Apesar da carreira curta no Brasil, onde foi vendido entre 2012 e 2019, o Peugeot 308 segue como um dos modelos mais importantes da marca na Europa. Agora chega à sua terceira geração, com uma evolução da identidade visual da empresa e como o 1º veículo a adotar o novo logotipo retrô, enfrentando modelos como Ford Focus e Volkswagen Golf apostando em uma versão híbrida.

Não é nenhuma surpresa que o novo Peugeot 308 adota o visual visto em 208 e 2008, já que o design foi muito bem aceito em diversos mercados. Utiliza as luzes diurnas em LED imitando as presas de um leão, mas a grade tem um estilo diferente, mais próximo da reestilização do 3008. As versões topo de linha terão faróis de LED matrix, enquanto as mais baratas terão luzes um pouco maiores.

Galeria: Peugeot 308 2021

Do outro lado, a traseira mostra lanternas full-LED que usam três linhas vermelhas imitando garras, unidas por uma peça em preto que passa por toda a tampa do porta-malas, mas sem que seja iluminada como em alguns modelos de outras marcas. As fotos mostram o hatch nas cores verde Olivine e azul Vertigo, mas os clientes poderão escolher o veículo com outras opções, como vermelho Elixir, branco Pearl e outras. Também tem rodas de 16" até 18".

Como está cada vez mais comum, o novo 308 aproveitou a troca de geração para ficar maior do que seu antecessor. Agora alcança os 4,36 metros de comprimento, fazendo com que seja 11 cm maior do que antes, enquanto o entre-eixos foi estendido em 55 milímetros, aumentando o espaço para pernas. Para deixar o visual mais esguio, o teto está 20 mm mais baixo, reduzindo a altura do carro para 1,44 metros e fazendo com que tenha um coeficiente de arrasto de 0,28.

Galeria: Peugeot 308 2021 - Fotos exclusivas

Abra as portas e irá encontrar uma cabine que parece ter vindo de um carro conceito. A Peugeot é conhecida por usar paineis ousados e a nova geração do 308 não foi uma exceção. As versões mais caras recebem um painel de instrumentos digital de 10", acompanhado por uma tela central com o mesmo tamanho e que vem de série.

Os controles do ar-condicionado são fáceis de acessar usando uma tecla sensível ao toque, ao lado de outros botões posicionados abaixo da tela principal. Ainda existem alguns comandos físicos logo abaixo, mas como outras marcas estão fazendo, a Peugeot integrou a maior parte das funções na central multimídia, para deixar o interior mais limpo.

Do carregador wireless e iluminação ambiente em LED com 8 cores, até o sistema de som Focal com 10 alto-falantes e bancos com ajuste elétrico, o interior tem toda a tecnologia que você poderia esperar de um hatchback médio com aspirações premium. Conta até mesmo com uma função Clean Cabin que filtra gases poluentes enquanto mostra a qualidade do ar na tela central.

Mesmo que o 308 tenha ficado maior, sua capacidade de carga acabou um pouco reduzida, agora com 412 litros, contra os 420 litros da versão anterior. Rebata os bancos e o volume cresce para 1.323 litros. A Peugeot diz que ainda tem 34 litros de espaço espalhados por todos os porta-objetos.

Montado com uma evolução da plataforma EMP2, a nova geração do Peugeot 308 utilizará um motor turbo de três cilindros com duas configurações. O 1.2 a gasolina entrega 110 cv ou 130 cv para as rodas dianteiras, usando uma transmissão manual de 6 marchas ou automática de 8 posições. Também terá uma opção a diesel, com um 1.5 de quatro cilindros que gera 130 cv e as mesmas opções de câmbio.

Logo no lançamento já contará com duas variantes híbridas plug-in, equipadas com um conjunto de baterias de 12,4 kWh e um motor elétrico de 81 kW. A diferença entre as duas versões está no motor 1.6 a gasolina, disponível com 150 cv ou 180 cv, fazendo com que tenham uma potência combinada de 180 cv e 225 cv, respectivamente, sendo que ambos tem uma autonomia elétrico de 60 km.

Produzido na fábrica da Stellantis na França, o novo Peugeot 308 começará a ser vendido na Europa no 2º semestre. Obviamente, o modelo não tem qualquer chance de vir ao Brasil. A fabricante até considerou trazer a segunda geração do carro e testou o modelo por aqui, mas desistiu, antecipando o fim do segmento dos hatches médios.

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