Após a divulgação de teasers e informações preliminares, a Hyundai finalmente oficializa na Índia a estreia do SUV Alcazar 2022. Considerado a versão de 7 lugares da nova geração do Creta, o modelo chega ao mercado local com proposta familiar e refinamento extra na comparação com o irmão. Adota ainda sutis mudanças no visual, tanto no conjunto frontal quanto na traseira.
Na comparação com o Creta, o Alcazar tem teto ligeiramente mais alto e plano, acompanhando o comprimento extra da carroceria. A distância entre-eixos foi ampliada em 150 milímetros, totalizando agora 2,76 metros. Para efeito de comparação, o Creta convencional mede 4,27 metros de comprimento e conta com 2,61 metros de entre-eixos.
No design da dianteira, há novidades na malha da grade, no formato dos LEDs dos faróis e na parte inferior do para-choque. Outra alteração importante foi aplicada na traseira, agora com lanternas maiores, com arranjo interno de luzes exclusivo e formando mais retangular. Também são novidade o formato da tampa do porta-malas, o para-choque e as rodas (18 polegadas, contra 17 do Creta).
Por dentro, o desenho do painel é basicamente o mesmo, assim como os recursos de tecnologia e conectividade. A diferença fica por conta do capricho extra dado ao acabamento, incluindo revestimentos de melhor qualidade e materiais com diferentes texturas. Dependendo da versão, o Alcazar pode acomodar 6 pessoas no esquema 2+2+2 (incluindo segundo console central com carregador wireless para smartphones) ou até 7 passageiros na proporção 2+3+2.
A lista de equipamentos inclui sistema multimídia de 10,25” com Apple CarPlay e Android Auto, teto solar panorâmico, painel de instrumentos digital, câmera 360°, sistema de som Bose Premium com 8 alto-falantes, ar-condicionado automático, iluminação ambiente com até 64 cores, banco do motorista com ajustes elétricos, modos de condução Eco, Comfort e Sport, bem como controle de tração com modos Sand, Mud e Snow.
Sob o capô, são oferecidas na Índias duas opções de motorização: 1.5 turbodiesel com potência de 115 cv e 2.0 aspirado a gasolina de 159 cv (0 a 100 km/h em 10 segundos). O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de 6 marchas. A tração é sempre dianteira. Nas versões a gasolina a Hyundai promete consumo na casa dos 14,5 km/h, enquanto nos modelos diesel as médias são de até 20,4 km/l.
No Brasil, a estreia da nova geração do Creta (5 lugares) é aguardada para a segunda metade de 2021 - não por acaso, protótipos já rodam em testes por aqui. O lançamento terá papel estratégico dentro dos planos da Hyundai, principalmente levando em conta o acirramento da concorrência. O modelo nacional terá sutis diferenças visuais em relação à versão asiática, adotado o design recentemente apresentado na Rússia.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
Fonte: Hyundai
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil