Elogiada pelo design bem acertado dos últimos lançamentos, a Peugeot não poderia deixar de surpreender com a nova geração do 308 SW. Apresentada poucos meses depois do hatchback, a perua herda todas as linhas atraentes do irmão e adiciona dose extra de praticidade para fazer jus à proposta familiar. Na mecânica, é destaque o conjunto híbrido plug-in capaz de entregar até 225 cv de potência.
Visualmente, a dianteira chama atenção pelos LEDs verticais em formato de garras de leão nas extremidades do para-choque, grade com detalhes minimalistas e faróis bem integrados ao conjunto. Atrás, destaque para as lanternas com formato horizontal (sem a interligação vista no hatch) e a tampa do porta-malas bastante vincada. O novo logotipo da marca, recentemente apresentado e com estilo retrô, também está presente.
No geral, a Peugeot buscou explorar a esportividade e o lado emocional do design, em detrimento da tendência de sobriedade vista nos rivais Volkswagen Golf Variant, Seat León ST e Skoda Octavia Combi. Ao todo, o 308 SW mede 4,64 metros de comprimento e 2,73 metros de entre-eixos, respectivamente 28 cm e 5,5 cm a mais que o hatchback. Na comparação com a geração anterior, cresceu cerca de 6 cm.
O porta-malas acomoda 608 litros na variante a tradicional e 548 litros na híbrida plug-in, que perde espaço em razão das baterias. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos são 1.660 litros e 1.574 litros, nesta ordem. Segundo a Peugeot, é possível carregar objetos com até 1,85 m de comprimento. A tampa do porta-malas, vale lembrar, é automática e pode ser aberta tanto no comando da chave quanto passando o pé sob o para-choque traseiro.
Na cabine, destaque para o design futurista do painel, desenvolvido dentro do conceito i-Cockpit. A lista de equipamentos inclui painel digital com função 3D, carregador de celular por indução e os recursos de assistência à condução (alerta de colisão com frenagem automática de emergência, assistente de manutenção de faixa de rodagem, entre outros). O sistema de som Focal foi projetado especialmente para a família 308, tendo, no mínimo, 10 alto-falantes.
Sob o capô, o motor 1.2 PureTech de 3 cilindros a gasolina entrega 110 cv ou 130 cv, dependendo da versão. A diesel, o 1.5 BlueHdi desenvolve sempre 130 cv. Em ambos os casos o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades.
Destaque ainda para a variante Hybrid, que combina motor 1.6 PureTech a gasolina, baterias de 12,4 kWh e um propulsor elétrico de 81 kW. Dependendo da configuração, pode entregar 180 cv ou 225 cv. Somente no modo elétrico, é possível rodar até 60 km.
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Fonte: Peugeot
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