A Volkswagen já apresentou o Polo 2022 reestilizado há algumas meses, mas somente nas versões mais "normais" do hatchback. Ficou faltando a opção esportiva, importante para nós não por ser importada para cá, mas por servir de inspiração para o nosso Polo GTS. Isso mudará ainda neste mês, pois o Volkswagen Polo GTI 2022 aparece em testes e já teve a estreia confirmada.

Como estamos há cinco dias do final de junho, a apresentação do Volkswagen Polo GTI 2022 não irá demorar e estas devem ser as últimas fotos dos protótipos do esportivo. Como a marca vem fazendo, esta unidade roda com alguns adesivos que tentam esconder as mudanças no visual, não que isso engane muito. Por exemplo, está claro que a lanterna tem uma parte que estica em direção ao centro da tampa do porta-malas, pois o adesivo faz um degrau e não impede muito a visão - como já acontece nas demais versões. 

Galeria: Volkswagen Polo GTI 2022 - Flagra

Além das mudanças de design, a Volkswagen não se deu ao trabalho de cobrir o logo "GTI" no centro da tampa do porta-malas. É o mesmo estilo que está no Golf GTI atual. De resto, lembra muito o que está no Polo com o pacote R-Line, mas com alguns detalhes como as luzes de neblina em LED no para-choque - ausentes neste protótipo.

Não há qualquer informação sobre mudanças na parte mecânica. O Polo GTI anterior contava com o 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 200 cv e 32,6 kgfm de torque (a potência subiu para 204 cv um tempo depois) e alguns acreditam que não terá mudanças. Foi oferecido com uma versão manual de 6 marchas, mas o mais provável é que seja vendido somente com a transmissão automatizada de dupla embreagem e 6 posições.

Esqueça ver o Polo GTI no Brasil. A Volkswagen deve seguir a estratégia usada até agora, apostando em uma variante feita para o mercado nacional na forma do Polo GTS. O design será inspirado no primo europeu, porém seguirá com o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque ao invés do 2.0 TSI, por estar preparado para ser abastecido com etanol e ser produzido em São Carlos (SP). Como o Polo reestilizado fará sua estreia no início do ano que vem, o GTS deve ser lançado apenas no 2º semestre de 2022.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Galeria: Volkswagen Polo 2022

Envie seu flagra! flagra@motor1.com