Honda CG: veja os marcos históricos dos 45 anos da moto

Já em sua 9ª geração, a moto mais vendida do Brasil acumula mais de 4 décadas de evolução em nosso mercado

Honda CG 160 2022 Honda CG 160 2022

De entregadores a pessoas que usam a moto como transporte, a Honda CG consegue atender a um grande número de necessidades. Ainda em junho, a marca lançou a linha 2022 da CG 160, com alterações no visual da moto. Cada passo nessa evolução vem com uma grande responsabilidade, pois uma em cada três motos 0km emplacadas é uma CG nos dias atuais.

Com a linha 2022, a Honda CG chega a nada menos que 45 anos de história no Brasil. Assim como o Volkswagen Gol, usou de algumas tecnologias da matriz, mas adaptada à realidade nacional. Lançada em 1976, a Honda CG 125 chegou com um motor dotado de comando de válvulas acionado por varetas (OHV), mesmo a marca já oferecendo um sistema com corrente (OHC) em outros mercados.

A ideia ali era trazer maior robustez para a moto, a primeira Honda fabricada no Brasil, característica que fez o sucesso da CG por aqui. Pequena e de linhas suaves, a primeira CG era simples, mas usou até Pelé como garoto propaganda na época. Depois, ao longo de 9 gerações, a moto foi evoluindo, criando nomes icônicos, como ML, Turuna, Today e Titan.

A Turuna, inclusive, vinha com um escape de ronco estalado e que, até hoje, ainda tenta-se replicar no mercado de peças de reposição. Agora, separamos aqui alguns dos marcos mais importantes dos 45 anos e 9 gerações da Honda CG no mercado brasileiro.

1ª geração (1976 a 1982)

1976 - Primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM), a CG é lançada com motor de 125 cm³ e câmbio de 4 marchas.

1978 - Muda a suspensão dianteira, que utilizava sistema de molas externas com cobertura de metal. Passou a usar garfo com amortecedores dotados de molas internas.

1981 - Neste ano, a Honda CG 125 se torna a primeira moto do mundo capaz de rodar com etanol. Outra novidade era a substituição do câmbio de 4 velocidades por um de 5 marchas nessa configuração, algo que foi introduzido na CG 125 a gasolina apenas em 1985.

2ª geração (1983 a 1988)

1983 - A segunda geração chega com um visual repaginado e um novo tanque, mais quadrado e encorpado. O carburador recebia o sistema ECCO de injeção de combustível, que deixava a moto mais econômica.

1985 - Todas as versões da Honda CG 125 passam a usar o câmbio de 5 marchas, antes exclusivo da versão a etanol.

1988 - É apresentada a Honda CG 125 Cargo, voltada ao uso profissional. O chassi e a roda traseira eram reforçados, enquanto a suspensão dianteira tinha regulagem. Ela tinha apenas um assento e, no lugar do garupa, era instalado um grande suporte para bauletos de transporte.

3ª geração (1989 a 1993)

1989 - A Honda CG ganha um novo sobrenome: Today. O quadro de instrumentos, a rabeta, o tanque e os grafismos são mudados. Nesta geração, o chassi da moto foi reforçado.

1991 - Neste ano, mudaram o chassi e o motor. Foram 74 e 69 alterações, respectivamente. Uma das alterações no propulsor foi a adoção do CDI, sistema de ignição eletrônica, aposentando o platinado.

4ª geração (1994 a 1999)

1994 - Após 90 alterações na moto, a Honda lançou um dos nomes mais famosos da CG e que a acompanha até hoje: Titan. A moto recebia um novo visual, com tanque mais arredondado, comandos redesenhados, alças para o garupa, novos freios e embreagem revisada.

5ª geração (2000 a 2003)

2000 - A quinta geração da família CG 125, manteve o nome Titan e ganhou um sistema anti esvaziamento de pneus.

2002 - A Honda CG ganha uma nova versão intermediária, abaixo da Titan. Chamada de KSE, tinha partida elétrica, mas mantinha os freios a tambor.

6ª geração (2004 a 2009)

2004 - Neste ano, a Honda CG ganha o primeiro aumento de cilindrada, passando de 125 para 150 cm³. Era ofertada nas versões Titan e Job (sucessora da Cargo) e ganhou novo visual. Também foi apresentada a CG 150 Sport, com visual exclusivo, rodas de liga leve e pneus mais largos. A opção 125 ficava como versão de entrada.

2005 - Com o crescimento da linha CG, a Honda apresentou em 2005 a CG 125 Fan, que era ofertada com o motor menor e menos equipamentos para deixar o preço mais acessível.

7ª geração (2009 a 2013)

2009 - A sétima geração da CG foi a primeira a trazer injeção eletrônica de combustível de série nas versões Titan 150, Fan 125 e Cargo 125. No motor menor, o comando de válvulas varetado é substituído pelo sistema acionado por corrente (OHC). As versões Titan Mix 150 e Titan Mix EX se tornam as primeiras motocicletas flex do mundo.

2010 - A tecnologia flex de injeção é introduzida na CG 150 Fan.

8ª geração (2013 a 2015)

2013 - A nova geração da Honda CG ganha um visual atualizado. A CG 125 Fan tem opções KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica e freio a disco dianteiro. As outras configurações eram CG 150 Fan ESD e CG 150 Titan ESD ou EX.

2014 - A Honda passa a oferecer 3 anos de garantia para a linha CG. Em ano de copa do mundo no Brasil, a moto ganha a série especial CG 150 Titan EX BR, com as cores da bandeira. A CG Cargo passa a oferecer o motor 125 a gasolina ou 150 flex como opções. As versões mais completas ganham acionamento combinado dos freios (sistema CBS). Por último, é lançada a versão 150 Start. Mais acessível, seu objetivo era oferecer mais desempenho ao custo das versões 125.

9ª geração (2015 até hoje)

2015 - É lançada a 9ª geração da Honda CG. Com ela, é introduzido o atual motor 160 (162,7 cm³) com um projeto totalmente novo.

2016 - Nos 40 anos da linha CG, a Honda lançou a série especial Titan Special Edition, com 7.000 unidades fabricadas mesclando as cores branca, azul e vermelha, como nas motos da Honda Racing.

2017 - A Honda CG 160 Start passa a contar com o sistema CBS. Todas as versões ganham um novo garfo dianteiro, que divorcia as funções de moto e amortecedor entre cada uma das bengalas (Separated Fork Function, SFF).

2018 - Honda CG 160 Cargo ganha o sistema de freios CBS.

2019 - É lançada a série especial de 25 anos da linha Titan com 8.000 unidades produzidas trazendo pintura e grafismos exclusivos. Neste ano, a Honda fabricou a última CG 125, que saiu de linha após 42 anos.

2020 - A CG Titan S é lançada como nova versão topo de linha da moto da Honda, que ainda contava com as configurações Start, Fan e Titan, todas com o motor 160.

2021 - Completando 45 anos de produção, a linha CG 2022 chega ao mercado com novas cores e design da carenagem atualizado em todas versões: Honda CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan e CG 160 Cargo.

Ouça o podcast do Motor1.com:

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com