Mais uma peça do quebra-cabeça do novo SUV compacto da Fiat enfim foi revelada, com a divulgação do nome escolhido pelo público para o veículo: Fiat Pulse. Este batismo competia com as opções Tuo e Domo, em uma votação que foi aberta assim que a fabricante mostrou o carro na final do Big Brother Brasil 2021. Apesar disso, sua chegada de fato acontecerá somente entre setembro e outubro.
O Fiat Pulse é o primeiro SUV compacto da marca a ser vendido no Brasil, com produção em Betim (MG). Utiliza uma plataforma modular chamada MLA, que é uma evolução da MP1 do Argo, mas com tantas alterações nos aços e na construção que a empresa diz que tem pouco em comum com o hatchback. Afinal, a meta era que o veículo tivesse um bom desempenho no teste de colisão do Latin NCAP, além de atender as novas normas do Rota 2030.
De acordo com a Fiat, 65% dos votos do público foram para o nome Pulse. Em seguida veio Domo com 25%, enquanto Tuo foi escolhido por somente 10% dos eleitores. Tudo já indicava para o batismo Pulse, visto que os três finalistas do BBB 21 também escolheram este nome, o que acabou influenciando um pouco a votação.
Sem divulgar muitos detalhes ainda, a marca italiana diz apenas que o Pulse terá um entre-eixos de 2.532 mm, o que são somente 11 mm em comparação ao Argo, mostrando que realmente terá um porte menor do que a concorrência. Como comparação, o Honda WR-V tem 2.555 mm entre os eixos, enquanto o VW Nivus mede 2.566 mm. As imagens divulgadas e os flagras feitos do carro em testes mostram que não terá balanços muito longos, então o SUV deve ficar próximo dos 4 metros de comprimento.
Esta diferença em tamanho tem um bom motivo, visto que o Fiat Pulse tem que ficar posicionado abaixo do Jeep Renegade, que irá brigar na fatia mais acima do SUVs compactos, onde já tem um bom resultado e renome. Isso se refletirá até mesmo nos preços praticados para o modelo da Fiat, que deve custar entre R$ 80 mil e R$ 110 mil (hoje o Renegade vai de R$ 92.990 a R$ 129.490 nas versões flex).
A Fiat já adiantou que terá alguns equipamentos como quatro airbags, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e compatibilidade com o aplicativo Fiat Connect Me, permitindo ligar o carro e travar as portas pelo smartphone. Também trará conexão 4G Wi-Fi em parceria com a Tim, como está na Toro renovada ou no Jeep Compass 2022.
Outra parte que a fabricante não comenta é a motorização, dizendo apenas que terá um novo motor turbo. Sabemos que será um 1.0 de três cilindros, fazendo sua estreia dentro da Stellantis, entregando cerca de 120 cv e 20 kgfm e trabalhando com uma transmissão automática de 6 marchas. A outra opção deve ser o 1.3 aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm que já equipa Argo e Cronos, com o câmbio manual de 5 marchas e o inédito automático do tipo CVT.
A estreia oficial do Fiat Pulse acontecerá nos próximos meses e esperamos uma pré-venda como a empresa já vem fazendo com seus últimos lançamentos. Fontes ligadas à marca disseram que a previsão de chegada às concessionárias era entre setembro e outubro, no entanto não sabemos como a falta de semicondutores na indústria pode afetar estre cronograma.
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat