Lançado na quinta-feira (27), o Volkswagen Taos parece ter agradado uma parcela de compradores de SUVs médios, além daqueles que já estavam o esperando na fila, pois sua pré-venda esgotou em 7 minutos. Agora, vamos apontar aqui quais as diferenças das versões Comfortline e Highline e mostrá-las ponto a ponto para ajudá-lo a escolher qual se encaixa mais em sua necessidade.
Como de praxe, as versões topo de linha são as que têm acabamento mais refinado e lista de equipamentos mais recheada por motivos óbvios. Por enquanto, a Volkswagen não divulgou as fotos oficiais da versão de base Comfortline, mas bastou uma entrada em seu site oficial para conferir a versão de entrada do Taos por meio do aplicativo de realidade aumentada. Por lá, conseguimos ver as principais diferenças enquanto as fotos do SUV não são divulgadas.
Para começar, o novo Taos Highline tem como destaque a grade dianteira iluminada, que serve também como luz diurna de LED (DRL) e acompanha a linha dos faróis com tecnologia IQ.Light. É uma clara inspiração no design inaugurado pelos modelos elétricos da marca vendidos na Europa, como o hatch ID.3 e o SUV ID.4, e que já chegou na reestilização do Polo europeu. Já a versão Comfortline tem grade frontal comum nessa parte, enquanto os faróis têm arranjo interno diferente, embora tenham iluminação Full-LED segundo a fabricante.
Além dos faróis e grade dianteira mais simples, o Taos Comfortline tem rodas de 18 polegadas com desenho diferente - e sem o acabamento diamantado da versão Highline. Apesar do jogo de rodas ser divergente, ambas as versões contam com a mesma medida de pneus 215/55 R18. Um olhar mais atento vai reparar também em outros detalhes da carroceria do Taos Comfortline que diferem da variante top de linha, à exemplo do rack de teto preto (em vez de prata anodizado da Highline) e a ausência de frisos cromados na base das janelas laterais.
Por fim, ambas contam com o nome da versão inscrito no para-lama dianteiro, mas somente a Highline tem uma extensão cromada nas portas para efeito estético. A parte traseira é igual em todas as versões e trazem sempre a mesma lanterna de LED e para-choques com acabamento cromado nas extremidades que simulam duas saídas de escape (falsas, no caso).
Baseada na Highline, a série especial de lançamento Lauching Edition tem como diferença apenas a carroceria na cor bege Mohave com teto pintado de preto, mesma tonalidade aplicada na coluna dianteira e retrovisores, enquanto as rodas de 18 polegadas são escurecidas.
Quando pulamos para dentro, é possível ver pelas imagens do aplicativo de realidade aumentada que o Taos Comfortline traz uma grande novidade: o painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, que estreia na gama Volkswagen através do Taos. Menor do que o painel da versão Highline, que conta com um display de 10,25 polegadas, esse painel tem uma tela de 8 polegadas 100% digital combinada a outros dois mostradores de LEDs, sendo um de temperatura e o outro de combustível.
No geral o visual do novo painel ficou bem acertado, sendo provável ainda que chegue futuramente para ser opção de entrada ao Active Info Display em outros modelos da marca, como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Na versão de base há ainda os bancos em tecido, que pelas imagens do site nos dá a impressão de ser semelhante ao que tinha por aqui no antigo Golf Highline vendido no Brasil até 2019. Com isso, os bancos de couro ficam restritos a versão Highline do Taos, bem como o teto solar panorâmico, oferecido como opcional apenas na versão topo de linha do SUV por R$ 5.520. Há a possibilidade de contar com bancos de couro e outras comodidades como banco dianteiro com aquecimento e o do motorista com regulagem elétrica e lombar com o Pacote Conforto, mas que custa R$ 5.420 adicionais.
O Taos vem bem equipado desde a versão de entrada Comfortline e traz uma lista de itens de série condizente com seu preço de R$ 154.990. Ele vem com ar-condicionado de duas zonas (com saídas de ar para o banco traseiro no console, incluindo saídas debaixo dos bancos dianteiros em direção aos pés dos ocupantes), carregador de celular sem fio, acendimento automático dos faróis, limpadores de para-brisa automáticos, central multimídia VW Play com tela de 10” e suporte a Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (via cabo) e três saídas USB, sendo duas na frente e uma para a parte de trás.
Controlador de velocidade, sistema de som com 6 alto-falantes, câmera de ré, retrovisor fotocrômico, sistema start-stop, regulagem do facho do farol, assistente de partida em rampa, retrovisor com ajuste elétrico com função tilt down (do lado direito) também fazem parte da lista.
No pacote de segurança a versão Comfortline soma, 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), controles de estabilidade e tração e detector de fadiga, sistema de frenagem automática pós-colisão, monitor de pressão dos pneus. Quem pretende contar com o controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go (o carro para e anda automaticamente no trânsito) e frenagem autônoma de emergência com detector de pedestres, vai ter que desembolsar R$ 5.420 pelo Pacote Segurança ou ir direto para a versão Highline, que soma todos esses equipamentos.
Já o Taos Highline traz todos o pacote do Comfortline e soma ainda os já citados equipamentos de segurança e assistência a condução, além de bancos dianteiros com aquecimento, banco com regulagem elétrica e ajuste de lombar, luz ambiente, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado. Há ainda retroviores com rebatimento elétrico e aquecimento e seletor de modos de condução (Eco, Sport e Individual), enquanto o sistema de som ganha o reforço de mais 2 alto-falantes, ficando com um total de 8 alto-falantes (contra 6 do Comfortline).
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