Esperada há meses, a Fiat Toro 2022 finalmente foi apresentada. A picape recebe uma boa reestilização, mudanças no interior que remetem a modelos da Ram e é o primeiro lançamento da Stellantis a carregar o 1.3 turbo, o T270, com até 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Ela mantém as versões Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra como opções e preços que vão de R$ 114.590 a R$ 187.490.
A nova Fiat Toro 2022 também traz uma identidade visual diferente para as versões Ranch e Ultra, além de incorporar itens como 6 airbags e o TC+ como itens de série. Em conectividade, a picape terá disponíveis telas de 7", 8,4" e até 10" na vertical, além do painel de instrumentos digital e a conectividade com o carro pelo smartphone. Veja os detalhes.
A Fiat Toro se destaca desde o lançamento pelo design. E a Fiat aproveitou isso para fazer alguns ajustes pontuais no estilo da picape, concentrados em sua maioria na dianteira. Do conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018, temos uma inspiração. A Toro 2022 mantém os faróis em 2 partes, mas a superior agora é totalmente em LEDs e divide o trabalho entre luz diurna de condução e setas de direção - antes, a seta era uma segunda lâmpada, halógena.
Os faróis principais estão um pouco mais finos e em LEDs (a partir da versão Freedom). Os faróis de neblina também são peças menores e também em LEDs, mostrando que a Fiat investiu neste tipo de tecnologia. Quando vamos para a grade dianteira, uma mudança mais ampla e que diferenciará as versões Ranch e Ultra das demais.
A Toro adota a nova identidade da Fiat, com o logo escrito na grade e a "Italian Flag" no canto inferior direito. Na Ranch e Ultra, esse logo tem proporções bem maiores e a grade de fundo é uma colmeia preta, cercada por um acabamento cromado (Ranch) ou preto (Ultra). Logo abaixo, um "peito de aço" em plástico e decorativo, comum em todas as versões. O capô, o mesmo sempre, ganha corpo com vincos mais vivos e mais altos.
Nas versões Endurance, Freedom e Volcano, o nome Fiat é um pouco mais discreto, mais está acompanhado de finos filetes cromados que seguem pelos faróis, além de mais um entre o capô e o parachoque dianteiro. Novas rodas de 16" (Endurance), 17" (Freedom e Ultra) e 18" (Volcano e Ranch) fecham o pacote visual exterior.
No interior, as maiores mudanças da Fiat Toro 2022. Todas as versões trazem de série o painel totalmente digital com tela de 7", ficando nas laterais em LEDs os indicadores de temperatura e nível de combustível. Além disso, o interior foi revisado principalmente para ganhar mais porta-objetos, inclusive no console central. O volante muda pouco, se destacando pela nova identidade da marca, mas os bancos foram revistos.
A versão Endurance terá um sistema multimídia com tela de 7", com espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto sem fios, como já conhecemos na Strada e na Toro antes da reestilização. A versão Freedom já recebe uma tela de 8,4", assim como a Volcano como item de série. Já como opcional na Volcano e de série na Ranch e Ultra, a tela vertical de 10,1" que remete bastante a utilizada na Ram e que adota inclusive os sistemas de espelhamento na vertical. Carregador por indução e portas USB tipo A e tipo C também são novidades.
A Fiat estreia com a Toro 2022 o Connect Me. É um pacote de serviços conectados que vão desde o controle de informações e da picape pelo smartphone, smartwatch ou pela assistente virtual Alexa (Amazon). Alertas de manutenção, assistência mecânica, notificações (recall e manutenções), chamada de emergência, recuperação em roubo e furto e alertas de condução fazem parte do pacote. Um sistema de navegação nativo também está disponível, com pontos de interesse e atualizações remotas. Para os ocupantes, WiFi a bordo (operadora TIM, cobrado a parte com valores de R$ 30 a R$ 100.
A Fiat Toro sempre foi polêmica pela oferta de airbags. A Fiat quer mudar isso e colocou como item de série 6 airbags para todas as versões, menos Ranch e Ultra que possuem 7 bolsas. Controle de tração e estabilidade seguem como item de série, mas agora o TC+ (e-Locker) está em todas as versões 4x2. A estrutura não passou por mudanças.
Além disso, a Toro adota o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor) como opcional nas versões Freedom e Volcano e de série na Ultra a Ranch. O pacote inclui a frenagem automática de emergência, farol-alto automático e alerta de saída de faixa com alerta pelo volante. Não há piloto automático adaptativo nem alerta de ponto-cego, por exemplo.
O mais esperado a Fiat Toro 2022 é a chegada do motor 1.3 turbo, chamado comercialmente de T270. Com até 185 cv e 27,5 kgfm de torque (veja os detalhes deste motor aqui), está sempre ligado ao câmbio automático de 6 marchas e tração apenas dianteira. Tem o TC+ e uma nova configuração, que engata o neutro quando se para em semáforos e trânsito, por exemplo - o mesmo acontece agora com o 1.8 aspirado, que fica disponível apenas na versão Endurance, que aliás perde a opção de câmbio manual.
Na turbodiesel, uma mudança no sistema de 4x4 reduzido, que agora desliga o controle de tração e estabilidade e facilita no uso fora-de-estrada mais pesado, além do ABS off-road, que deixa as rodas cavarem o solo antes de evitar o travamento, melhorando a frenagem em solos de areia e terra, por exemplo.
O motor 2.0 turbodiesel segue o mesmo, com 170 cv e 35,7 kgfm, com câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral automática e selecionável.
Fiat Toro Endurance (1.8 AT, 1.3 turbo AT e 2.0 TD AT9 AWD): ar-condicionado, painel de instrumentos com tela de 7", controles de tração e estabilidade com TC+ e assistente de partida em rampas, sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones, 6 airbags, retrovisores elétricos com repetidor, portas USB tipo A e C, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas em LEDs, direção elétrica com coluna com regulagem de altura e profundidade, protetor de caçamba, piloto automático, iluminação na caçamba, alarme, rodas de 16", vidros e travas elétricos;
Opcionais: Capota Marítima (R$ 1.200)
Fiat Toro Freedom (1.3 turbo AT e 2.0 TD AT9 AWD): Endurance + faróis full-LED, faróis de neblina em LEDs, sistema multimídia com tela de 8,4", rodas de 17", trocas de marchas por aletas no volante, câmera de ré, volante em couro, apoio de braço frontal, capota marítima, maçanetas e espelhos na cor do carro;
Opcionais: Pacote Conforto (bancos em couro, apoio de braço traseiro, navegador GPS nativo, carregador sem fio - R$ 4.900), Pacote Comforto Plus (Conforto + sistema ADAS, sensor de estacionamento dianteiro, kit High Tech com Sensor de chuva, Sensor crepuscular, Retrovisor interno eletrocrômico - R$ 6.900)
Fiat Toro Volcano (1.3 turbo AT e 2.0 TD AT9 AWD): Freedom + Fiat Connect Me, sensor de estacionamento dianteiro, carregador por indução, 7 airbags, bancos em couro, banco do motorista com regulagem elétrica, chave presencial para abertura e partida por botão, rodas de 18", sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico, LEDs internos, maçanetas cromadas;
Opcionais: Pacote Tecnologia (sistema multimídia com tela de 10,1", sistema ADAS - R$ 3.000), Pacote Tecnologia Plus (Tecnologia + teto-solar - R$ 7.000)
Fiat Toro Ranch (2.0 TD AT9 AWD): Volcano + central multimídia com tela de 10,1" vertical, sistema ADAS, pneus ATR, bancos em couro marrom, santantonio e estribos laterais cromados, barra de proteção no vidro traseiro, interior com acabamento em marrom, tapetes em carpete;
Fiat Toro Ultra (2.0 TD AT9 AWD): Volcano + central multimídia com tela de 10,1" vertical, sistema ADAS, rodas de 17", bancos em couro, capota rígida, Cargo Bag Mopar, santantonio integrado, estribo preto, tapetes em carpete.
MODELO | PREÇO |
Fiat Toro Endurance 1.8 AT6 | R$ 114.590 |
Fiat Toro Endurance 1.3T AT6 | R$ 119.590 |
Fiat Toro Endurance 2.0 TD AT9 AWD | R$ 152.990 |
Fiat Toro Freedom 1.3T AT6 | R$ 131.890 |
Fiat Toro Freedom 2.0 TD AT9 AWD | R$ 164.390 |
Fiat Toro Volcano 1.3T AT6 | R$ 144.990 |
Fiat Toro Volcano 2.0 TD AT9 AWD | R$ 177.690 |
Fiat Toro Ranch 2.0 TD AT9 AWD | R$ 185.490 |
Fiat Toro Ultra 2.0 TD AT9 AWD | R$ 187.490 |
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte