Passados algumas projeções e flagras pelas ruas da Europa, os novos X3 e X4 2022 acabam de ser revelados pela BMW. Tanto o SUV como o SUV-cupê, posicionados na gama intermediária de utilitários da marca alemã, estreiam visual reestilizado e motor seis cilindros com sistema híbrido leve de 48 volts. As versões esportivas X3 M e X4 M, bem como suas variantes Competition também foram reveladas.

Visualmente, o X3 traz as principais mudanças na dianteira, que tem como destaque os novos faróis mais estreitos que a versão antiga, grade “duplo-rim” maior (a cada mudança ela cresce mais) e agora ladeada por uma moldura de uma peça só. O para-choque frontal também foi remodelado e agora traz recortes triangulares nas extremidades que dão a sensação que o SUV está mais largo. Já na traseira, o novo X3 traz as mesmas lanternas, mas com o arranjo interno revisto e borda preta, enquanto o para-choque também foi atualizado, incluindo ainda saídas de escape com novo formato.

Galeria: BMW X3 2021

Pulando para o X4, as mudanças de estilo são praticamente as mesmas nos faróis e grade. No entanto, o para-choque tem desenho diferente com a mesma temática triangular, trazendo ainda entradas de ar adornadas por uma faixa preta maior na base. Atrás o X4 manteve as mesmas lanternas, com a única mudança ficando para o para-choque que agora traz linhas triangulares com acabamento em preto brilhante e refletores na vertical. Tanto o SUV como o SUV-cupê recebem também novas rodas de 19 polegadas, com as de 20 e 21 polegadas sendo opcionais.

Galeria: BMW X4 2021

Para a receita das versões esportivas BMW Motorsport, o X3 M Competition e X4 M Competition trazem as mesmas mudanças das versões “civis”, com a diferença dos para-choques com entradas de ar maiores, saias laterais, difusor traseiro e quatro saídas de escapamento na traseira. As rodas são de 20 polegadas nas versões M, enquanto os modelos M Competition têm rodas aro 21”.

Galeria: BMW X3 M Competition 2021

A cabine

Por dentro, a maior mudança fica para o console central herdado do cupê/conversível Série 4 e a central multimídia, que agora tem uma tela de 10,25 polegadas. Há ainda um novo painel 100% digital com tela de 12,3 polegadas, mesma medida da tela do multimídia disponível como opcional no X3 e X4.

BMW X3 2021

Ambos ainda ganharam novos comandos para o ar-condicionado de três zonas, alavanca de câmbio com design mais tradicional, luz ambiente ampliada e acabamento mais refinado no painel e nas portas. Para o X3 M Competition e X4 Competition, há os exclusivos bancos esportivos o logo M iluminado nos encostos, novo volante M, cintos de segurança nas cores da divisão esportiva e acabamento em Alcantara.

Galeria: BMW X4 M Competition 2021

Entre os equipamentos, a novidade fica para algumas novidades no equipamentos de assistência a condução. O assistente de manutenção em faixa, por exemplo, agora corrige a trajetória do veículo em vias mais estreitas. Além disso, os sistemas como controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem automática, entre outros aparecem no painel quando estão ativos. Bacana também que pedestres, carros e bicicletas detectados pelos sensores e câmeras do SUV aparecem representados por ícones no painel digital. Se algum deles se moverem de forma perigosa, eles são destacados no display.

Motores

A maior novidade sob o capô do X3 e X4 é o motor seis cilindros em linha 3.0 com sistema híbrido-leve de 48 volts. O sistema eletrificado permite que o motor a combustão possa ser desligado entre velocidades de 24 km/h e 159 km/h, assim otimizando o consumo de combustível. Além disso o sistema reaproveita a energia cinética gerada durante as frenagens e converte em eletricidade. Esse propulsor rende até 387 cv e 51,02 kgfm de torque, com a aceleração de 0 a 96 km/h ficando e 4,4 segundos e a máxima em 250 km/h. Esse conjunto está disponível nas versões X3 M40i e X4 M40i.

A marca continua oferecendo o motor 2.0 turbo de 251 cv e 35,67 kgfm de torque, que equipa as versões X3 sDrive, X3 xDrive30i e X4 xDrive30i. Neste caso, a aceleração de 0 a 96 km/h fica em 6 segundos, enquanto a máxima é de 209 km/h. Todas as versões vêm equipadas com câmbio automático de 8 marchas, com a tração integral sendo exclusiva das versões xDrive.

Por fim, as versões esportivas mantiveram o motor seis cilindros 3.0 turbo, que rende 480 cv a 6.250 rpm e 63,1 kgfm de torque a 2.750 rpm no X3 M e X4 M. Já as variantes M Competition dos SUVs geram 510 cv a 6.250 rpm e 66,1 kgfm a 2.750 rpm. A aceleração de 0 a 96 km/h fica, respectivamente, em 3,9 segundos e 3,7 segundos, com a velocidade máxima ficando em 250 km/h e 284 km/h, na mesma ordem.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com