Renovado na Europa em setembro passado, o novo Peugeot 3008 2022 desembarca no Brasil quase um ano depois, trazendo as mesmas mudanças visuais e o pacote de equipamentos de série mais robusto. A má notícia é que, ao menos por enquanto, o SUV médio ficará devendo as novidades na parte mecânica, sem receber o 1.6 turbo atualizado e deixando a variante híbrida para um segundo momento – como revelado em 1ª mão por InsideEVs Brasil.
Produzido com a plataforma EMP2, a mesma utilizada na variante de 7 lugares 5008, na linha DS e parte da Citroën, o novo Peugeot 3008 2022 segue o mesmo em questão de tamanho. Tem 4.447 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.625 mm de altura e com um entre-eixos de 2.675 mm, enquanto seu porta-malas tem capacidade para 520 litros.
Os designers do então Grupo PSA (agora Stellantis) tiveram um trabalho difícil com o 3008 2022. O SUV já tinha um visual bem resolvido e mexer nas suas linhas poderia estragar o modelo. A marca decidiu misturar o design anterior com a nova identidade da empresa, trazendo as linhas em LED na vertical que imitam presas de um leão (assim como no 208). Com isso, os faróis foram alterados, ficando mais finos e com uma curva na parte inferior. Os faróis são full-LED na versão GT Pack, trazendo uma função para neblina ao invés de ter luzes auxiliares.
Outro detalhe forte na frente é a nova grade com um pontilhado cromado que continua fora da peça, adicionando linhas pretas na carroceria logo abaixo dos faróis, dando uma sensação de continuidade e movimento. No caso da versão GT Pack, essa grade é totalmente pintada de preto. Na traseira, a principal mudança está nas lanternas, com um novo desenho interno em LED, este imitando as garras de um leão.
Ao entrar na cabine, quem já viu o 3008 por dentro vai encontrar um ambiente bem familiar. As linhas gerais não mudaram, mantendo detalhes como os botões que imitam teclas de piano para o controle de alguns equipamentos como ar-condicionado. Segue com uma divisão na parte direita do console central, dando uma sensação de que o interior é direcionado para o motorista, agora com novos revestimentos. Outras partes características continua no SUV, como o volante menor e com base achatada, ou o formato da alavanca da transmissão automática.
Isso não quer dizer que não tem nenhuma alteração. Agora traz iluminação em LED, a central multimídia cresceu para uma tela de 10” (na versão GT Pack) e o painel de instrumentos digital renovado, usando o mesmo sistema que está no 208, com mudanças como melhor contraste e novos grafismos. A multimídia maior ajuda na navegação, mas ainda utiliza Android Auto e Apple CarPlay com fio.
Traz uma série de equipamentos de condução semi-autônoma. Tem a função Park Assist, permitindo que o carro estacione sozinho em vagas paralelas ou transversais, farol alto automático, sensor de ponto cego, câmera de 360° e mais. Ainda traz piloto automático adaptativo com função Stop & Go, assistência em permanência em faixa, frenagem automática de emergência e leitor de placas de trânsito.
Esta é a parte que não mudou no Brasil. O Peugeot 3008 2022 seguirá com o conhecido motor 1.6 THP de quatro cilindros. Esta motorização turbo entrega 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, abastecida somente com gasolina e trabalhando exclusivamente com uma transmissão automática de 6 marchas, com tração dianteira. Manteve outros pontos, como a suspensão MacPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, freios a disco ventilados nas rodas dianteiras e discos sólidos nas traseiras.
Este é um dos pontos que a Peugeot poderia ter evoluído. O 3008 vendido na Europa adotou a nova geração do 1.6 THP, agora batizada como PureTech, entregando 180 cv e 25,5 kgfm. Ainda tem uma opção mais barata com o 1.2 turbo de 130 cv. Ambas estão descartadas para o Brasil. Existe também o 3008 Hybrid, variante híbrida plug-in com motor 1.6 turbo e nas versões de 225 cv, ou 300 cv e tração integral. InsideEVs Brasil apurou com exclusividade que esta opção está nos planos da marca, mas ainda sem uma data de lançamento.
Peugeot 3008 Griffe 2022 (R$ 229.990): ar-condicionado digital automático de duas zonas, seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, central multimídia com tela de 8”, porta-malas com abertura elétrica por gestos, carregador wireless para smartphones, seletor de modo de condução (Normal, Eco e Sport), painel de instrumentos digital de 12,3”, controle de cruzeiro adaptativo, Park Assist, câmera 360°, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, bancos de couro e mais.
Peugeot 3008 GT Pack 2022 (R$ 249.990): Adiciona acabamento em preto brilhante para a grade dianteira, barras no teto e outros detalhes na carroceria, retrovisor interno sem borda, central multimídia com tela de 10”, sistema de som premium e bancos revestidos em Alcantara com ajuste eletrônico e massageador.
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