A Peugeot segue um roteiro que inclui o lançamento de uma nova linha de carros elétricos nos próximos anos. E seguindo a tendência do mercado, a marca francesa também apostará no segmento dos chamados SUVs urbanos compactos com o modelo que está sendo chamado de e-1008 que também será lançado no Brasil.

De acordo com o que foi apurado pelos nossos amigos do L'argus, o SUV compacto urbano, batizado de projeto Peugeot P44, será construído em uma versão simplificada da plataforma CMP e irá compartilhar muitos elementos com as próximas gerações de Citroën C3 e C3 Aircross, previstos para 2024. 

 

Considerando pelos europeus um sucessor espiritual do Peugeot 1007, que não foi exatamente um sucesso, o futuro modelo é um projeto mais focado nos mercados emergentes. O SUV compacto da Peugeot terá 4,15 metros de comprimento e chegará ao mercado em 2025, segundo relatado. 

No entanto, seu visual ainda não está definido. Segundo a publicação francesa, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares pediu expressamente a Matthias Hossann - o novo diretor de design da Peugeot - que retrabalhasse os designs criados na época de seu antecessor, Gilles Vidal, que agora trabalha para a rival Renault.  

Galeria: Peugeot 1007

* O Peugeot 1007 durou pouco tempo no mercado e nunca alcançou o sucesso

No momento, o que temos são esboços e ilustrações que nos dão uma ideia de como será o pequeno SUV da Peugeot. O que se sabe sobre o design é que o modelo terá um estilo mais 'quadradinho', apostando em formas cúbicas para transparecer maior robustez e proposta 'aventureira', algo próximo do que vemos no Jeep Renegade. 

Por fim, a matéria adianta que o modelo será oferecido no Brasil em versões com motores flex, mas ele também será vendido na Europa, no entanto, apenas na variante 100% elétrica - ainda não está claro se a versão zero emissões estará disponível por aqui desde o lançamento. 

Com proposta de ser um carro elétrico mais acessível, o futuro Peugeot e-1008 será mais leve por conta de um conjunto de baterias menor e terá um motor elétrico que deve ficar abaixo dos 100 cv de potência, tudo para reduzir o preço final - a montagem será realizada na fábrica de Trnava, na Eslováquia, local onde são produzidos os modelos Peugeot 208 e Citroën C3 para o mercado europeu. 

Dada a proposta desse projeto (focado na Índia, Brasil e demais mercados emergentes), não podemos descartar que ao menos as versões com motores flex sejam produzidas na fábrica da PSA em Porto Real (RJ), com a importação somente das versões 100% elétricas. Vamos aguardar por mais novidades.  

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: L'Argus

Galeria: Peugeot e-2008 2020