Em mais um mês irretocável para a BMW, o Série 3 seguiu sem concorrência entre os sedãs médios premium. Com 575 emplacamentos, quase 10 vezes mais do que o 2º colocado, o modelo cresceu pouco mais de 120% frente ao fraco mês de maio de 2020 e se aproximou dos 80% de market share no segmento.
E pelo 2º mês seguido o adversário mais “próximo” do Série 3 foi o Audi A4 (59), que há 12 meses havia registrado apenas 4 unidades. Com estoques cada vez mais reduzidos em função da iminente chegada da nova geração – a previsão é até o final do 2º semestre -, o Mercedes Classe C conquistou apenas 27 consumidores, possivelmente o seu resultado mais fraco em décadas.
Por muito pouco, aliás, o Classe C não perdeu seu lugar no pódio para o Mercedes Classe A Sedan (23), outro também em forte queda (-51%). Já em pré-venda com nova geração, prevista para ter primeiras unidades entregues nos próximos meses, o Audi A3 Sedan (1) foi novamente o lanterna.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2458 |
575 |
507 |
256 |
78,66% |
69,74% |
13,41% |
124,61% |
2º |
AUDI A4 |
277 |
59 |
69 |
4 |
8,07% |
9,49% |
-14,49% |
1375,00% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
528 |
27 |
49 |
62 |
3,69% |
6,74% |
-44,90% |
-56,45% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
144 |
23 |
29 |
47 |
3,15% |
3,99% |
-20,69% |
-51,06% |
5º |
AUDI A5 |
174 |
20 |
38 |
19 |
2,74% |
5,23% |
-47,37% |
5,26% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
34 |
12 |
10 |
10 |
1,64% |
1,38% |
20,00% |
20,00% |
7º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
53 |
10 |
14 |
1 |
1,37% |
1,93% |
-28,57% |
900,00% |
8º |
VOLVO S60 |
103 |
4 |
10 |
6 |
0,55% |
1,38% |
-60,00% |
-33,33% |
9º |
AUDI A3 SEDAN |
127 |
1 |
1 |
46 |
0,14% |
0,14% |
0,00% |
-97,83% |
|
|
3898 |
731 |
727 |
451 |
100,00% |
100,00% |
0,55% |
62,08% |
Após 5 meses consecutivos no topo entre os modelos mais sofisticados, a Porsche desta vez viu uma inédita posição de honra para o BMW Série 7 (18), que, impulsionado pela versão híbrida 745Le, atingiu seu novo recorde de vendas. Panamera e Taycan, empatados com 17 unidades, garantiram a marca de Stuttgart no pódio. O Taycan, aliás, segue disparado no acumulado de 2021.
Quarto, o BMW Série 5 (11) ficou sob séria ameaça do Audi A6 (10), agora contando com versões a partir dos R$ 400 mil. Com linha reestilizada chegando ao mercado brasileiro, o Mercedes Classe E (7) foi apenas o 6º - será interessante acompanhar os próximos rankings para ver se o modelo reage.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
MAI/21 |
ABR/21 |
MAI/20 |
% MAI 21 |
% ABR 21 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
BMW SÉRIE 7 |
72 |
18 |
17 |
3 |
20,93% |
20,00% |
5,88% |
500,00% |
2º |
PORSCHE PANAMERA |
51 |
17 |
30 |
6 |
19,77% |
35,29% |
-43,33% |
183,33% |
3º |
PORSCHE TAYCAN |
187 |
17 |
14 |
2 |
19,77% |
16,47% |
21,43% |
750,00% |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
36 |
11 |
9 |
5 |
12,79% |
10,59% |
22,22% |
120,00% |
5º |
AUDI A6 |
24 |
10 |
3 |
4 |
11,63% |
3,53% |
233,33% |
150,00% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
46 |
7 |
5 |
5 |
8,14% |
5,88% |
40,00% |
40,00% |
7º |
VOLVO S90 |
16 |
3 |
2 |
1 |
3,49% |
2,35% |
50,00% |
200,00% |
8º |
LEXUS ES |
11 |
2 |
4 |
2 |
2,33% |
4,71% |
-50,00% |
0,00% |
9º |
MASERATI GHIBLI |
2 |
1 |
1 |
0 |
1,16% |
1,18% |
0,00% |
- |
|
|
445 |
86 |
85 |
28 |
100,00% |
100,00% |
1,18% |
207,14% |
Fonte: Fenabrave
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro