Foram alguns meses de espera com projeções, flagras, apresentações internacionais e depois no Brasil. Este foi o percurso feito pelo Volkswagen Taos 2022, que acaba de ser lançado no país em 2 versões diferentes: Comfortline e Highline, esta última com um pacote especial Launching Edition. Além das versões, a marca revela os equipamentos e os esperados preços, que serão fator chave para o SUV tentar roubar um pouco da clientela do Jeep Compass.

O novo Volkswagen Taos 2022 vendido no Brasil vem importado da Argentina, onde é produzido na fábrica de General Pacheco. Assim como boa parte da gama da marca, o SUV é feito com base na plataforma MQB, na qual existem outros modelos derivados como Jetta e Tiguan, por exemplo, além de outras derivações da plataforma modular que resultaram no Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Para quem pensa em comprar o Taos, o SUV se encaixa entre o T-Cross Highline e o Tiguan R-Line 350 TSI (a única versão agora à venda, sempre com 7 lugares e motor 2.0 turbo de 220 cv), assim surgindo como um SUV médio mais preparado para brigar com os rivais.

Galeria: Volkswagen Taos Launching Edition 250TSI 2022

Qual seu tamanho?

Para entrar na briga, o novo Taos tem medidas iguais ou ligeiramente maiores que seus rivais. De acordo com sua ficha técnica, ele tem 4.461 mm de comprimento, 1.841 mm de largura, 1.626 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. Isso significa que ele é 57 mm mais longo que o Compass ou apenas 1 mm mais comprido que o Corolla Cross. Já na largura ele tem 22 mm a mais que o Jeep, com essa diferença caindo para 16 mm contra o SUV híbrido da Toyota.

A altura é bem próxima aos rivais da Jeep e Toyota, que contam com 1.628 mm e 1.620 mm, respectivamente. Por fim, o entre-eixos é o que lhe traz maior vantagem, pois o Taos tem 44 mm a mais que o Compass e 40 mm a mais que o Corolla Cross. O porta-malas acomoda 498 litros, ante 476 litros do Compass e 440 litros do SUV japonês.

Uma das primeiras informações divulgadas pela Volkswagen, o motor do Taos é o mesmo em todas as versões, da Comfortline até a Highline com o pacote Launching Edition. Assim, sob o capô ele tem a disposição o 1.4 TSI flex (com turbo e injeção direta) de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que vem atrelado ao câmbio automático de 6 marchas. Com esse conjunto, a marca afirma que ele cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge 194 km/h de velocidade máxima. A tração é dianteira, sem opção da tração integral 4Motion do modelo americano - há rumores sobre uma futura variante 2.0 turbo com tração nas quatro rodas.  

Segundo a VW, o bom desempenho do Taos é culpa também do seu baixo peso para o segmento:1.420 kg, contra 1.585 kg do Jeep Compass e até 1.450 kg do Toyota Corolla Cross. 

Volkswagen Taos Launching Edition 250TSI 2022

O que chama atenção no visual?

Quando o novo Taos teve o seu visual revelado lá em outubro de 2020, ele chamou a atenção principalmente pela grade dianteira, que ostenta um filete de LEDs e serve como um complemento da luz diurna - que começa nos faróis. Além da grade que acende, o utilitário tem como destaque também o acabamento em preto brilhante no para-choque dianteiro que remete a letra “X”, os vincos laterais que dão ao SUV a estética de ser mais encorpado, além das lanternas com iluminação em LED, que têm um arranjo interno diferente do já visto até hoje nos modelos da marca.

Interior

Para quem esperava um interior com bons arremates, mas com muito plástico como o T-Cross e Nivus, o novo Taos se difere por trazer mais superfícies com material suave ao toque e couro, encontrado tanto nas portas como no painel. Fora isso, ele vem com o já tradicional painel 100% digital Active Info Display de 10,25 polegadas (8 polegadas na versão Comfortline) e a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas. Uma luz ambiente também está presente e aparece na porção inferior do painel e se estende pelas portas, trazendo nada menos do que 10 cores para escolher que mudam, inclusive, a cor do painel 100% digital. 

Volkswagen Taos Launching Edition 250TSI 2022

O volante é o mesmo que estreou no Nivus no Brasil, enquanto a alavanca de câmbio com a parte superior iluminada veio emprestada do T-Cross. Na parte de trás, o utilitário tem saídas de ar-condicionado para os passageiros, inclusive saídas de ar embaixo dos bancos dianteiros que complementam as saídas do console central.

Veja os principais equipamentos

Na lista de itens de série, o Taos aposta no conhecido quadro de instrumentos digital e sistema multimídia VW Play com espaço de armazenamento de 10GB, que conta com suporte a Apple CarPlay e Android Auto e aplicativos nativos. São novidades os apps para download na loja virtual VW Play Apps como Spotify (podcast; música), MobiMax (TV digital), PlayKids (app infantil com desenhos, livros, jogos educativos e interativos), Skeelo (aúdiolivro) e Get In (app para reserva na fila de bares e restaurantes).

Há ainda teto solar panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento, carregador sem fio para smartphones, controlador de velocidade adaptativo com função Stop&Go (o carro para e anda automaticamente no trânsito), sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres (funciona em velocidades de até 50 km/h), detector de fadiga, frenagem automática pós-colisão, 6 airbags, alerta de tráfego cruzado (com frenagem de emergência em manobras), alerta de ponto cego, rodas de 18 polegadas e seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual). 

Volkswagen Taos Launching Edition 250TSI 2022

Destaque para os faróis full-LED com a tecnologia IQ.Light, que possui sistema com acompanhamento de curva e farol-alto automático. O recurso é inédito por aqui entre os carros da Volks.

O Taos Comfortiline chega nas lojas em junho nas cores preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium, enquanto a Highline traz as mesmas opções de cores, além do Azul Atlantic, Bege Mohave e Bege Mohave com teto preto.

Versões e equipamentos do novo Taos 2022

Taos Comfortline (R$ 154.990): traz ar-condicionado de duas zonas (com saídas de ar para o banco traseiro), carregador de celular sem fio, direção elétrica, controlador de velocidade, sensor de chuva e crepuscular, painel 100% digital com tela de 8 polegadas, central multimídia VW Play com tela de 10” com suporte via Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (via cabo), rodas de 18 polegadas com pneus 215/55, 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), assistente de partida em rampa, câmera de ré, controles de estabilidade e tração e detector de fadiga.

Soma ainda sistema de frenagem automática pós-colisão, três entradas USB tipo C, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down, monitor de pressão dos pneus, lanterna de LED, porta-luvas refrigerado, regulagem do facho do farol, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial para acesso e partida, sistema start-stop e rack de teto preto.

Opcionais: o Pacote Conforto (R$ 5.420) inclui bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com aquecimento e assento do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar. Já o Pacote Segurança (R$ 4.790) soma controlador de velocidade adaptativo (ACC) e sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.

Taos Highline (R$ 181.790): todos os itens da Comfortline, mais controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos em couro e com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, luz de LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ.Light, luz ambiente, painel 100% digital com tela de 10,25”, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e seletor de modos de condução, 8 alto-falantes, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico (com aquecimento) e rack de teto prata.

Opcional: teto solar panorâmico (R$ 5.520).

Taos Launching Edition (R$ 191.060): baseado na versão Highline, a versão de lançamento traz como diferencial a coluna A e retrovisores pintados de preto, rodas de liga-leve de 18 polegadas escurecidas, sistema de som Beats com 8 alto-falantes + subwoofer, interior com revestimento diferenciado em couro, teto solar panorâmico e cor Bege Mojave na carroceria com teto preto.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com