 

IVECO DAILY 

29 

0,01% 

43 

0,03% 

-32,56% 

35º 

39º 

IVECO DAILY 35S14 

23 

0,01% 

538 

0,43% 

-95,72% 

21º 

40º 

EFFA V25 

21 

0,01% 

538 

0,43% 

-96,10% 

46º 

41º 

RENAULT KANGOO 

15 

0,01% 

10 

0,01% 

50,00% 

41º 

42º 

TOYOTA BANDEIRANTE 

10 

0,00% 

0,00% 

233,33% 

43º 

IVECO DAILY 5516 

0,00% 

0,00% 

50,00% 

47º 

44º 

VW KOMBI 

0,00% 

0,00% 

50,00% 

48º 

45º 

MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 

0,00% 

58 

0,05% 

-91,38% 

32º 

46º 

MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 

0,00% 

0,00% 

47º 

CHEVROLET 

0,00% 

0,00% 

-33,33% 

48º 

CHEVROLET C10 

0,00% 

0,00% 

-33,33% 

49º 

49º 

CITROËN BERLINGO 

0,00% 

11 

0,01% 

-81,82% 

40º 

50º 

FORD F75 

0,00% 

0,00% 

-33,33% 

50º 

  

TOTAL COMERCIAIS 

202.503 

100,00% 

126.328 

100,00% 

60,30% 

... 

Fonte: Fenabrave

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com