A BMW criou um nicho próprio ao lançar o primeiro Série 4 Gran Coupé, lançado em 2014. Posicionado entre o Série 3 e o Série 5, o Série 4 primeiro nasceu como um cupê (que inclusive foi renovado no Brasil recentemente) e, agora faz a atualização visual também para a opção de quatro portas, atraindo compradores que almejam por um veículo mais luxuoso e ao mesmo tempo mais prático do que o cupê padrão, e com estilo único também.
Nesta reestilização, a fabricante bávara espera ter o mesmo sucesso que o modelo original. O BMW Série 4 Gran Coupé vai além da mudança visual, melhorando a dinâmica, pacote de equipamentos e ainda adota a polêmica grade dianteira enorme que gerou muita discussão quando foi revelada.
Destacada pelo acabamento prateado brilhante na versão 430i e acentuada pelas passagens de ar no para-choque, a gigantesca grade até parece combinar com o cupê. A variante esportiva M440i usa um padrão exclusivo com um contorno na cor cinza Cerium ainda mais nítido, mesma pintura usada nos espelhos laterais e escapamentos. Seu design no para-choque inferior em formato de U também lembra os modelos mais hardcore da BMW M.
O 430i Gran Coupé recebe faróis de LED adaptivos de série (faróis Laserlight são opcionais), rodas de 18 polegadas, com a opção de 19" por um custo extra (dependendo do pacote), janelas sem moldura e as bordas das portas cromadas. O modelo M440i tem seis opções de rodas de 19 polegadas, um acabamento externo Shadowline que adiciona detalhes em preto ao redor das molduras das portas e um spoiler sutil na parte traseira.
O modelo 430i "básico" usa um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, produzindo 258 cv e 40,7 kgfm, capaz de impulsionar o Gran Coupé de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Já a versão M440i ostenta o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, combinado a um sistema híbrido-leve de 48V, entregando 358 cv e um torque de 51 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,8 segundos e possui velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Ambos os modelos usam a mesma transmissão automática de oito velocidades.
Entretanto, apenas a versão M440i oferece tração integral xDrive, além de recursos como freios M Sport, um diferencial M Sport e uma suspensão adaptativa que varia de acordo com o modo de condução selecionado. Todas as funcionalidades vêm do M440i Coupé e devem fazer com que essa seja a única versão para os entusiastas (a menos que a BMW decida fazer um M4 Gran Coupé).
O Gran Coupé Série 4 pega quase todas as partes internas emprestadas de seu irmão de duas portas, incluindo o Live Cockpit com iDrive 7.0. Essa configuração inclui uma tela central sensível ao toque de 10,3 polegadas e um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Os equipamentos de segurança também devem ser mantidos.
Ao contrário do Série 4 Coupé com duas portas, o novo BMW Série 4 Gran Coupé ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
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