Em alta pelo 2º mês seguido, o mercado de veículos novos na Alemanha encerrou o mês de abril com 229.650 unidades comercializadas, 90% a mais do que há um ano. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, no entanto, houve uma retração de 26,1% frente ao mesmo período de 2019.
Já o acumulado de 2021 chegou a 886.102 unidades, alta de 7,8% frente a 2020, mas 30,9% inferior ao registrado nos 4 primeiros meses do ano anterior, segundo o Best Selling Cars Blog. A Volkswagen, com 43.230 unidades, assegurou a liderança com quase 19% de Market share. Mercedes-Benz e Audi completaram o pódio separadas por aproximadamente 1,5 mil unidades (21.992 x 20.441).
POS. |
MARCA |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
43.230 |
18,8% |
20.741 |
17,2% |
108,4% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.992 |
9,6% |
8.508 |
7,0% |
158,5% |
3º |
BMW |
20.441 |
8,9% |
12.410 |
10,3% |
64,7% |
4º |
AUDI |
16.807 |
7,3% |
8.969 |
7,4% |
87,4% |
5º |
OPEL |
14.149 |
6,2% |
5.153 |
4,3% |
174,6% |
6º |
SKODA |
13.617 |
5,9% |
7.227 |
6,0% |
88,4% |
7º |
FORD |
11.917 |
5,2% |
9.311 |
7,7% |
28,0% |
8º |
SEAT |
8.979 |
3,9% |
4.827 |
4,0% |
86,0% |
9º |
RENAULT |
8.871 |
3,9% |
4.742 |
3,9% |
87,1% |
10º |
HYUNDAI |
7.645 |
3,3% |
3.253 |
2,7% |
135,0% |
11º |
FIAT |
7.109 |
3,1% |
3.788 |
3,1% |
87,7% |
12º |
TOYOTA |
6.076 |
2,6% |
3.780 |
3,1% |
60,7% |
13º |
KIA |
5.441 |
2,4% |
3.158 |
2,6% |
72,3% |
14º |
PEUGEOT |
5.301 |
2,3% |
2.373 |
2,0% |
123,4% |
15º |
CITROËN |
4.739 |
2,1% |
2.202 |
1,8% |
115,2% |
16º |
MINI |
4.033 |
1,8% |
2.248 |
1,9% |
79,4% |
17º |
MAZDA |
3.386 |
1,5% |
1.370 |
1,1% |
147,2% |
18º |
VOLVO |
3.386 |
1,5% |
2.462 |
2,0% |
37,5% |
19º |
MITSUBISHI |
2.773 |
1,2% |
2.641 |
2,2% |
5,0% |
20º |
NISSAN |
2.673 |
1,2% |
1.086 |
0,9% |
146,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
229.650 |
100,0% |
120.840 |
100,0% |
90,0% |
|
ACUMULADO |
886.102 |
100,0% |
822.202 |
100,0% |
7,8% |
O VW Golf (7.203) confirmou novamente sua liderança no ranking, mas perdendo espaço a cada mês. Em 2020, por exemplo, o modelo assegurou 4,7% de participação, contra 3,1% em abril – segundo o BSCB, não há registro de market share tão baixo para o modelo há muito tempo. Com isso, a vantagem sobre o VW Tiguan foi inferior a 1,7 mil unidades.
Com o T-Roc (4.901) em 3º - aparentemente o grande beneficiário com a retração do Golf -, a Volks chegou ao 4º mês consecutivo dominando o pódio. Na quarta posição, o Opel Corsa (4.596) foi seriamente ameaçado pela Fiat Ducato (4.588) em seu 2º top 5 no ano, com vendas ampliadas pela temporada de verão e o consequente aumento na demanda por motorhomes. Aposentado por aqui, o VW up! (3.801) conquistou seu 4º top 10 seguido.
Ainda sem corresponder à aposta da marca, o VW ID.3 (2.264) foi apenas o 26º, ficando atrás do Hyundai Kona (2.274). Apenas 2 modelos entre os 50 mais vendidos registraram queda no período: o Ford Focus (2.831, -5,5%) e o BMW X3 (1.801, -21,5%). Em momento de transição para a chegada da nova geração às lojas, o Mercedes-Benz Classe C (1.270) ficou fora do top 50.
POS. |
MODELO |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
ABR.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW GOLF |
7.203 |
3,1% |
5.681 |
4,7% |
26,8% |
2º |
VW TIGUAN |
5.567 |
2,4% |
2.757 |
2,3% |
101,9% |
3º |
VW T-ROC |
4.901 |
2,1% |
2.109 |
1,7% |
132,4% |
4º |
OPEL CORSA |
4.596 |
2,0% |
1.564 |
1,3% |
193,9% |
5º |
FIAT DUCATO |
4.588 |
2,0% |
2.429 |
2,0% |
88,9% |
6º |
VW PASSAT |
4.320 |
1,9% |
1.962 |
1,6% |
120,2% |
7º |
MINI |
4.033 |
1,8% |
2.248 |
1,9% |
79,4% |
8º |
BMW SÉRIE 3 |
3.984 |
1,7% |
2.123 |
1,8% |
87,7% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
3.934 |
1,7% |
1.987 |
1,6% |
98,0% |
10º |
VW UP |
3.801 |
1,7% |
819 |
0,7% |
364,1% |
11º |
MERCEDES GLC |
3.477 |
1,5% |
1.041 |
0,9% |
234,0% |
12º |
OPEL ASTRA |
2.852 |
1,2% |
1.122 |
0,9% |
154,2% |
13º |
AUDI A6 |
2.847 |
1,2% |
1.381 |
1,1% |
106,2% |
14º |
FORD FOCUS |
2.831 |
1,2% |
2.995 |
2,5% |
-5,5% |
15º |
VW TRANSPORTER |
2.820 |
1,2% |
1.154 |
1,0% |
144,4% |
16º |
MERCEDES CLASSE A |
2.766 |
1,2% |
1.032 |
0,9% |
168,0% |
17º |
VW POLO |
2.728 |
1,2% |
1.714 |
1,4% |
59,2% |
18º |
VW T-CROSS |
2.591 |
1,1% |
1.067 |
0,9% |
142,8% |
19º |
AUDI A3 |
2.576 |
1,1% |
1.510 |
1,2% |
70,6% |
20º |
AUDI A4 |
2.401 |
1,0% |
1.525 |
1,3% |
57,4% |
21º |
BMW SÉRIE 5 |
2.391 |
1,0% |
1.158 |
1,0% |
106,5% |
22º |
SEAT LEON |
2.386 |
1,0% |
1.369 |
1,1% |
74,3% |
23º |
BMW X1 |
2.336 |
1,0% |
1.169 |
1,0% |
99,8% |
24º |
BMW SÉRIE 1 |
2.311 |
1,0% |
1.306 |
1,1% |
77,0% |
25º |
HYUNDAI KONA |
2.274 |
1,0% |
750 |
0,6% |
203,2% |
26º |
VW ID.3 |
2.264 |
1,0% |
0 |
0,0% |
- |
27º |
FORD KUGA |
2.237 |
1,0% |
406 |
0,3% |
451,0% |
28º |
MERCEDES CLASSE V |
2.211 |
1,0% |
768 |
0,6% |
187,9% |
29º |
FIAT 500 |
2.160 |
0,9% |
773 |
0,6% |
179,4% |
30º |
RENAULT CAPTUR |
2.159 |
0,9% |
1.118 |
0,9% |
93,1% |
31º |
FORD PUMA |
2.142 |
0,9% |
726 |
0,6% |
195,0% |
32º |
MERCEDES CLASSE E |
2.138 |
0,9% |
811 |
0,7% |
163,6% |
33º |
VW CADDY |
2.137 |
0,9% |
1.469 |
1,2% |
45,5% |
34º |
MERCEDES CLA |
2.016 |
0,9% |
545 |
0,5% |
269,9% |
35º |
KIA CEED |
1.970 |
0,9% |
1.282 |
1,1% |
53,7% |
36º |
BMW SÉRIE 2 |
1.949 |
0,8% |
1.034 |
0,9% |
88,5% |
37º |
AUDI Q3 |
1.887 |
0,8% |
1.109 |
0,9% |
70,2% |
38º |
BMW X3 |
1.801 |
0,8% |
2.293 |
1,9% |
-21,5% |
39º |
MERCEDES CLASSE B |
1.774 |
0,8% |
387 |
0,3% |
358,4% |
40º |
MERCEDES GLA |
1.773 |
0,8% |
215 |
0,2% |
724,7% |
41º |
SKODA KAMIQ |
1.772 |
0,8% |
773 |
0,6% |
129,2% |
42º |
OPEL CROSSLAND X |
1.760 |
0,8% |
662 |
0,5% |
165,9% |
43º |
SEAT ATECA |
1.743 |
0,8% |
1.047 |
0,9% |
66,5% |
44º |
RENAULT CLIO |
1.702 |
0,7% |
1.077 |
0,9% |
58,0% |
45º |
VW TOURAN |
1.698 |
0,7% |
1.167 |
1,0% |
45,5% |
46º |
FORD TRANSIT |
1.677 |
0,7% |
1.116 |
0,9% |
50,3% |
47º |
TOYOTA YARIS |
1.670 |
0,7% |
852 |
0,7% |
96,0% |
48º |
SMART FORTWO |
1.652 |
0,7% |
204 |
0,2% |
709,8% |
49º |
SKODA KAROQ |
1.638 |
0,7% |
1.222 |
1,0% |
34,0% |
50º |
SKODA SUPERB |
1.616 |
0,7% |
1.062 |
0,9% |
52,2% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook
Siga o Motor1.com Brasil no Instagram
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos